google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

ROAD MOVIE - 30 FILMES ESSENCIAIS PARA SE DIVERTIR

Existe uma infinidade de Road Movies. Comédias, animações, suspense, terror. Por isto, ausências serão sentidas (se fosse uma lista com 100, elas ainda aconteceriam), pois é um estilo querido. Fiz uma lista honesta, coloquei algumas preferências pessoais, mas na maior parte, são indicações para quem curte.

Sempre escuto a frase "- Faltou o filme...", mas isto é o normal de listas. O que importa é a diversão.

Boa sessão e boa viagem:

1)SEM DESTINO (1969)

Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) são motoqueiros que viajam pelo sul dos Estados Unidos. Após levarem drogas do México até Los Angeles, eles as negociam com um homem em um Rolls-Royce. Com o dinheiro a dupla parte rumo ao leste, na esperança de chegar a Nova Orleans a tempo para o Mardi Grass, um dos Carnavais mais famosos em todo o planeta.


2)ENCURRALADO (1971)

Um homem está dirigindo seu carro pelas estradas da Califórnia, quando começa a ser importunado por um caminhão gigantesco. O que de início parecia apenas uma brincadeira perigosa, torna-se uma perseguição de vida ou morte.


3)CORRIDA SEM FIM (1971) 

Piloto (James Taylor) e Mecânico (Dennis Wilson) viajam pelos Estados Unidos em um Chevy 55 à procura de competições de corrida. Num posto de gasolina os dois - agora acompanhados da Garota (Laurie Bird) - conhecem G.T.O (Warren Oates), homem tão viciado em velocidade quanto eles. Eles travam uma corrida até Washington e quem chegar primeiro ficará com o carro perdedor.


4)ESPANTALHO (1973)

Em uma estrada da Califórnia Max (Gene Hackman) e Lion (Al Pacino), dois desconhecidos, se encontram. Max saiu da prisão recentemente, após ter cumprido uma pena de sete anos por assalto, e Lion é um marinheiro que passou seis anos no mar. O primeiro planeja ir para Pittsburg, onde sonha em abrir um lava-carros. O segundo deseja ver a mulher, que abandonou, e conhecer o filho de cinco anos. Os dois juntos decidem atravessar o país em busca de uma vida melhor. Nesta jornada o ex-presidiário aprende a controlar seu temperamento e o marinheiro se torna uma pessoa mais responsável.


5)TERRA DE NINGUÉM (1973)

Fort Dupree, Dakota do Sul, 1959. Kit Carruthers (Martin Sheen) é um jovem peão psicologicamente desequilibrado, que mata o pai de Holly Sargis (Sissy Spacek), sua namorada de 15 anos, que não aprovava o relacionamento deles. Kit e Holly fogem juntos para Montana, enquanto Carruthers faz mais vítimas, o que faz a polícia ir em seu encalço.


6)ALICE NAS CIDADES (1974)

O jornalista alemão Philip Winter adquire a fobia de bloqueio de escritor ao tentar escrever um artigo sobre os Estados Unidos e, então, decide retornar à Alemanha. Ao registrar o voo, encontra-se com uma mulher alemã e sua filha Alice, de nove anos, assim começando uma longa e duradoura amizade.


7)NO DECURSO DO TEMPO (1976)

'No Decurso do Tempo' mostra, por meio da relação de amizade entre dois homens em crise, a paisagem das estradas entre as Alemanhas Ocidental e Oriental durante a década de 1970. O técnico em projetores Bruno e o suicida Robert ficam amigos e partem para uma viagem pelas empoeiradas e decadentes rodovias alemãs. Solitários e introspectivos, os dois estão em busca de companheiras. A esperança deles é terminar a longa jornada encontrando um significado para suas vidas.


8)AGARRA-ME SE PUDERES (1977)

Bo Darville, "Bandit", é um contrabandista perseguido por Buford T. Justice, um xerife, pois Bandit, fez uma aposta de que levará um carregamento da cerveja Coors, de Texarkana, Texas, até Atlanta. Se conseguir recebe 80 mil dólares, mas o transporte tem de ser feito em 28 horas, o que significa um trajeto de ida e volta de 3000 quilômetros. Além disto Bandit, dá carona para Carrie, que resolve escapar de um casamento indesejado com Junior, o filho do xerife. Os caminhoneiros resolvem ajudá-lo e, para atrapalhar na perseguição, colocam um comboio de caminhões no caminho.


9)BYE BYE BRASIL (1980) 

Salomé (Betty Faria), Lorde Cigano (José Wilker) e Andorinha são três artistas ambulantes que cruzam o país juntamente com a Caravana Rolidei, fazendo espetáculos para o setor mais humilde da população brasileira e que ainda não tem acesso à televisão. A eles se juntam o sanfoneiro Ciço (Fábio Jr.) e sua esposa, Dasdô (Zaira Zambelli), e a Caravana cruza a Amazônia até chegar a Brasília.


