google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

ABELARDO DE CARVALHO - RESPONDE ÀS 7 PERGUNTAS CAPITAIS

Conheci Abelardo através do seu marcante trabalho em "Faroeste". Um filme bastante interessante, que conta a história do pistoleiro Luis Garcia, que é executado numa emboscada. Seu amigo Sanfoneiro, que o acompanhava no momento da tocaia, é levado mortalmente ferido à presença do padre da vila e, entre devaneios, recorda-se dos últimos momentos de Luis e dos fatos que assinalaram sua sentença de morte.

Abaixo, confiram um pouco mais sobre o cineasta por trás de sua obra:


1) É comum lembrarmos com carinho do início da nossa relação com o cinema. Os filmes ruins que nos marcaram, os cinemas frequentados (que hoje, provavelmente, estão fechados), as extintas locadoras de VHS e DVD que faziam parte do nosso cotidiano. Você é um apaixonado por cinema? Conte-nos um pouco de como é sua relação com a 7ª arte. Quando nasceu sua paixão pelo cinema?

A.C.: Desde sempre... Desde a primeira vez quando aos 10 anos fui á uma matinê em minha cidade natal assistir a um filme do Tarzan.

2) Coleciona filmes, cds ou algo relacionado à 7ª arte ? Quem curte cinema, costuma ter suas relíquias em casa...

A.C.: Não, propriamente. Somente fotos antigas de minha cidade natal. Nosso curta ÚLTIMO RETRATO trata deste assunto. Quero dizer, de algumas fotos mortuárias da referida coleção.

3) Conte um pouco da sua trajetória. Como nasceu o diretor de "Faroeste"?

A.C.: Eu desenvolvo roteiros originais desde 1989... na Era Collor. Mas, somente agora, com o advento do digital, estou podendo executá-los. Há 10 anos fiz meu primeiro curta AMOLADOR. Desde então trabalho em projetos pessoais e de amigos.

4) Qual experiência, relacionada ao mundo do cinema, que mais te marcou?

A.C.:  Foi ver a nossa modesta produção FAROESTE, do ponto de vista orçamentário, ser incluída na lista do renomado crítico carioca Carlos Alberto Mattos entre os 10 melhores filmes não lançados de 2014. Inimaginável.  

5) Cinéfilos tem suas preferências. Existe uma lista dos "filmes da sua vida"?

A.C.: Não. Não existe uma lista.

M.V.: Curioso nenhum filme te marcar.

6) Fale um pouco dos seus projetos para este ano. Tanto os que estão acontecendo quanto os previstos para começar.

A.C.: O FAROESTE é um projeto ainda em andamento. Ainda recebo convites para Mostras e afins. Já chegou à TV no Canal Brasil. Final de abril/16 ele foi exibido em Belo Horizonte dentro de uma programação que festeja a reinauguração do Cine Santa Teresa. Paralelo a isso, estou numa fazenda no interior de Minas há quase um ano produzindo um novo longa, um thriller de suspense, a história de serial killer do sertão.

7) Para finalizar, se pudesse deixar uma lição para quem quer ingressar neste mundo artístico, qual seria?

A.C.: Sem, lição. Mas é sempre bom estudar todas as formas de expressão artística, na medida do possível. Ler SEXO DESVIO E DANAÇÃO (livro sobre as minorias medievais, indispensável pra compreendermos o nosso atual mundo... em colapso) e ser obsessivo. Sobretudo, ser obsessivo.

M.V.: Obrigado e sucesso. 


Tecnologia do Blogger.