google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

25 FILMES SOBRE SOLIDÃO PARA ASSISTIR ANTES DE MORRER


Solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa não por que simplesmente se isola mas por que os seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme.

Existem muitas formas de solidão. Tem aquelas que são impostas (por apocalipse e por naufrágio por exemplo); há aquelas que você pensa que está sozinho (como Extermínio ou Omega man); existem aqueles presos dentro de uma situação que não dominam ou mesmo sabem o porquê (enterrado vivo, 127 horas); e há ainda aquela solidão que a pessoa se sente só (como Taxi driver), mesmo acompanhada. Decidi reunir 25 filmes que representam tudo isto acima descrito.

A lista leva em conta a solidão do ponto de vista do público também, pois algumas vezes o personagem está sozinho, mas não se sente assim (como Ela e Noé).

Vamos aos filmes

O VELHO E O MAR (1958)

Título original: The Old Man and the Sea
Direção:  John Sturges, Henry King 
Roteiro:  Peter Viertel
Elenco: Spencer Tracy, Felipe Pazos, Harry Bellaver
Duração: 86 min 
País de origem: EUA

Protagonista: Um velho pescador chamado Santiago. Apesar de muito experiente, Santiago encontra-se numa maré de azar, tendo ficado quase três meses - 84 dias - sem conseguir pescar um peixe.Santiago possui um jovem amigo, chamado Manolin, que o incentiva a pescar. Na manhã do 85º dia, na sua pequena canoa, Santiago consegue um peixe, de tamanho descomunal (aproximadamente cinco metros de comprimento e 700 kg).O peixe oferece muita resistência, e arrasta a canoa de Santiago cada vez mais para alto mar. Santiago sofre com o sol cegante e abre feridas nas mãos e nas costas, de tanto lutar com peixe. Depois de alguns dias, Santiago consegue finalmente matar o peixe e amarrá-lo à sua canoa. Porém, enquanto retornava a costa, sofre constantes ataques de tubarões.

Companheiro(a) de jornada: Em parte, o menino, e na outra o marlin, com quem luta durante 3 dias.

Premiações: Venceu Oscar de melhor trilha e National Board of Review, EUA de melhor filme e ator
Há outra versão de 1990, com Anthony Quinn.

O DIABO A CARNE E O MUNDO (1959)

Título original: The World, the Flesh and the Devil
Direção: Ranald MacDougall
Roteiro:  Ferdinand Reyher
Elenco:  Harry Belafonte, Inger Stevens, Mel Ferrer
Duração: 95 min
País de origem: EUA

Protagonista: O operário de uma mina Ralph Burton (Harry Belafonte) fica preso devido a um deslizamento em uma caverna enquanto fazia uma inspeção, no ápice da Guerra Fria.  Ele passa alguns dias aguardando ser resgatado, até perceber que não escuta mais nenhum barulho de escavações e decide sair por si mesmo do lugar. Quando ele consegue sair, descobre que tudo está deserto, nenhuma alma viva em todo a Pensilvânia. Ele decide viajar para Nova York e descobre que talvez seja o último homem vivo no planeta. O que ele não sabe é que a jovem Sarah Crandall (Inger Stevens) observa-o à distância e que logo Benson Thacker (Mel Ferrer), outro sobrevivente se juntará ao grupo que agora é o que resta de toda população da antes agitada metrópole. 
Como pano de fundo, a Guerra Fria. O cenário é desolador, pós-apocalíptico. Trata ainda de solidão, competição, racismo, paixão.

Companheiro(a) de jornada: Dois sobreviventes que o observam à distância.

Premiações: Bom, infelizmente, este ótimo filme não venceu nenhum prêmio. Concorreu ao Hugo Awards com Melhor roteiro.

MORTOS QUE MATAM (1964)

Título original: The Last Man on Earth
Direção:  Ubaldo Ragona, Sidney Salkow
Roteiro:  William F. Leicester, Richard Matheson
Elenco:  Vincent Price, Franca Bettoia, Emma Danieli
Duração: 86 min
País de origem: EUA / Itália

Protagonista: Dr. Robert Morgan (Vincent Price) é o último homem da Terra. A humanidade inteira foi atingida por uma praga. Ele sobrevivera pois é imune a tal praga e procura curar os outros sobreviventes, que se tornaram vampiros, zumbis ou mutantes. Ele só pode sair de seu abrigo durante o dia, pois a noite, os demais sobreviventes ficam a solta alimentando-se de sangue.

