google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

TITANIC - DOSSIÊ COMPLETO: FILMES, CURIOSIDADES E A HISTÓRIA


A história:

O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolff em Belfast, na Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, na madrugada do dia 15 de abril. Até o seu lançamento em 1912, ele foi o maior navio de passageiros do mundo. Na noite do naufrágio os vigias do mastro não dispunham de binóculos, um item que poderia ter evitado o naufrágio, se eles tivessem visto o iceberg antes. Apesar de o navio ter apenas 3 motores ele possuía 4 chaminés, sendo uma delas com função decorativa.


Com 2223 pessoas a bordo, o naufrágio resultou na morte de 1517 pessoas, hierarquizando-o como a maior catástrofe marítima já registrada (em tempos de paz). O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como "inafundável", na verdade, um folheto publicitário de 1910, da White Star Line, sobre o Titanic, alegava que ele foi "Praticamente inafundável". Foi um grande choque para muitos o fato de que, apesar da tecnologia avançada e experiente tripulação, o Titanic não só tenha afundado como causado grande perda de vidas humanas. O frenesi dos meios de comunicação social sobre as vítimas famosas do Titanic, as lendas sobre o que aconteceu a bordo do navio, as mudanças resultantes no direito marítimo, bem como a descoberta do local do naufrágio em 1985 por uma equipe liderada pelo Dr. Robert Ballard fizeram a história do Titanic persistir famosa desde então.



O naufrágio do navio causou enorme comoção na época e chocou a opinião pública. Nos anos seguintes, vários países adotaram leis para tornar as viagens marítimas mais seguras. Novos regulamentos para comunicação entre embarcações, quantidades mínimas de botes salva-vidas e outras medidas de segurança foram adotadas, algumas que persistem até os dias atuais. O legado mais importante neste quesito foi a assinatura, em 1914, da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar no qual várias nações estabeleceram protocolos unificados de segurança e resposta a acidentes em alto-mar.

O fascínio pela trágica história do famoso transatlântico ficou demonstrado quando da exibição do filme Titanic, sendo visto por quase 400 milhões de pessoas. Com o sucesso do filme, o interesse pelo Titanic intensificou-se ainda mais, surgindo centenas de livros, estudos, debates e novas teorias a respeito da causa do naufrágio.





Produções onde o RMS Titanic é parte da trama principal (Filmes e Episódios de séries).

Esta seleção vai citar apenas as aparições (no cinema ou na a TV) onde o RMS Titanic não é uma mera cena isolada, ou seja, são produções onde a ação acontece na maior parte do tempo a bordo do navio, ou onde o Titanic é um dos componentes principais da trama central.  .

Salva do Titanic
Saved from the Titanic (1912) 

Estúdio: Eclair American
Gênero:Drama
Tipo: Curta metragem de cinema-mudo
Direção: Étienne Arnaud
Formato: P&B com algumas cenas em cores ( não confirmado )
Duração: 10 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Curiosidades:

É o primeiro e mais antigo de de todos os filmes dramatizados sobre o Titanic; as gravações começaram poucos dias após a tragédia e duraram apenas uma semana, e o filme estreou em 14 de maio de 1912, apenas 29 dias depois do naufrágio. A personagem principal Dorothy Gibson (na foto ao lado) realmente estava no RMS Titanic na noite do acidente (se salvou embarcando no bote salva-vidas Nº 07) e interpretou a sí própria. 

Dorothy Gibson era atriz, embarcou na 1ª classe do Titanic na cidade de Chebourg, França, após um período de férias acompanhada de sua mãe, a qual também sobreviveu. Há relatos de que Dorothy usou nas cenas as mesmas roupas que estava usando na noite do naufrágio real. O filme foi destruído num incêndio dos Estúdios Eclair em 1914, hoje é considerado totalmente perdido, do qual restam apenas algumas raríssimas fotografias em preto e branco. Este é o único de todos os filmes já produzidos sobre o Titanic que conta com a atuação de uma real sobrevivente do desastre. Dorothy Gibson nasceu à 17 de maio de 1889, em Hoboken (EUA) e faleceu à 17 de fevereiro de 1946, aos 56 anos em Paris, França.

