google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES SOBRE ACIDENTES DE AVIÃO QUE PRECISAM CONHECER


A tragédia com o voo da LaMia (que matou o time da Chapecoense) sensibilizou o mundo esportivo. O fato de que quase todas as pessoas no voo estavam relacionadas (era um time de futebol, a diretoria e jornalistas que iriam cobrir o jogo) causou uma maior comoção.

Nesta semana (06/12/2016) me deparei com um documentário interessante na Netflix sobre o acidente que aconteceu nos Andes com um time de rugby, retratado no filme "Vivos" e em outras produções. Daí decidi enumerar filmes que eu gostei sobre acidentes de aviões que há sobreviventes e como eles lidam com isto. Selecionei 10 filmes e o tal documentário da netflix.

Lembrando que excluí produções que há somente um sobrevivente, como o "Náufrago" e eventuais filmes de terrorismo como Voo United, para buscar uma maior aproximação com o desastre real sofrido pela Chapecoense.

Vamos aos filmes:


Dan Roman (John Wayne) é um experiente piloto que sofreu um grande trauma e hoje atua abaixo de sua capacidade, sem assumir grandes responsabilidades. Durante mais um voo comercial, Dan, no posto de copiloto, assume o controle e tenta salvar os passageiros após a aeronave apresentar uma falha mecânica sobre o Pacífico. É sua segunda chance.


Uma comissária e um executivo de uma companhia aérea se negam a acreditar que o piloto de um avião tenha sido responsável por um acidente fatal e tentam descobrir as verdadeiras causas da catástrofe.


Bem no meio do deserto do Saara cai um avião de carga. O piloto Frank Towns (James Stewart) e o navegador Lew Moran (Richard Attenborough) tentam fazer o possível para manter a ordem entre os sobreviventes, homens ligados a indústria petrolífera que não sabem sobreviver no deserto. Alguns se mostram ineptos ou covardes, apesar de se esperar deles alguma determinação, enquanto outros, que se esperava pouco, demonstram uma força interior, principalmente Standish (Dan Dureya). No entanto o destino de fortes e fracos está nas mãos de Heinrich Dorfmann (Hardy Krüger), que disse ser um projetista de aviões e planeja usar os destroços do avião para fazer outro.


Avião que transporta time de jogadores de rugby cai na Cordilheira dos Andes. Forçados a viver numa temperatura abaixo de zero, durante dez semanas, três sobreviventes levantam acampamento em heróica tentativa de percorrer as montanhas em busca de ajuda.


Um time uruguaio de rugby decide realizar uma viagem para sobrevoar os Andes. Em meio à viagem um acidente faz com que o avião caia em plena neve, deixando apenas de 20 a 25 sobreviventes. São enviados ao local vários aviões de reconhecimento, mas devido ao péssimo tempo o serviço é atrasado e posteriormente faz com que se desista de procurar sobreviventes. Após semanas sem comida, os sobreviventes passam a viver um dilema: ou se alimentam de carne humana dos que já faleceram ou também irão morrer.


Frank Towns (Dennis Quaid) é um piloto de aviões de carga que, juntamente com seu co-piloto A.J. (Tyrese), é enviado para a Mongólia. A dupla tem a missão de retirar do local uma equipe de exploração petrolífera, já que o projeto fora interrompido. Pouco após a decolagem do vôo de volta, quando sobrevoam o deserto de Góbi, o avião enfrenta uma forte tempestade de areia, que arranca suas antenas e destrói o motor esquerdo. O avião sofre uma pane geral e Frank é obrigado a realizar uma aterrissagem forçada em pleno deserto. 


Em uma noite de 1970, quando retornavam de um jogo, 75 membros do time de futebol americano de Marshall e a equipe técnica morreram em um acidente de avião. Os que foram deixados para trás lutam contra a devastadora perda de seus entes queridos, e as famílias em luto encontram esperança e força na liderança de Jack Lengyel, um jovem treinador determinado a reconstruir o programa escolar de futebol americano da universidade.


Ottway (Liam Neeson) trabalha em um lugar isolado no Alasca e seu papel é manter os lobos afastados dos funcionários de sua empresa. Certo dia, quando retornava à cidade para matar a saudade da esposa (Anne Openshaw), o avião cai. Feridos e sem alimentos, os sobreviventes lutam pela vida e tentam reencontrar a civilização. O problema é que o local em que se encontram é dominado por uma alcateia de lobos faminta, em número maior e disposta a manter seu território. Agora todos estão em risco absoluto e Ottway conhece como ninguém o inimigo que tem pela frente.


Whip (Denzel Washington) está separado de sua esposa e filho, é um experiente piloto da aviação comercial, mas tem sérios problemas com bebidas e drogas. Certo dia, ele acabou salvando a vida de diversas pessoas quando a aeronave que pilotava apresentou uma pane, mas sua frieza e conhecimento permitiu que uma aterrissagem, praticamente, impossível acontecesse. Agora, apesar de ser considerado um herói por muitos e contar com o apoio de amigos, ele se vê diante do jogo de empurra na busca pelos culpados da queda e das mortes ocorridas. É quando seus erros e escolhas do passado passam a ser decisivos para definir o que ele irá fazer de seu futuro


15 de janeiro de 2009. Logo após decolar do aeroporto de LaGuardia, em Nova York, uma revoada de pássaros atinge as turbinas do avião pilotado por Chesley "Sully" Sullenberger (Tom Hanks). Com o avião seriamente danificado, Sully não vê outra alternativa senão fazer um pouso forçado em pleno rio Hudson. A iniciativa é bem sucedida, com todos os 150 passageiros a bordo sendo salvos. Tal situação logo transforma Sully em um grande herói nacional, o que não o isenta de enfrentar um rigoroso julgamento interno coordenado pela agência de regulação aérea nos Estados Unidos.

Abaixo, o documentário que me motivou a fazer esta lista.


O documentário traz os depoimentos dos sobreviventes do acidente de avião que caiu nos Andes em 1974. Os 16 sobreviventes contam como se mantiveram durante os 72 dias perdidos nas montanhas geladas, precisando se alimentar dos corpos dos mortos e suportando avalanches até a chegada do resgate.
Disponível recentemente na Netflix.

E segue uma sugestão da leitora: Giane Preto Gomes 


Claire Summers (Anne Hathaway) é uma jovem terapeuta designada por Perry (Andre Braugher), seu mentor, a dar orientação psicológica aos cinco sobreviventes de um terrível acidente aéreo. Ela enfrenta problemas ao ser confrontada por Eric (Patrick Wilson), que recusa sua ajuda e usa o acidente para tentar cortejá-la. Isto faz com que, paralelamente, Claire lute contra as iniciativas de Eric e os demais pacientes enfrentem dificuldades com as lembranças do acidente, distintas das explicações oficiais fornecidas pela companhia aérea.

LEIA TAMBÉM: AEROPORTO NO CINEMA




Tecnologia do Blogger.