Companheiro(a) de jornada:Ninguém, até descobrir que não é o último homem da Terra.

Premiações: Não concorreu a nada.

A ÚLTIMA ESPERANÇA DA TERRA (1971)

Título original: The Omega Man
Direção: Boris Sagal
Roteiro:  John William Corrington, Joyce Hooper Corrington
Elenco: Charlton Heston, Anthony Zerbe, Rosalind Cash
Duração: 98 min 
País de origem: EUA

Protagonista: O médico Robert Neville (Charlton Heston), que havia tomado uma vacina experimental, é o único a sobreviver, pelo menos na forma humana comum do resto da humanidade, uma vez que a praga biológica deixou os demais sobreviventes totalmente deformados. Estes creem que a humanidade, por meio desenvolvimento da ciência e da tecnologia, causou a guerra e agora querem punir o único homem que sobrou, o Dr. Neville.

Companheiro(a) de jornada: A princípio ninguém (na versão com Will Smith, ele tem um cachorro). Depois de um bom tempo em cena sozinho, ele encontra Lisa.

Premiações: Outra pérola, que mais tarde virou cult movie, que nada ganhou. Concorreu ao Image Awards com melhor atriz.

UM HOMEM QUE DORME (1974)

Título original: Un Homme qui Dort
Direção: Bernard Queysanne
Roteiro: Georges Perec
Elenco:  Jacques Spiesser, Ludmila Mikaël 
Duração: 77 min
País de origem: França / Tunísia

Protagonista: Um personagem deslocado da ordem social, fica isolado e perambula por Paris. Pouco a pouco ele entra num estado de letargia, de neutralidade, onde não há necessidade de escolhas, onde inexistem a dor e o prazer. Ausente de si mesmo, preso, porém, de inexplicáveis fantasmas que deformam a realidade, ele se vê na iminência de perder-se por completo. Baseado no livro homônimo de Georges Perec.

Companheiro(a) de jornada: Ninguém 

Premiações: Prix Jean Vigo (Melhor filme)

NOÉ (1975)

Título original: The Noah
Direção: Daniel Bourla
Roteiro:  Daniel Bourla, Avraham Heffner
Elenco:  Robert Strauss, Geoffrey Holder, Sally Kirkland
Duração: 107 min 
País de origem: EUA

Protagonista: Noah (Strauss) é o único sobrevivente em nosso planeta depois de um holocausto nuclear. Para lidar com sua solidão, ele cria um companheiro imaginário, então uma companheira para seu companheiro (interpretado por performances  off-screen por Geoffrey Holder e Sally Kirkland) e, finalmente, uma civilização inteira - um mundo de ilusão em que não existe uma realidade sequer.

A produção foi filmada em Porto Rico em 1968, mas não foi localizado até 1975 e nunca foi lançado nos cinemas. O Noé permaneceu inédito até 1997, quando foi apresentado em um programa que transmitia clássicos do cinema  em Nova York .

Companheiro(a) de jornada:  ele escuta vozes e conversa com elas (que ele mesmo criou)

Premiações: Não ganhou prêmios, provavelmente por causa da data de lançamento.

TAXI DRIVER - MOTORISTA DE TAXI (1976)

Título original: Taxi driver
Direção:  Martin Scorsese
Roteiro:  Paul Schrader
Elenco:  Robert De Niro, Jodie Foster, Cybill Shepherd
Duração: 113 min 
País de origem: EUA

Protagonista: um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim começa a trabalhar como motorista de táxi no turno da noite e nele vai crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a prostituição que estão sempre à sua volta. Perde bastante noção das coisas quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. Porém, em contra-partida, compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) e para quem sua amiga trabalha.

Companheiro(a) de jornada: seu táxi, que o acompanha nas noites solitárias. 

Premiações: Venceu Bafta (Melhor trilha, atriz revelação), Venceu a Palma de Ouro (Melhor filme), Associação do críticos de Loas Angeles (ator, atriz música e diretor)

TERRA TRANQUILA (1985)

Título original: The quiet earth
Direção: Geoff Murphy
Roteiro:  Bill Baer
Elenco: Bruno Lawrence, Alison Routledge, Anzac Wallace
Duração: 91 min
País de origem: EUA

Protagonista: O cientista Zac Hobson (Bruno Lawrence) acorda uma manhã e descobre que está só no mundo. Em meio ao silêncio, entre a euforia e o desespero, ele tenta encontrar mais alguém e desvendar o que aconteceu. Anteriormente envolvido em um projeto de pesquisa governamental, ele começa a questionar-se sobre sua responsabilidade no sumiço generalizado.