"Apesar de produzido imediatamente após o desastre do Titanic, o filme "Saved from the Titanic" não passou uma mera dramatização com foco principalmente ficcional, e não continha grandes cenas de naufrágio e resgate, visto que a curtíssima história (de cerca de apenas 10 minutos) era contada em forma de flash-backs vividos pela personagem principal Dorothy Gibson. 'Saved from the Titanic' foi produzido de maneira extremamente rápida tencionando a geração de lucro junto ao público, que se encontrava em estado de choque frente à tragédia que acabara de acontecer e ainda recebia massiva atenção da imprensa escrita mundial".


Na noite e no Gelo
In Nacht Und Eis (1912)

Estúdio: Continental Film Studios
Gênero: Ação / Drama
Tipo: Curta metragem de cinema-mudo
Direção: Mime Misu
Formato: P&B
Duração: 35 minutos
País de Origem: Alemanha

O filme é mudo, apenas com um fundo musical.

Curiosidades:

O corpo de bombeiros de Berlim forneceu água para as gravações do naufrágio. Os efeitos especiais são primitivos e as cenas do naufrágio foram feitas com uma maquete do Titanic em um lago. Algumas das cenas de convés foram provavelmente gravadas no navio Kaiserin Auguste Victoria. Por volta de 1914 o filme foi considerado perdido para sempre, mas em 1998 foi "milagrosamente" reencontrado sob posse de um colecionador.

FILME COMPLETO AQUI!!!

Titanic (1943)

Estúdio: Tobis Filmkunst
Gênero: Ação / Drama / História
Tipo: Filme para o cinema
Direção: Herbert Selpin / Werner Klingler
Formato: P&B
Duração: 85 minutos
País de Origem: Alemanha

Curiosidades:

É a primeira produção de cinema cujo título é TITANIC. É o primeiro filme falado do Titanic (com vozes dos atores), tendo em vista que os filmes "Saved from the Titanic" (1912) e "In Nacht Und Eis" (1912) pertenceram à era do cinema mudo. Este filme usa a tragédia para fazer uma propaganda nazista e anti-britânica. O teatro onde ocorreria a estréia foi bombardeado na noite anterior ao evento. Algumas das cenas foram gravadas no navio SS Cap Arcona, cujo qual foi bombardeado por aviões em maio de 1945 com cerca de 5.000 vítimas. O filme esteve banido durante vários anos, mas ressurgiu na década de 1990 e foi cuidadosamente restaurado. O diretor Herbert Selpin, durante as gravações acabou entrando em conflito com o Ministro da Propaganda Alemã, Joseph Goebbels, foi preso e encontrado morto 24 horas após sua prisão, provavelmente assassinado pelo regime nazista de Hitler, que regia a Alemanha em 1942. A produção então foi passada para o diretor Werner Klingler e só assim foi finalizada.

Titanic (1953)

Direção: Jean Negulesco
Estúdio: Twentieth Century Fox Corporation
Gênero: Ação / Drama / Romance
Tipo: Filme para o cinema
Formato: P&B
Duração: 98 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Curiosidades:

As cenas exteriores e do naufrágio são muito bem executadas, porém o filme é carregado de erros históricos e gira em torno de uma história fictícia sobre o casal central. Durante o naufrágio é soada uma sirene de emergência que perdura até as cenas finais, o que é irreal, pois no RMS Titanic não haviam sirenes de alarme geral. A maquete utilizada para os efeitos especiais ainda hoje existe e está preservada em um museu na cidade de Fall River, no estado do Massachusetts, Estados Unidos. Nas cenas finais os passageiros cantam em coral a música "Nearer my Good to Thee", algo que não aconteceu na tragédia com o RMS Titanic (a música foi apenas tocada pela banda doTitanic real).

Uma Noite para Lembrar
"Kraft Television Theatre" - A Night to remember (1956) 

Direção: George Roy Hill
Estúdio: J. Walter Thompson Agency
Tipo: Série de TV
Gênero: Drama
Formato: P&B
Duração: 60 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Curiosidades:

Este é o 393º episódio da série de TV "Kraft Television Theatre", cuja qual tem um total de 524 episódios sobre temas diferentes. Várias cenas foram reaproveitadas do filme "Titanic" (1943), principalmente as cenas exteriores do naufrágio. Os cenários construídos para as gravações são similares ao Titanic real, incluíam A Grande Escadaria e a Sala de Fumantes da 1ª Classe (ainda que imprecisos).

