google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

RON HOWARD - 10 FILMES ESSENCIAIS


Ron é um daqueles duros casos. O cara faz obras primas e bombas com a mesma intensidade. Consegue fazer sucesso com filmes fracos como a trilogia Dan Brown e fracassar em ótimos filmes como A Luta Pela Esperança. Da lista abaixo, deixei de fora os queridos Cocoon e Splash, o ótimo Preço de um resgate e o divertido Willow - na terra da magia. Dá par sentir que este diretor americano fez mais de 10 filmes incríveis não é?

Pessoalmente, eu retiraria da lista "Uma Mente Brilhante" por ser um filme que considero razoável, mas o filme se tornou essencial ao se tornar o primeiro Oscar de Howard (que venceu, absurdamente, Senhor dos anéis). Os filmes estão dispostos do primeiro ao último bom filme dele (em 2016 ele fez o pavoroso "Inferno").

Lembrando que são acrescidos o primeiro e último filme (quando a carreira está encerrada) ou apenas o primeiro, quando ativo, para fins comparativos. E os 10 filmes são escolhidos com base na importância, nota de críticos e diversas pesquisas. Não traduzem o que seria minha lista pessoal, embora algumas coincidam.

Boa sessão:


Inverno de 1820. O navio baleeiro Essex parte em busca de óleo de baleia. O navio é liderado pelo nada experiente capitão George Pollard (Benjamin Walker), que tem Owen Chase (Chris Hemsworth) como seu primeiro oficial. Owen sonha em ser capitão e tem o objetivo de superar a meta traçada por seu empregador. Eles navegam por meses em busca de baleias, mas quando encontram se deparam com uma grande ameaça, uma gigantesca baleia branca que irá lutar por sua sobrevivência e acabará atacando o navio e sua tripulação.


O mundo sexy e glamouroso da Fórmula 1 é mobilizado principalmente pela rivalidade existente entre os pilotos Niki Lauda (Daniel Brühl) e James Hunt (Chris Hemsworth). Eles possuíam características bem distintas: enquanto Lauda era metódico e brilhante, Hunt adotava um estilo mais despojado, típico de um playboy. A disputa entre os dois chegou ao seu auge em 1976, quando ambos correram vários riscos dentro do cockpit para que pudessem se sagrar campeão mundial de Fórmula 1.


Richard Nixon (Frank Langella) permaneceu em silêncio por três anos após renunciar à presidência dos Estados Unidos. Em 1977 ele concordou em dar uma entrevista, visando esclarecer pontos obscuros do período em que esteve no governo e usá-la para uma possível volta à política. O entrevistador do programa foi o jovem David Frost (Michael Sheen), o que fazia com que Nixon acreditasse que seria fácil dobrá-lo. Entretanto o que ocorreu foi uma grande batalha entre os dois, que resultou em um confronto assistido por 45 milhões de pessoas ao longo de quatro noites.


Jim Braddock era considerado um prodígio do boxe, mas foi obrigado a se aposentar prematuramente devido a uma série de derrotas no ringue. Com os Estados Unidos em meio à Grande Depressão, Jim aceita viver de bicos para poder sustentar sua esposa, mãe, e os filhos. Jim sempre sonhou com a oportunidade de retornar ao mundo do boxe e tem sua chance quando, devido a um cancelamento de última hora, é escalado para enfrentar o 2º pugilista na disputa do título mundial. 
Para surpresa de todos Jim vence três lutas consecutivas, mesmo sendo bem mais magro que seus oponentes e tendo ferimentos nas mãos. Ele passa então a ganhar o apelido de "Cinderella Man" e se torna o símbolo de esperança dos desprivilegiados da época. Até que precisa enfrentar seu pior oponente: Max Baer, o atual campeão mundial dos pesos pesados, que já matou dois lutadores no ringue.


John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.


"Houston, we have a problem". Das sete missões Apollo que os Estados Unidos da América lançaram à lua, seis obtiveram sucesso. Uma, porém, virou um desastre. No dia 11 de abril de 1970, às 13 horas e 13 minutos, a terceira missão que esperava aterrissar na Lua foi lançada ao espaço. Dois dias, sete horas e 54 minutos depois, algo de terrível aconteceu. 
Um tanque de oxigênio explode, colocando em risco a vida dos astronautas Jim Lovell, Fred Haise e Jack Swigert. Eles, a equipe responsável pelo monitoramento da Missão, encabeçada pelo astronauta Ken Mattingly, e o diretor de vôo Gene Kranz terão de lutar para que não aconteça nenhuma tragédia. Encarando a possibilidade de jamais retornar à Terra novamente, "Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo" reconta o miraculoso e destemido resgate daquele que teria sido o maior desastre da exploração espacial dos EUA.


Henry (Michael Keaton) trabalha como editor em um jornal de pequeno porte em Nova York, e mesmo sendo apaixonado pelo seu trabalho, esta cansado das longas horas de jornada diária e baixo salário. Para aumentar seu descontentamento, o jornal esta com problemas financeiros e começa a cortar gastos. Sua esposa também o incentiva a buscar um emprego melhor, reclamando do pouco tempo que ele passa com a família. Quando Henry recebe uma proposta para editar um jornal de grande expressão, onde ganharia mais dinheiro, trabalharia menos horas e teria mais respeito, ele fica tentado em aceitar. Mas uma história bombástica o confronta a tomar uma decisão.


Chicago, 1971. Quando criança, Brian McCafferty (William Baldwin) viu seu pai, bombeiro, perder a vida no cumprimento do dever. Vinte anos depois ele passa a integrar o corpo de bombeiros, juntando-se ao irmão mais velho, Stephen (Kurt Russell). Os dois o tempo todo e Brian vai trabalhar com Donald Rimgale (Robert De Niro) na investigação de uma cortina de fogo que pode ter motivações políticas.


O filme foca nos acontecimentos de um único verão, que atingem os quatro irmãos Buckman e suas famílias. Gil Buckman e sua esposa, têm poucos meses para ajudar Kevin, o filho mais velho do casal, antes que seus problemas de comportamento o coloque em uma turma "especial". A difícil relação de Gil com seu pai, o levou a se tornar um super-pai para suas três crianças e assim leva os problemas do seu filho como algo um pouco pessoal. Helen , a irmã de Gil, está tentando criar seu filho, Garry Lampkin, um adolescente mal-humorado, e Julie Lampkin, sua filha independente, sem a ajuda do seu ex-marido, que está mais interessado na sua nova esposa. 
No entanto, Susan, a irmã de Gil e Helen, precisa participar dos grandes planos de Nathan, seu marido, cujo zelo excessivo prejudica até mesmo a filha. Quando Larry, o irmão que estava desaparecido há algum tempo, volta com um esquema para ganhar dinheiro rápido, trazendo uma surpresa para a família.


Paula Powers é filha de um rico candidato ao Senado que não permite que ela se case com Sam Freeman, o rapaz de classe média por quem se apaixonou. O casal resolve roubar o Rolls Royce do pai e colocar o pé na estrada até Las Vegas, para oficializar o matrimônio. Este é o início de uma longa e intensa perseguição automobilística, já que a família da garota coloca um prêmio para quem conseguir deter o casal.


Tecnologia do Blogger.