Companheiro(a) de jornada: ninguém

Premiações: Fantafestival (melhor filme e ator) e New Zealand Film and TV Awards (filme, ator, ator coadjuvante, diretor, roteiro, fotografia, edição e design de produção)

NÁUFRAGO (2000)

Título original: Cast Away
Direção: Robert Zemeckis
Roteiro:  William Broyles Jr.
Elenco:  Tom Hanks, Helen Hunt, Paul Sanchez
Duração: 143 min 
País de origem: EUA

Protagonista: Tom Hanks vive Chuck Noland, um entregador da FedEx que sofre um acidente de avião e, como único sobrevivente, acaba isolado em uma ilha. O longa também possui várias metáforas, desde a relação dos humanos com a natureza, até os estágios da solidão ligada á depressão. Mais uma atuação excelente de Hanks, que foi indicado ao Oscar naquele ano. Um dos clássicos recentes, que não deve ser assistido na Globo, já que ela transmite uma hora e meia de um filme que tem quase três. Sem dúvida é um dos melhores filmes de Hanks e um dos melhores dessa lista.

Companheiro(a) de jornada: Wilson, uma bola de vôlei. A mancha de sangue que Chuck deixa nela parece um rosto humano.

Premiações: Hanks ganhou o Globo de Ouro de melhor ator dramático. O filme recebeu duas indicações ao Oscar (ator, melhor som). Hanks também foi indicado ao Screen Actors Guild Awards e ao Bafta.

EXTERMÍNIO (2002)

Título original: 28 Days Later...
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Alex Garland
Elenco:  Cillian Murphy, Naomie Harris, Christopher Eccleston
Duração: 113 min
País de origem: Reino Unido

Protagonista: Jim (Cillian Murphy) desperta do coma em um hospital de Londres. Completamente confuso e estranhando a ausência de pessoas nas ruas, Jim nada sabe sobre o ocorrido e se esconde após encontrar diversos cadáveres e seres monstruosos, infectados pelo vírus disseminado. Após uma explosão Jim encontra outros sobreviventes, Selena (Naomi Harris) e Mark (Noah Huntley), que o levam a um local seguro e lhe explicam a situação atual. 

Companheiro(a) de jornada: Ninguém, até descobrir sobreviventes do apocalipse zumbi.

Premiações: Academy of Science Fiction, Fantasy & Horror Films, EUA (Melhos filme), Black Reel Awards  (Melhor performace), Empire Awards, UK (Melhor filme), European Film Awards (Melhor fotografia), Fangoria Chainsaw Awards (Melhor filme, Melhor roteiro), Fantasporto (Melhor diretor), Neuchâtel International Fantasy Film Festival (Melhor filme).

O OPERÁRIO (2004)

Título original: The Machinist
Direção: Brad Anderson
Roteiro: Scott Kosar
Elenco:  Christian Bale, Jennifer Jason Leigh, Aitana Sánchez-Gijón 
Duração: 101 min
País de origem: Espanha/ EUA

Protagonista: Trevor Reznik (Christian Bale). A última vez em que dormiu foi há um ano, sendo que desde então o cansaço vem destruindo progressivamente sua saúde física e mental. Ele trabalha numa fábrica operando maquinário pesado, e faz de tudo para manter seu emprego. Envergonhado por seu problema, Trevor isola-se cada vez mais, tornando-se paranoico. Depois de se envolver em um acidente no trabalho em que um homem perde um braço, Trevor começa a crer que seus colegas estão conspirando para demiti-lo. Ele precisará lutar não apenas para se manter no cargo, mas também para manter a sanidade.

Companheiro(a) de jornada: Sua paranoia, que vai destruindo seus laços sociais.

Premiações: Neuchâtel International Fantasy Film Festival (Melhor filme), Sitges - Catalonian International Film Festival  (Melhor ator, Melhor fotografia), Barcelona Film Awards (Melhor atriz, Fotografia, Edição).