10)FÉRIAS FRUSTRADAS (1983)

A família Griswold está de férias e resolve ir para o "Walley Park", um parque temático. O pai Clark (Chevy Chase), sua esposa Ellen (Beverly D'Angelo), e os filhos Audrey (Dana Barron) e Rusty (Anthony Michael Hall) pegam a longa estrada de Chicago até a Costa Oeste. No meio do caminho, encontram com o primo Eddie (Randy Quaid) e a tia Edna (Imogene Coca), e acabam tendo que levá-la até Phoenix. Até os Griswold chegarem ao parque muitas confusões acontecem e, quando eles finalmente chegam, uma surpresa pouco agradável os surpreende.


11)PARIS, TEXAS (1984)

Um homem (Harry Dean Stanton) é encontrado exausto e sem memória em um deserto ao sul dos Estados Unidos. Aos poucos se recordando de sua vida, ele é acolhido pelo irmão Walt (Dean Stockwell), que é casado com Anne (Aurore Clément). Com eles vive também Alex (Hunter Carson), filho do homem sem memória, que aos poucos volta a se identificar com o pai.


12)CONTA COMIGO (1986)

Gordie Lachance (Richard Dreyfuss), um escritor, recorda quando tinha entre doze e treze anos no verão de 1959 e vivia em Castle Rock, Oregon, uma localidade com 1281 habitantes. Gordie tinha três amigos inseparáveis: Chris Chambers (River Phoenix), Teddy Duchamp (Corey Feldman) e Vern Tessio (Jerry O'Connell). Chris era o líder natural, Teddy era emocionalmente perturbado e, se Gordie era o intelectual do grupo, Vern era o mais infantil. Um dia Vern ouviu por acaso Billy Tessio (Casey Siemaszko) e Charlie Hogan (Gary Riley) comentando sobre o corpo de Ray Brower, garoto da idade deles que havia desaparecido. Cada um deu uma desculpa em casa e partiram para tentar encontrar o corpo. Nenhum deles imaginava que esta viagem se transformaria em uma jornada de autodescoberta que os marcaria para sempre.


13)RAIN MAN (1988)

Charlie (Tom Cruise), um jovem yuppie, fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e ao cuidar do testamento descobre que herdou um Buick 1949 e algumas roseiras premiadas, enquanto um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Curioso em saber quem herdou a fortuna, ele descobre que foi seu irmão Raymond (Dustin Hoffman), cuja existência ele desconhecia. Autista, Raymond é capaz de calcular problemas matemáticos com grande velocidade e precisão. Charlie sequestra o irmão da instituição onde ele está internado para levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois entenderão o significado de serem irmãos.


14)FUGA À MEIA NOITE (1988)

O caçador de recompensas Jack Walsh é enviado para trazer um antigo contador da Máfia de volta para a cadeia. No entanto, Jack não é o único procurando o homem: o FBI, que não teve sucesso na captura, pretende reparar todos os erros e, evidentemente, a Máfia não dará descanso para os dois homens, que precisarão fazer uma viagem através do país para salvar suas peles.


15)CORAÇÃO SELVAGEM (1990)

Nesta estranha homenagem ao filme "O Mágico de Oz", Sailor e Lula são dois amantes que vivem intensamente a vida e a paixão. Tentando fugir das garras da mãe da garota, os dois caem na estrada para uma viagem violenta e psicodélica, uma vez que a mãe de Lula contrata um grupo de assassinos profissionais para matar Sailor.


16)THELMA E LOUISE (1991)

Louise Sawyer (Susan Sarandon) é uma garçonete quarentona e Thelma (Geena Davis) é uma jovem dona-de-casa. Cansadas da vida monótona que levam, as amigas resolvem deixar tudo para trás e pegar a estrada. Durante a viagem, elas se envolvem em um crime e decidem fugir para o México, mas acabam sendo perseguidas pela polícia americana.

17)KALIFÓRNIA (1993)

Brian Kessler (David Duchovny) e Carrie Laughlin (Michelle Forbes) decidem viajar até a Califórnia e fotografar lugares ligados a serial killers. Mas, por estarem com pouco dinheiro, põem um anúncio propondo a um casal dividir as despesas. Só respondem ao anúncio Adele Corners (Juliette Lewis), uma jovem submissa, e Early Grayce (Brad Pitt), um assassino psicopata, que transformará a viagem em um terror crescente.


18)PRISCILLA - RAINHA DO DESERTO (1994)

As drag queens Anthony (Hugo Weaving) e Adam (Guy Pearce) e a transexual Bernadette (Terence Stamp) são contratadas para realizar um show em Alice Springs, uma cidade remota localizada no deserto australiano. Eles partem de Sydney a bordo de Priscilla, um ônibus, tendo a companhia de Bob (Bill Hunter). Só que no caminho eles descobrem que quem os contratou foi a esposa de Anthony.


