google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

RODRIGO VENINNO - RESPONDE ÀS 7 PERGUNTAS CAPITAIS

A vítima de hoje é Rodrigo Veninno, que é um blogueiro, cinéfilo e trabalha na empresa de distribuição de filmes Obras primas do cinema. Conheçam um pouco das suas preferências pessoais através das sete perguntas capitais abaixo. 

Boa sessão:


1) Quando nasceu sua paixão pelo cinema? Houve aquele momento em que olhou para trás e pensou: sou cinéfilo!!? 

R.V.: Coisas antigas sempre me fascinaram e desde pequeno amo coisas retrôs: músicas, objetos e claro filmes, meu primeiro contato com filmes antigos se deu ainda na infância, quando assistia sempre que passava na televisão “E O Vento Levou”, aquilo me deixava fascinado, eu não entendia o filme é claro, mas algo nele me fazia ficar diante dele, como que em estado de transe.

Em 2011 passei a cuidar de uma página retrô e foi aí que comecei a descobrir atores, atrizes e diretores e passei a me dedicar aos filmes clássicos, que se tornaram minha paixão e hoje são praticamente 90% de tudo o que assisto.

2) Coleciona filmes, cds ou algo relacionado à 7ª arte ? Se sim, tem algum item com uma importância especial para você? 

R.V.: Sim, sou quase um acumulador, o item que mais amo em minha coleção é um vinil e um cd do filme “Em Algum Lugar do Passado”, filme que amo de paixão, agora os itens que tenho mais carinho são os boxes da Audrey Hepburn, Bette Davis e Greta Garbo, que comprei mesmo sem ter visto nenhum filme com elas, ainda quando estava conhecendo o cinema clássico e eles me ajudaram muito a definir os meus gostos e o meu caráter “cinéfilo”.

3) Quando começou seu trabalho na internet? O que te motivou a fazer seu blog (e dar continuidade, claro)?

R.V.: Meu trabalho em si começou em 2011, quando ajudava a administrar uma famosa página retrô, além de eu ter “trabalhado” por três meses (eu acho) em um site de humor, que também abordava cinema clássico, nesse período, conheci minha grande amiga Carla Marinho, que é idealizadora do site “Cinema Clássico” e que foi peça fundamental na minha apresentação aos clássicos, além dela, minha outra grande amiga Thais Maurelli CEO do site Lady Hollywood, me influenciou a criar meu blog, pois gostavam muito do que eu escrevia. Com muito medo, em 2015 nascia “Os Anos Perdidos”, que fala sobre filmes, séries, músicas e de coisas retrôs, procuro sempre escrever quando estou bem e nunca encarar meu blog como uma “obrigação” e ainda bem está dando certo.

4) A paixão por cinema sempre rende boas histórias. Qual sua experiência dentro deste universo cinematográfico que mais te marcou?

R.V.: Às vezes eu acho que minha vida se intercala com filmes que eu vejo, já aconteceram muitas situações que eu parava e pensava “meu Deus isso aconteceu no filme tal'”. Chegava a beirar o absurdo. Uma marcante foi quando eu estava em uma fase bastante complicada de minha vida e decidi ir ao cinema assistir “Blue Jasmine”, aí quando o filme começou, meus olhos se encheram de lágrimas e eu parei e pensei “Já vi isso antes” e quando dei por mim, me lembrei de “A Rosa Púrpura do Cairo”, filme que também foi dirigido pelo  Woody e é um dos filmes que mais marcaram a minha vida.

O cinema sempre está presente em minha vida, já me ajudou a superar perdas, decepções, me proporcionou bons momentos, fez mudar minha percepção sobre a vida e até um emprego graças ao cinema eu já consegui, sempre serei grato.

5) Cinéfilos tem suas preferências. Existe uma lista dos "filmes da sua vida"? Um Top 10 ou algo assim...

R.V.: Existe sim, vou tentar ser bem justo.

01. Infâmia (a regravação com Audrey e Shirley)

02. Em Algum Lugar do Passado

03. Cinema Paradiso

04. O Medo Devora a Alma

05. A Estranha Passageira

06. Noites de Cabíria

07. A Fonte da Donzela

08. A Rosa Púrpura do Cairo

09. Luzes da Cidade

10. E O Vento Levou

6) Agora, fale um pouco dos seus próximos projetos. Tanto os que estão acontecendo quanto os previstos para começar.

R.V.: Por enquanto não estou com nenhum projeto em vista, acabei de dar uma reformulada no layout do meu blog e quero mais pra frente arrumar mais parceiros, talvez esse seja meu próximo projeto.

7) Para finalizar, se pudesse deixar uma lição deste tempo que se dedica ao cinema, qual seria?

R.V.: Não seja um acumulador de filmes. Vou explicar, não assista filmes apenas para acumular números, assista filmes por amor, para buscar algo que falta em sua vida, uma mensagem, um apoio, algo que te ajude a superar algum problema na vida real, o filme quando é mágico, ele consegue nos transmitir algo bom, que podemos usar em nossa vida.

Procure sempre ler a sinopse do filme, o segredo é se apaixonar primeiro pela sinopse e depois pelo filme, os melhores filmes que eu já vi, aconteceram exatamente dessa forma: eles se apresentaram para mim.

Listas são importantes, mas não se baseie sempre nelas, use-as apenas quando não tiver um ponto de partida, após conseguir trilhar o seu caminho, comece a confiar no seu instinto e nos seus gostos, procure sempre ir pela sua cabeça e não tenha medo caso você não goste de um filme que a maioria adore, ou vice-versa, isso é mais normal do que você imagina e não tenha vergonha caso não tenha interesse de assistir a certos filmes que a maioria assiste ou goste, assista filmes por amor e prazer e não por obrigação.

M.V.: Obrigado e sucesso.


Tecnologia do Blogger.