EU SOU A LENDA (2007)

Título original: I Am Legend
Direção:  Francis Lawrence
Roteiro:  Mark Protosevich, Akiva Goldsman 
Elenco:  Will Smith, Alice Braga, Charlie Tahan
Duração:  101 min 
País de origem: EUA

Protagonista: Will Smith vive o cientista Robert Neville, único humano a não se transformar em zumbi, em um mundo pós-apocalíptico, por causa de um experimento que envolvia a cura do câncer. Um terrível vírus incurável, criado pelo homem, dizimou a população de Nova York. Há 3 anos ele percorre a cidade enviando mensagens de rádio, na esperança de encontrar algum sobrevivente. Robert é sempre acompanhado por vítimas mutantes do vírus, que aguardam o momento certo para atacá-lo. Paralelamente ele realiza testes com seu próprio sangue, buscando encontrar um meio de reverter os efeitos do vírus

Companheiro(a) de jornada: Sua cachorra Sam, com quem sai de dia para procurar mantimentos, caçar infectados e tentar encontrar algum sobrevivente.

Premiações: O elenco foi indicado ao Screen Actors Guild Awards.

NA NATUREZA SELVAGEM (2007)

Título original: Into the Wild
Direção: Sean Penn
Roteiro: Sean Penn
Elenco: Emile Hirsch, Vince Vaughn, Catherine Keener
Duração: 148 min
País de origem: EUA

Protagonista: Emile Hirsch vive Christopher McCandless, um jovem que decide abandonar todos seus bens materiais e viaja ao Alasca para viver de modo primitivo. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas.

Companheiro(a) de jornada: O diário em que registra sua viagem.

Premiações: Ganhou o Globo de Ouro de melhor canção original para "Guaranteed", de Eddie Vedder. Recebeu duas indicações ao Oscar (ator coadjuvante, montagem).

WALL E (2008)

Título original: Idem
Direção:  Andrew Stanton
Roteiro:  Andrew Stanton
Elenco:  Ben Burtt, Elissa Knight, Jeff Garlin
Duração:  98 min
País de origem: EUA

Protagonista:  Wall-E é o solitário compactador de lixo da animação. Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Companheiro(a) de jornada: O simpático robozinho faz sua jornada solitária, às vezes perseguindo uma barata. Na parte final acha uma companheira, Eva, que é mais evoluída e vai tirá-lo do planeta.

Premiações: Oscar de melhor animação, Globo de ouro de melhor animação, Bafta de melhor  animação, AFI Awards de melhor filme, National Board of Review de melhor filme, PGA Awards de melhor filme.

A ESTRADA (2009)

Título original: The road
Direção: John Hillcoat
Roteiro:  Joe Penhall
Elenco:  Viggo Mortensen, Charlize Theron, Kodi Smit-McPhee
Duração: 111 min 
País de origem: EUA

Protagonista: Um pai (Mortensen) e seu jovem filho (Smit-McPhee) lutam pela sobrevivência alguns anos depois de um devastador e não especificado cataclismo que destruiu a civilização, matando as plantas e quase toda a vida animal, e encobrindo a luz do sol. Alguns poucos sobreviventes passaram a utilizar o canibalismo para sobreviver, e pai e filho tentam dirigir-se ao sul, na esperança de encontrar lugares mais quentes. Durante a caminhada, eles buscam por comida e enfrentam bandos de canibais que os caçam sem qualquer resquício de humanidade. O pai carrega um revólver, que está armado apenas com duas balas, guardadas para uma eventual necessidade de suicídio. Flashbacks e sonhos revelam sequências em que a esposa comete suicídio após ter o filho e perceber que o mundo está condenado.

Companheiro(a) de jornada: Seu filho, que o acompanha em sua derradeira jornada naquele novo mundo seco e vazio. O filho nasceu depois do início do apocalipse.

Premiações: Utah Film Critics Association Awards (melhor ator), San Diego Film Critics Society Awards  (fotografia)

LUNAR (2009)

Título original: Moon
Direção:  Duncan Jones
Roteiro:  Duncan Jones
Elenco:  Sam Rockwell, Kevin Spacey, Dominique McElligott 
Duração: 97 min
País de origem: Reino Unido

Protagonista: Aqui temos Sam Bell (Sam Rockwell), um astronauta que trabalha para a Lunar Industries escavando Helium 3 em uma base na lua, onde ficou sozinho pelos últimos três anos. Sua única companhia é o computador GERTY (Kevin Spacey). Perto do fim do seu “turno”, Sam acaba sofrendo um acidente que o faz ficar confuso e questionar a realidade de tudo o que aconteceu na estação.

Companheiro(a) de jornada: ele mesmo.