A Inafundável Molly Brown
Telephone Time - The Unsinkable Molly Brown (1956) 

Direção: Erle C. Kenton
Estúdio: Hal Roach Studios
Tipo: Série de TV
Gênero: Drama
Formato: P&B
Duração: 30 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Curiosidades:

"The Unsinkable Molly Brown" é o 39º episódio da série "Telephone Time" que contém 82 episódios com temas diversos. Várias das cenas de "Titanic" (1943) foram reutilizadas neste episódio. A atriz Cloris Leachman que interpreta a sobrevivente Molly Brown, veio a interpretar novamente o mesmo papel 23 anos depois no filme SOS Titanic em 1979.

Somente Deus por Testemunha
A Night to remember 1958 /

Direção: Roy Ward Baker
Estúdio: The Rank Organization
Tipo: Filme de cinema
Gênero: Ação / Drama / História
Formato: P&B
Duração: 123 minutos
País de Origem: Inglaterra

Curiosidades:

O filme foi diretamente baseado no livro "A Night to Remember" de Walter Lord, cujo qual o escreveu com depoimentos diretos de passageiros reais do Titanic.

Os cenários são recriações muito similares ao navio real. O diretor recebeu consultoria técnica direta de Joseph G. Boxhall, o Terceiro Oficial do RMS Titanic que sobreviveu à tragédia na vida real.

Vários sobreviventes reais estiveram assistindo as gravações, e a própria filha do Capitão Edward John Smith ao ver o ator Lawrence Naismith ( que interpretou seu pai ) ficou muito emocionada com a grande semelhança entre ele e seu pai que morreu na tragédia em 1912.

O filme reaproveita algumas poucas cenas de Titanic ( 1943 ).

Devido ao fato de que esta produção se concentra quase integralmente em fatos históricos (diferente de "Titanc 1997", onde o foco se divide entre a realidade e um romance ficcional entre o casal "Jack e Rose"), na opinião de grande parte dos críticos e admiradores do Titanic este é 2º melhor filme sobre o assunto, e pela maioria é considerado O FILME SOBRE O TITANIC COM MAIOR CONCENTRAÇÃO DE CONTEÚDO HISTÓRICO (no entanto este filme não foge à regra, visto que contém também muitos erros).

Algumas das cenas de arriação dos botes salva-vidas foram filmadas a bordo do navio SS Asturias, um antigo navio de passageiros inglês lançado em 1925, que também fora construído pela companhia Harland and Wolff, de Belfast (a mesma do Titanic); o Asturias já estava aposentado e fora de serviço quando fora requisitado para servir de cenário para as tomadas de arriação dos botes, e durante as gravações de "A Night to Remember" uma de suas laterais já estava em pleno processo de demolição.

A maquete utilizada para representar o Titanic durante as cenas exteriores e do naufrágio media 10,6 m de comprimento e foi gravada dentro de uma tanque de pouca profundidade (cerca de apenas 1,2 m de água). Para que fosse viável afundar a maquete sem que a mesma atingisse o fundo do tanque, foi necessário construí-la em secções desmontáveis, possibilitando o afundamento ao retirar-se as secções móveis.

À exemplo de todos os filmes feitos sobre o Titanic desde 1912 até o ano de 1985 (quando os destroços do verdadeiro navio foram descobertos), este filme também retrata o barco naufragando intacto, ou seja, sem quebrar-se ao meio; o motivo desta omissão é evidente: a confirmação definitiva de que o verdadeiro Titanic se partiu ao meio antes de naufragar só aconteceu em setembro de 1985, quando o transatlântico finalmente fora descoberto no fundo do Oceano Atlântico Norte. Desde então todos os filmes que o retratam incorporam esta informação, e passaram a representá-lo se partindo ao meio antes de submergir.

Noite de 14 de abril de 1912
Alcoa Presents: One Step Beyond - Night of April 14th (1959) / 

Direção: John Newland
Estúdio: Joseph M. Schenck Enterprises
Tipo: Série de TV
Gênero: Drama / Fantasia / Mistério / Ficção Científica
Formato: P&B
Duração: 30 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Curiosidades:

"Night of April 14th" é o 2º episódio da série One Step Beyond, a qual tem um total de 99 episódios sobre assuntos diferentes. O episódio segue um jovem casal que está saindo em sua lua de mel. A esposa tem um pesadelo premonitório onde seu marido se afoga no mar e fica assustada quando ele lhe diz que ambos irão viajar no Titanic. Outros a bordo também têm sentimentos ruins, e mais tarde vemos pessoas em terra também prevendo a catástrofe (em um momento revelador, um artista se levanta no meio da noite e traça um retrato do naufrágio). A premonição se realiza quando apenas ela consegue um lugar no bote e ele perece na tragédia.

