google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

JOHN CARPENTER - 10 FILMES ESSENCIAIS


John Carpenter nasceu em 16 de janeiro de 1948 na cidade de Carthage, Nova York, mas foi criado em Browling Green, Kentucky, onde seu pai trabalhava como professor de música em uma Universidade. Carpenter foi músico e, na adolescência, tocou em uma banda de rock. Desde a infância, foi fascinado por filmes, principalmente pelos westerns de Howard Hawks e John Ford, bem como por exemplares de terror e ficção científica de baixo orçamento dos anos 1950. Durante o colegial, fundou o clube de cinema da escola local e realizava curtas-metragens em parceria dos colegas. Estudou na Universidade do Oeste de Kentucky, onde seu pai presidia o departamento de música, transferindo-se depois para a Escola de Artes Cinematográficas da Universidade do Sul da Califórnia em 1968, na qual graduou-se em 1971.


Estreou como diretor de longas em Dark Star (1974), comédia de ficção científica premiada pela Academia de Cinema de Ficção Científica, Fantasia e Horror dos EUA por seus efeitos visuais. Alcançou fama a partir da realização de Halloween: A Noite do Terror (1978), obra que rapidamente se transformou em referência no cinema de horror e alavancou a carreira da atriz Jamie Lee Curtis. As produções A Bruma Assassina (1980), Christine: O Carro Assassino (1983) e Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986) se tornaram clássicos do cinema de baixo orçamento e estabeleceram Carpenter como um dos mais cultuados cineastas do cinema de terror. O diretor também se tornou notável por ter composto (ou em parceria) grande parte das trilhas sonoras de seus filmes.

E hoje é nosso homenageado. E por ser um cineasta querido, foi duro separar apenas 10 filmes, e deixar de lado obras como Starman. Confiram nossa seleção:


Na última noite de uma delegacia prestes a ser abandonada, um grupo de policiais deve tomar conta de um perigoso grupo de bandidos. Porém, quando assassinos começam a tentar invadir o local, lados antes opostos devem unir forças para tentarem sair vivos da situação.


Na noite de Halloween de 1963 na pequena cidade de Haddonfield, Illinois, Michael Myers um garoto de 6 anos de idade, fantasiado de palhaço, assassina sua irmã mais velha, Judith Myers, com uma enorme faca de cozinha. 15 anos depois, na véspera de Halloween de 1978, Michael escapa do hospício onde estava preso desde o assassinato. Ele rouba o carro que estava destinado a leva-lo a uma audiência judicial, cuja intenção era de que ele nunca fosse solto.


Antonio Bay, uma comunidade pesqueira, está prestes a comemorar cem anos de fundação, mas justamente nestes dias acontecem estranhos acontecimentos enquanto o lugar é coberto por uma estranha bruma brilhante. Stevie Wayne (Adrienne Barbeau), a proprietária e operadora da rádio local, vê que algo muito grave está acontecendo e se preocupa em alertar a população.


Em 1997 Nova York se tornou uma prisão de segurança máxima, onde estão os piores criminosos. Se fugir de lá é impossível entrar é no mínimo insano, mas quando o avião do Presidente (Donald Pleasence) cai em Manhattan, é oferecida a liberdade a um condenado e herói de guerra (Kurt Russell) para resgatar o mandatário.


No verão de 1982, um time de doze pesquisadores trabalha numa remota estação na Antártica e descobre um ser alienígena submerso na neve há mais de 100.000 anos. Descongelada, a criatura mutante possui a habilidade de duplicar e se transformar em seu hospedeiro, matando-o em seguida e espalhando o terror. O problema é descobrir quem é ser humano e quem é o possível alienígena.


Arnie Cunningham (Keith Gordon) adora Christine, um carro modelo 1958 Plymouth Fury que não está em seu melhor estado. Decidido a restaurá-la a qualquer custo, Arnie dedica todo seu tempo para ela, o que faz com que se afaste dos amigos e da própria realidade. Leigh (Alexandra Paul), sua namorada, e Dennis (John Stockwell), seu melhor amigo, procuram o antigo dono de Christine e descobrem que o mesmo aconteceu com ele, antes de vender o carro.


Um típico americano, o caminhoneiro Jack Burton (Kurt Russel), se envolve em uma briga milenar de Chinatown depois que a noiva de seu amigo é raptada por um mago de 2 mil anos de idade. Assim, ele acaba se envolvendo no submundo do bairro asiática, e encontrando figuras misteriosas e místicas. Ele terá que recuperar Gracie Law (Kim Catrall) sozinho, e para conseguir isso vai ter de enfrentar o terrível feiticeiro LoPan (James Hong).


O professor Howard Brick (Victor Wong) e diversos cientistas e estudantes são convocados pelo padre Loomis (Donald Pleasence) para investigar um misterioso recipiente contendo um líquido verde que está em uma igreja abandonada há seculos. O que acontece é que quando as pessoas entram em contato com o líquido, elas se transformam em malignos zumbis. Os membros que ainda são humanos descobrem que ali está a essência de Satanás, e que isso abre o caminho para o Anti-Cristo


John Nada (Roddy Piper) é um trabalhador braçal que chega a Los Angeles e encontra trabalho numa fábrica. Durante uma inusitada operação repressiva, a polícia destrói um quarteirão inteiro do bairro miserável em que vive. Na confusão Nada encontra óculos escuros aparentemente comuns, porém ao usá-los consegue enxergar horrendas criaturas alienígenas disfarçadas de seres humanos, bem como as mensagens subliminares que elas transmitem através da mídia em geral. Nada percebe que os invasores já estão controlando o planeta e, juntamente com seu companheiro de trabalho Frank (Keith David), decide se engajar no movimento de resistência, que é perseguido como subversivo pela polícia.


O investigador John Trent (Sam Neill) é contratado para achar Sutter Cane (Jürgen Prochnow), um escritor de histórias de terror que, após terminar seu último livro, misteriosamente desapareceu. Mesmo desconfiando que isso não passa de uma jogada publicitária, aceita o trabalho. Passa a ler seus livros, procurando pistas da cidade onde Cane possa estar escondido, mas estes livros são macabros e, após sua leitura, as pessoas agem de um modo bem estranho..


Tecnologia do Blogger.