Premiações: Venceu o Bafta de melhor diretor, o British Independent Film Awards,  National Board of Review - melhor filme.

ENTERRADO VIVO (2010)

Título original: Buried
Direção: Rodrigo Cortés
Roteiro: Chris Sparling
Elenco:  Ryan Reynolds, José Luis García Pérez, Robert Paterson
Duração: 95 min
País de origem: Espanha / EUA

Protagonista: Ryan Reynolds vive Paul Conroy,  motorista americano Paul Conroy (Reynolds), que presta serviços para uma empreiteira no Iraque, até acordar enterrado vivo com nada além de um isqueiro, uma lanterna, um celular com metade da bateria e 90 minutos de oxigênio. Sem entender como ou porque está ali ele tem que fazer de tudo para sair dali antes que seja tarde. 

Companheiro(a) de jornada: Seu isqueiro e o celular que estavam em seu bolso.

Premiações: 3 prêmios do Goya, o "Oscar" espanhol (roteiro original, som, edição).
127 HORAS (2010)

Título original: 127 Hours
Direção: Danny Boyle
Roteiro: Danny Boyle,  Simon Beaufoy
Elenco:  James Franco, Amber Tamblyn, Kate Mara
Duração:  94 min
País de origem: EUA / Reino Unido

Protagonista: James Franco vive Aron Ralston, um alpinista que resolveu escalar um cânion em Wayne County, Utah, mas não avisou ninguém sobre sua viagem. Aron (Franco) acaba ficando com o braço preso em uma fenda enquanto fazia uma escalada nas montanhas de Utah, Estados Unidos. Ele fica preso sob uma rocha de 800 toneladas por cinco dias, sem ter como pedir ajuda. História real.

Companheiro(a) de jornada: Ralston conhece duas garotas no meio do caminho. Ele tenta impressioná-las, mas elas não dão a mínima bola.

Premiações: Recebeu 6 indicações ao Oscar (filme, ator, roteiro adaptado, montagem, trilha sonora, canção original) e 3 ao Globo de Ouro (ator, roteiro, trilha sonora).

SHAME (2011)

Título original: Idem
Direção: Steve McQueen
Roteiro: Steve McQueen,  Abi Morgan
Elenco:  Michael Fassbender, Carey Mulligan, James Badge Dale
Duração: 101 min
País de origem: Reino Unido

Protagonista: Brandon (Michael Fassbender) é um cara bem sucedido e mora sozinho em Nova York. Seus problemas de relacionamento, aparentemente, são resolvidos durante a prática do sexo, tendo em vista que é um amante incontrolável. Contudo, sua rotina de viciado em sexo acaba sendo profundamente abalada quando sua irmã Sissy (Carey Mulligan) aparece de surpresa e pretende morar com ele.

Personagem sozinho e angustiado, que apesar de viciado em sexo, não consegue se relacionar. E seu mundo solitário ameaça implodir com a chegada de alguém.

Companheiro(a) de jornada: Sua irmã, que não larga do pé dele, que ao mesmo tempo o agride e tem uma relação incestuosa velada. 

Premiações: British Independent Film Awards (Melhor ator), Richard Attenborough Film Awards (Melhor ator), Venice Film Festival (Melhor filme, Melhor ator)

AS AVENTURAS DE PI (2012)

Título original: Life of Pi
Direção: Ang Lee
Roteiro: David Magee
Elenco:  Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain
Duração: 127 min
País de origem: Taiwan, Reino Unido

Protagonista: Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.

Companheiro(a) de jornada: O tigre, que na verdade, é o lado selvagem de Pi, que desperta em função das adversidades e este antagonismo interior o faz amadurecer e sobreviver às dificuldades que se sucederão.

Premiações: Vence 4 Oscars (Diretor, Fotografia, Trilha e Efeitos Visuais), Globo de ouro (melhor trilha), Bafta (Fotografia e Efeitos visuais), AFI Awards (Filme),Directors Guild of America (Diretor)

LOCKE (2013)

Título original: Idem
Direção: Steven Knight
Roteiro: Steven Knight
Elenco:  Tom Hardy, Olivia Colman, Ruth Wilson 
Duração: 85 min
País de origem: Reino Unido

Protagonista: Tom Hardy vive Ivan Locke, um chefe de construção que abre mão de um grande trabalho para organizar sua vida pessoal. Quando Ivan Locke entra em seu carro rumo a uma viagem de 90 minutos ele é um ‘construtor’ muito respeitado, possui um emprego de sucesso, uma família perfeita que o aguarda em casa para assistir um jogo de futebol e esta na véspera de um dos maiores acontecimentos de sua carreira. Sua vida muda completamente quando recebe uma ligação que põe tudo a perder. Será que ele ainda terá a sua família e a sua carreira quando chegar ao seu destino final?

