google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

A TOCHA DE ZEN (1971) - LANÇAMENTO OBRAS PRIMAS DO CINEMA


A Tocha de Zen é uma obra prima, lançada pela empresa "Obras Primas do Cinema", que conta com o currículo de ter inspirado várias obras reconhecidas, como Tigre e o Dragão (cujo diretor Ang Lee está em um extra da edição) e Clã das adagas voadoras. Este inclusive faz uma cena muito similar num bambuzal.

O filme, que é baseado no livro "Histórias Estranhas de Liu Jai de Songling Pu", conta a história de um artista, Ku (Chun Shih), vive com sua mãe perto de um forte abandonado que tem fama de ser assombrado. Uma noite, investigando barulhos estranhos no forte, ele conhece a bela Yang, que havia mudado para lá recentemente. Ela está sendo perseguida por agentes de um nobre imperial, que assassinou sua família. Ku resolve ajudá-la a enfrentar diversas e ferozes batalhas. 


Antes de mais nada, o filme coleciona méritos e curiosidades. Foi eleito um dos 100 melhores filmes chineses de todos os tempos (ficou em nono !!!). As filmagens se deram em 3 anos. O filme está naquele livro famoso do autor Steven Schneider, figura fácil nas livrarias, chamado 1001 filmes para ver antes de morrer. E por fim, o filme foi exibido comercialmente em duas partes, fato comum hoje em dia (porém justificável na época, ao contrário dos casos atuais, meramente visando retorno financeiro).

Outra situação interessante ocorre com o título. Sabemos bem que traduções não seguem a risca, e não estão erradas por isto. Mas no caso específico me pareceu que erraram mesmo. O nome do filme é "A touch of Zen", mas colocaram aqui "A tocha de Zen". Procurei até no dicionário para ver se havia algum outro possível significado, mas não existe mesmo: traduziram "touch" como "tocha"(Se algum leitor tiver algum comentário relevante sobre este acontecido, por favor, deixe nos comentários).
É um filme lento, contemplativo, com cenas de ação antológicas e direção segura de quem realizou apenas 17 longas. Imperdível

Detalhe: concorreu a apenas 3 prêmios, vencendo dois técnicos, um em Cannes e outro no Golden Horse Film Festival . Perdeu a Palma de Ouro para "Crônica dos Anos de Fogo" de Mohammed Lakhdar-Hamina em 1975 (Apesar do filme em questão ser de 1971, Não houve entrega da Palma de Ouro no período de 1964 a 1974).

Extras: Entrevista com a atriz “Feng Hsu” (13 min.); Entrevista com “Chun Shih” (17 min.); Entrevista com o cineasta “Ang Lee” (13 min.).


Informações Técnicas:


Título: A Tocha de Zen
Título Original: Xia nü
País de Produção: Taiwan
Ano de Produção: 1971
Direção: King Hu
Elenco: Feng Hsu, Chun Shih, Ying Bai, Billy Chan, Ming-Wai Chan, Ping-Yu Chang, Yi Kuei Chang.
Idioma: Mandarin
Legendas: Português – Inglês
Duração Aproximada: 179 minutos.
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Áudio: Dolby Digital 2.0
Vídeo: 2.35:1
Cor: Colorido



Tecnologia do Blogger.