O Túnel do Tempo - Volta ao Passado
The Time Tunnel - Rendezvous with Yesterday  (1966) 

Direção: Irwin Allen
Estúdio:20th Century Fox Television /Irwin Allen Productions /Kent Productions
Tipo: Série de TV
Gênero: Ficção Científica / Ação
Formato: Colorido
Duração: 60 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Curiosidades:

Esta é uma série de TV onde o RMS Titanic só aparece neste primeiro episódio, cujo nome brasileiro é "Volta ao Passado" (no Brasil). Neste episódio um dos personagens é enviado para 1912 e cai no RMS Titanic, tenta evitar que o navio colida com o iceberg avisando o capitão sobre o perigo, mas não consegue e o navio naufraga. Este episódio reaproveita algumas cenas do filme "Titanic" de 1953. Algumas cenas interiores foram gravadas nos mesmos cenários do filme "A noviça Rebelde".

S.O.S. Titanic (1979)

Direção: Willian Hale
Estúdio: EMI Films
Tipo: Microssérie de TV, posteriormente convertida em filme
Gênero: Drama
Formato: Colorido
Duração: 102 minutos
País de Origem: Inglaterra / Estados Unidos

Curiosidades:

O filme foi originalmente feito como microssérie de TV. David Warner, que interpretou o passageiro Lawrence Beesley, participou de mais outros dois filmes que incluíam o tema Titanic (inclusive de Titanic em 1997, de James Cameron). Todas as cenas exteriores do navio naufragando (de longe) foram reaproveitadas do filme "A Night to Remember" mas foram colorizadas. A atriz Cloris Leachman interpretou pela segunda vez a sobrevivente Molly Brown neste filme, pois já havia feito a personagem no especial para TV "Telephone Time, a Night to Remember" em 1956.

O Resgate do Titanic
Raise the Titanic (1980) 

Direção: Jerry Jameson
Estúdio: Incoporated Televison Company ( ITC )
Tipo: Filme de cinema
Gênero: Ação / Drama / Aventura
Formato: Colorido
Duração: 119 minutos
País de Origem: Inglaterra / Estados Unidos

Curiosidades:

 A história do filme não se passa em 1912, mas sim na década de 1980. O filme foi inspirado no livro "Raise the Titanic" de Clive Cussler, o próprio escritor detestou esta adaptação de seu livro.

O filme foi um enorme fracasso de bilheteria e não conseguiu cobrir nem mesmo os custos de produção. A maquete do Titanic utilizada nos efeitos especiais é a maior maquete do navio já construída e ainda hoje existe, mas apodrece ao ar livre na propriedade onde o filme foi rodado. As cenas de convés foram filmadas a bordo do navio SS Athinai, um navio de passageiros que estava abandonado e apodrecia em um porto da Grécia. O filme mostraria no início o naufrágio do Titanic, mas as cenas foram cortadas e substituídas por uma sequência de fotografias de época com fundo musical. O filme não mostra o naufrágio, mas sim o resgate do navio das profundezas do oceano.

Viajantes do Titanic
Voyagers - Voyagers of the Titanic (1983) 

Direção: Winrich Kolbe
Estúdio: Scholastic Productions / Universal TV
Tipo: Série de TV
Gênero: Ficção Científica / Aventura / Família
Formato: Colorido
Duração: 47 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Curiosidades:

"Voyagers of the Titanic" é o episódio de nº 15 desta série de TV. O navio RMS Queen Mary foi utilizado na maioria das cenas exteriores e interiores. As cenas desaparecidas do filme "Raise the Titanic" ( 1980 ) foram utilizadas nas sequências do naufrágio. Algumas cenas de naufrágio foram reaproveitadas do filme "Titanic" (1953).

Titanic (1996)

Direção: Robert Lieberman
Estúdio:Konigsberg/Sanitsky Company / American Zoetrope / Crescent Entertainment
Tipo: Microssérie de TV, posteriormente convertida em filme
Gênero: Ação / Drama / História / Romance
Formato: Colorido
Duração: 173 minutos
País de Origem: Canadá / Estados Unidos

Curiosidades:

Foi originalmente produzido como microssérie de TV. Certa vez foi enganosamente anunciado como "Titanic 2" pelo canal SBT. É o primeiro de todos os filmes que mostra o Titanic se quebrando ao meio. Os cenários são bastante similares ao RMS Titanic, mas com uma infinidade de erros. É o primeiro e único filme sobre o Titanic que mostra o desembarque dos sobreviventes em New York. É o primeiro filme que explora a história da família Alison, um grupo real de passageiros da 1ª classe que detém uma das histórias mais dramáticas do naufrágio.