19)ASSASSINOS POR NATUREZA (1994)

Mickey Knox (Woody Harrelson) e Mallory Knox (Juliette Lewis) se uniram pelo desejo que um sente pelo outro e por amarem a violência. Eles mataram algumas dezenas de pessoas em 3 semanas, mas sempre deixam alguém vivo para contar quem fez os crimes. Mickey e Mallory viram atração através da imprensa sensacionalista e o repórter Wayne Gale (Robert Downey Jr.), o principal responsável, os coloca no programa de televisão American Maniacs. Mesmo a captura deles pela polícia só aumenta a popularidade enorme dos criminosos, o que motiva Gale em transformar tudo num grande circo.


20)BEAVIS E BUTT HEAD DETONAM A AMÉRICA (1996)

A televisão, objeto de adoração dos adolescentes Beavis e Butt-Head, foi roubada. Decididos a recuperá-la, eles partem em uma viagem pelo território americano, encontrando agentes secretos, um homem que pôs a prêmio a cabeça de sua mulher e até mesmo o presidente Bill Clinton.


21)CENTRAL DO BRASIL (1998)

O filme conta a história de mulher que escreve cartas na estação titulo do filme, para pessoas analfabetas que desembarcam por ali. Mas sua vida muda quando presencia um acidente que deixa um menino órfão e sem lugar para ir. Logo ela acaba acolhendo o menino e daí nasce uma amizade improvável e inconstante entre eles. Nesse ponto filme se torna Road movie, quando ela decide ajudar o garoto a encontrar seu pai. Então eles embarcam numa viagem atrás do pai do menino. Belo filme! Humano e sensível, mas sem falsos moralismos!


22)HISTÓRIA REAL (1999)

Baseado em fatos reais, filme conta a história de Alvin Straight, homem de 73 anos que efetua uma jornada de centenas de quilômetros usando um trator cortador de grama como transporte. O motivo da viagem? Fazer as pazes com o irmão que está gravemente doente.


23)E SUA MÃE TAMBÉM (2001)

Tenoch (Diego Luna) e Julio (Gael Garcia Bernal) são dois adolescentes de 17 anos que são controlados pelos seus hormônios e desejam se tornar adultos rapidamente. Em uma tarde festiva eles encontram Luisa (Maribel Verdú), uma garota espanhola 11 anos mais velha que eles e que é casada com o primo de Tenoch. Eles a convidam para uma viagem à praia de Boca del Cielo, convite este inicialmente recusado e posteriormente aceito, após Luisa receber uma desagradável notícia. Porém, tanto Julio quanto Tenoch não conhecem o caminho até a praia e nem mesmo se ela realmente existe, fazendo com que os três se aventurem em uma viagem onde inocência, sexualidade e amizade irão colidir.


24)ESTRADA PARA PERDIÇÃO (2002)

Ele não deveria estar lá. Mas no momento em que Michael Sullivan Jr. presencia um brutal assassinato, as vidas desse menino de 12 anos e do gangster que é seu pai são destruídas para sempre e seus destinos unidos para sempre. Agora, perseguido pela Máfia a quem devotou sua vida, Sullivan e seu filho não têm para onde fugir ou como escapar à perseguição incansável de um sádico assassino. É nessa luta feroz e instintiva pela sobrevivência e para proteger seu filho, que este gangster profissional irá descobrir a honra e a redenção.
Filme magistral de gângster (também estará na lista dos filmes de gangsters), que vira um road movie.


25)DIÁRIOS DE MOTOCICLETA (2004)

Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após 8 meses. Eles passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, conhecendo novos lugares e pessoas. Em Machu Pichu a dupla conhece uma colônia de leprosos e questiona a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.


26)SIDEWAYS -ENTRE UMAS E OUTRAS (2004)

Miles Raymond (Paul Giamatti) é um homem depressivo, que tenta se tornar um escritor. Miles é fascinado por vinhos e decide dar como presente de despedida de solteiro a Jack (Thomas Haden Church), seu melhor amigo, uma viagem pelas vinícolas do Vale de Santa Inez, na California. Eles partem juntos na viagem, mas logo se envolvem com duas mulheres. Jack conhece Stephanie (Sandra Oh), a funcionária de uma vinícola local, que faz com que ele queira anular seu casamento, que está marcado para daqui a poucos dias. Já Miles se interessa por Maya (Virginia Madsen), uma garçonete que tem o mesmo apreço por vinho que ele.


27)PEQUENA MISS SUNSHINE (2006)

Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada.


28)NA NATUREZA SELVAGEM (2007)

Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.


29)NEBRASKA (2013)

Um homem idoso (Bruce Dern) com problemas de memória foge sempre de casa para ir buscar um prêmio que ele pensa ter ganhado. Com a piora do seu estado mental, a internação parece ser a melhor opção para a família, mas um de seus filhos (Will Forte) decide levá-lo ao destino desejado de carro, mesmo sabendo que é uma viagem inútil. No caminho, eles são forçados a parar na cidade natal do velho pai, onde ele reencontra seu passado, observado por seu filho.


30)LIVRE (2014)

Após a morte de sua mãe, um divórcio e uma fase de autodestruição repleta de heroína, Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) decide mudar e investir em uma nova vida junto à natureza selvagem. Para tanto, ela se aventura em uma trilha de 1100 milhas pela costa do oceano Pacífico.



Tecnologia do Blogger.