Companheiro(a) de jornada: O viva-voz de seu telefone, que faz com que ele dirija por uma hora e meia ao mesmo tempo em que resolve seus problemas pessoais.

Premiações: Venceu o British Independent Film Awards de melhor roteiro.

GRAVIDADE (2013)

Título original: Gravity
Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Alfonso Cuarón,  Jonás Cuarón
Elenco:  Sandra Bullock, George Clooney, Ed Harris
Duração: 91 min
País de origem: EUA

Protagonista: Sandra Bullock vive a doutora Ryan Stone, uma especialista em sua primeira missão no ônibus espacial Explorer.  Eles são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.

Companheiro(a) de jornada: O astronauta veterano Matt Kowalski (George Clooney), que comanda sua expedição final e fica alguns minutos na tela.

Premiações: 7 prêmios do Oscar (fotografia, direção, edição, trilha sonora, edição de som, mixagem de som, efeitos visuais); Globo de Ouro de melhor diretor para Alfonso Cuarón; 6 prêmios Bafta (filme britânico, direção, efeitos visuais, fotografia, música original e som).

ELA (2013)

Título original: Her
Direção: Spike Jonze
Roteiro: Spike Jonze
Elenco:  Joaquin Phoenix, Amy Adams, Scarlett Johansson
Duração: 126 min 
País de origem: EUA

Protagonista: Joaquin Phoenix estrela esta parábola sobre o isolamento atual na qual um escritor solitário se apaixona pela... voz de um sistema operacional de computador.

Companheiro(a) de jornada: Samantha, a voz que o faz desfocar do mundo, e se isolar 

Premiações: Oscar (Melhor roteiro), Globo de Ouro (Melhor roteiro), AFI Awards, USA (Melhor filme), Chicago Film Critics Association Awards (Melhor roteiro e Melhor trilha),  National Board of Review, USA (Melhor filme, Melhor diretor), Toronto Film Critics Association Awards (Melhor roteiro), Writers Guild of America, USA(Melhor roteiro).

ATÉ O FIM (2013)

Título original: All Is Lost
Direção: J.C. Chandor
Roteiro: J.C. Chandor
Elenco:  Robert Redford
Duração: 106 min
País de origem: EUA

Protagonista: Robert Redford vive um homem cuja história anterior ao que se passa no filme é desconhecida.  Ele é um navegador experiente  está viajando pelo Oceano Pacífico, quando uma colisão com um contêiner leva à destruição parcial do veleiro. Ele consegue remendar o casco, mas terá a difícil tarefa de resistir às tormentas e aos tubarões para sobreviver, além de contar apenas com mapas e com as correntes marítimas para chegar ao seu destino.Seu personagem é creditado como Our man (nosso homem).

Companheiro(a) de jornada: Ninguém. Nem o barco é seu amigo. Quase não há falas no filme e, quando há, é ele murmurando consigo.

Premiações: Ganhou o Globo de Ouro de melhor trilha sonora. Foi indicado ao Oscar de melhor edição de som e ao Bafta de melhor som.

LIVRE (2014)

Título original: Wild
Direção: Jean-Marc Vallée
Roteiro:  Nick Hornby
Elenco:  Reese Witherspoon, Laura Dern, Gaby Hoffmann
Duração: 115 min
País de origem: EUA

Protagonista: Reese Witherspoon vive Cheryl Strayed, uma escritora que retratou sua jornada pessoal no livro "Livre: A jornada de uma mulher em busca do recomeço". Após a morte de sua mãe, um divórcio e uma fase de autodestruição repleta de heroína, Cheryl Strayed decide mudar e investir em uma nova vida junto à natureza selvagem. Para tanto, ela se aventura em uma trilha de 1100 milhas pela costa do oceano Pacífico.

Companheiro(a) de jornada: Sua mochila. No início da trilha é pesada, com itens desnecessários. Mas, na medida em que Cheryl vai se livrando de traumas, a mochila fica mais leve em suas costas.

Premiações: Indicada ao Globo de Ouro de melhor atriz e ao Screen Actors Guild Awards.


Tecnologia do Blogger.