Titanic (1997)

Direção: James Cameron
Estúdio:Twentieth Century Fox Film Corporation / Paramount Pictures / Lightstorm Entertainment
Tipo: Filme de cinema
Gênero: Aventura / Drama /História / Romance
Formato: Colorido
Duração: 194 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Curiosidades:

É o mais aclamado, mais conhecido e mais caro filme já feito sobre o RMS Titanic. É o primeiro e único filme de cinema a mostrar o verdadeiro Titanic no fundo do oceano. Os cenários são bastante fiéis ao Titanic real, tanto os cenários exteriores quanto interiores. Encabeça a lista dos filmes que venceram a maior quantia de prêmios Oscar, um total de 11 prêmios em 14 indicações.

É a produção cinematográfica responsável por "ressuscitar" e espalhar a "cultura Titanic" no mundo inteiro. O cenário do navio tinha quase as mesmas dimensões que o Titanic real, mas só tinha um dos lados construídos quase por completo, o lado de estibordo, o mesmo da colisão com o iceberg. Vários artefatos cenográficos foram reconstruídos diretamente pelas mesmas empresas que equiparam o RMS Titanic em 1912, tal como os guindastes de aço dos botes salva-vidas.

Foi o segundo filme sobre o Titanic a mostrá-lo quebrando-se ao meio antes de naufragar. Alguns momentos do filme são releituras de cenas similares de filmes anteriores sobre o Titanic, tal como Titanic (1953) e A Night to Remember (1958). Após o término das gravações muitos objetos cenográficos foram leiloados e muitas peças encontram-se na posse de museus, sociedades históricas, colecionadores e admiradores do Titanic.

A Lenda do Titanic
La Leggenda del Titanic (1999)

Direção: Orlando Corradi / Kim J. Ok
Gênero: Animação / Família
Estúdio:Hollywood Gang Productions /International TV Broadcasting (ITB) /Mondo TV /SEK Animation Studio 
Tipo: Filme
Formato: Colorido
Duração: 84 minutos
País de Origem: Itália / Coréia do Norte / Estados Unidos / Espanha

Curiosidades:

É uma história infantil. Um polvo gigante (que fala) tenta salvar o Titanic tentando consertá-lo. O capitão do navio é salvo pelo polvo gigante. A dublagem brasileira é ruim, a fala dos personagens foge do movimento da boca várias vezes. Os interiores e exteriores do navio são muitos imprecisos.

Titanic, o desenho
Titanic, the Legend Goes On (2001)

Direção: Camillo Teti
Estúdio: Titanic Cartoons S.r.l
Tipo: Filme
Gênero: Animação / Família
Formato: Colorido
Duração: 72 minutos
País de Origem: Itália

Curiosidades:

Há uma cena absurda onde um cachorro canta um RAP. As cenas exteriores do navio em movimento foram feitas através de computação gráfica, diferentemente das cenas restantes, que foram feitas com animação convencional. Os interiores do navio são similares ao navio real, mas ainda assim com muitos erros. Os personagens animais falam. Nesta versão, ao contrário de Titanic (1997), a mocinha é pobre e o galã é rico.

Salvando o Titanic
Saving the Titanic (2012)

Direção: Maurice Sweeney
Estúdio: Tile Films
Tipo: Filme para TV
Gênero: Drama
Formato: cores
Duração: 104 minutos
País de Origem: Irlanda

Esta é a história dos engenheiros que trabalharam intensamente para manter a energia elétrica funcionando quando o Titanic estava naufragando. Suas ações altruístas mantiveram as luzes acesas e os equipamentos elétricos operacionais para facilitar a sobrevivência de muitas pessoas.

Titanic (2012)

Direção: Julian Fellowes (criação e roteiro)
Estúdio: Deep Indigo Productions / ITV Productions
Tipo: Microssérie de TV
Gênero: Drama
Formato: cores
Duração: 240 minutos
País de Origem: Estados Unidos / Canadá / Hungria / Alemanha

Este é um drama baseado no naufrágio do Titanic que reconta a tragédia através de narrativas de diferentes personagens que se interligam pela tragédia. O episódio final (de 4 ao total) mostra qual dos personagens sobrevive à tragédia. A história apresenta a relação entre os passageiros de diferentes classes sociais e opiniões, que enfrentam o mesmo destino. Esta é a primeira produção a retratar a sobrevivente Dorothy Gibson, mas em 1912 a própria Dorothy Gibson interpretou a sí mesma quando estrelou o filme "Saved from the Titanic" ainda em março de 1912, logo após escapar da tragédia.

Titanic: Sangue e Aço 
Titanic: Blood and Steel (2012)

Direção: Ciaran Donnelly
Estúdio: DAP Italy, Antena 3 Films, De Angelis Group
Tipo: microssérie de TV
Gênero: Drama / História
Formato: cores
Duração: 12 horas (12 capítulos de 1 hora)
País de Origem: Irlanda / Itália / França / Canadá / Alemanha

Situada no ano de 1897, a história é um prelúdio à tragédia do Titanic, narrando os fatos que deram início à construção do navio. A minissérie encerra quando o Titanic parte para sua viagem inaugural. Alguns personagens têm como base pessoas que realmente existiram, outros são ficcionais.

Produções onde o RMS Titanic faz uma rápida aparição
 .

"La hantise" ou "The Obsession" (1912) / "A Assombração" ou "A obsessão"
Estúdio:  Société des Etablissements L. Gaumont
Gênero: Curta-metragem
Tipo: Filme para o cinema
Direção: Louis Feuillade
Formato: P&B
Duração: 23 minutos
País de Origem: França

Curiosidades:

Neste curta a primeira aparição física do do RMS Titanic se dá aos 10:47 min do filme, e a cena mostra-o partindo da cidade de Cherbourg, na França, em 10 de abril de 1912. Este é um dos primeiríssimos filmes inspirados pela tragédia do Titanic, foi lançado apenas 6 meses depois do desastre.

Há cenas do Titanic naufragando junto à um enorme iceberg com praticamente o dobro de sua altura, e os efeitos especiais são bastante primitivos, mas provavelmente suficientemente impressionantes para a época.

Há duas cenas curtas, mas verídicas, do navio RMS Carpathia (que resgatou os reais sobreviventes do Titanic) que foram incorporadas ao filme; o que confere à este curta metragem  um caráter aproximado ao do tipo "semi documental" (ainda que seja uma história ficcional).

Cavalgada (1933)

Estúdio: Fox Film Corporation
Gênero: Drama / Romance / Guerra
Tipo: Filme para o cinema
Direção: Frank Lloyd
Formato: P&B
Duração: 110 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Curiosidades:

A aparição do RMS Titanic se dá em uma cena que dura apenas poucos minutos. Este é o primeiro filme dos Estúdios FOX a receber o Oscar de melhor filme.

A Inafundável Molly Brown
The Unsinkable Molly Brown (1964) 

Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Gênero: Biografia / Comédia / Musical / Romance / Faroeste
Tipo: Filme para cinema
Direção: Charles Walters
Formato: Colorido
Duração: 128 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Curiosidades:

Este filme é a dramatização da vida de Margareth Tobin Brown, uma real sobrevivente do Titanic. O filme reaproveita cenas de "A Night to Remember" (1958) e Titanic (1953). A aparição do navio acontece apenas no final e dura poucos minutos. As cenas são apenas da colisão e naufrágio.

O Único Sobrevivente
Night Gallery - The Lone Survivor (1970)

Estúdio: Universal TV
Gênero: Mistério / Fantasia / Horror / Ficção Científica 
Tipo: Seriado de TV
Direção: Gene Levitt
Formato: Colorido
Duração: 21 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Curiosidades:

Este é o 6º episódio da série, a qual tem um total de 47 episódios com temas variados. A história gira em torno de um homem que é resgatado por um navio num bote salva-vidas com o nome "Titanic" em 1915, ou seja, após três anos do naufrágio do Titanic. O RMS Titanic não aparece em momento nenhum no episódio, apenas o bote (em torno do qual gira o mistério).

A Travessia do Atlântico à Remo
La traversée de l'Atlantique à la Rame (1978) 

Estúdio: Médiane Films

Gênero: Ficção Científica / Horror / Fantasia
Tipo: Curta Metragem de Desenho 
Direção: Jean-François Laguionie
Formato: Colorido
Duração: 24 minutos
País de Origem: França

Curiosidades:

"No início tratava-se apenas de atravessar o oceano, uma aventura como qualquer outra. Mas há viagens que duram mais do que o previsto..." /A aparição do Titanic se dá aos 5:25 min. e dura apenas alguns minutos. O casal a bordo do barco à remo impede a entrada das vítimas do naufrágio batendo em suas cabeças com as pás dos remos.

Bandidos do Tempo
Time Bandits (1981)

Estúdio: HandMade Films
Gênero: Aventura / Comédia / Fantasia / Família / Ficção Científica / Mistério
Tipo: Filme para cinema
Direção: Terry Gilliam
Formato: Colorido
Duração: 116 minutos
País de Origem: Inglaterra

Curiosidades:

Este é o segundo filme com aparição do Titanic que o ator David Warner atua (de um total de três). Os personagens são enviados através do tempo ao convés do RMS Titanic. A aparição do navio se resume a poucos minutos e mostra apenas algumas cenas no convés e o naufrágio.

Super Amigos: Terror no Titanic
Super Friends: Terror on the Titanic (1983)

Estúdio: Hanna-Barbera Productions
Gênero: Fantasia / Série animada
Tipo: Desenho Animado
Direção: Joseph Barbera
Formato: Colorido
Duração: 7:40 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Curiosidades:

Nesse episódio do desenho “Os Super-Amigos”, Aquaman e Vulcão Negro tem que lidar com um inimigo de 1912. O episódio começa nos escombros do Titanic e o navio ganha vida (com olhos e boca inclusive), atacando os heróis e outras pessoas. O combate termina quando finalmente um dos heróis consegue fazer com o navio bata em um iceberg e afunde pela 2ª vez. Esta é uma das aparições mais irreais do Titanic.

Os Caça-Fantasmas II
Ghostbusters II (1989)

Estúdio: Columbia Pictures Corporation
Gênero: Ação / Aventura / Comédia / Fantasia / Ficção Científica
Tipo: Filme para cinema
Direção: Ivan Reitman

Formato: Colorido
Duração: 108 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Curiosidades:

A aparição do Titanic acontece no meio da cidade e a cena dura apenas alguns poucos segundos. A imagem mostra o RMS Titanic totalmente apodrecido com um enorme buraco na proa causado pelo iceberg, deste buraco saem os passageiros zumbis.

Amor sem Igual
No Greater Love (1995)

Estúdio: Cramer Company, The /NBC Productions
Gênero: Drama / Romance
Tipo: Filme para TV
Direção: Richard T. Heffron
Formato: Colorido
Duração: 105 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Curiosidades:

O filme foi baseado no livro de Danielle Steel, uma escritora americana de romances. Algumas cenas foram gravadas nos conveses do navio RMS Quenn Mary, que hoje é um museu e hotel. Grande parte das cenas que mostram o naufrágio foram reaproveitadas de três filmes: "Munster Go Home" (1966) / "A Night to Remember" (1958) / "SOS Titanic" (1979).

A Camareira do Titanic
The Chambermaid on the Titanic (1997)

Estúdio: UGC YM
Gênero: Drama / Romance
Tipo: Filme para cinema
Direção: Bigas Luna
Formato: Colorido
Duração: 100 minutos
País de Origem: França / Itália / Alemanha / Espanha

Curiosidades:

O filme é baseado no romance "La Femme de chambre du Titanic" de Didier Decoin. O Titanic faz apenas aparições rápidas na trama, se resumindo à cenas interiores e da partida de Southampton. Os efeitos especiais que mostram o navio foram feitos com uma maquete construída por um fã italiano do Titanic. As cenas da partida mostram o navio saindo em posição invertida ao que realmente aconteceu em 1912.

Britannic (2000)

Estúdio:Britannic Productions Ltd / Flashpoint (I)
Gênero: Ação / Drama / História / Mistério / Romance / Guerra
Tipo: Filme para TV
Direção: Brian Trenchard-Smith
Formato: Colorido
Duração: 93 minutos
País de Origem: Inglaterra / Estados Unidos

Curiosidades:

Este filme mostra a história do naufrágio do HMHS Britannic, o navio-irmão do RMS Titanic. O Britannic naufraga devido à uma explosão causada por um sabotador (na vida real ele colidiu com uma mina submarina explosiva). O início do naufrágio do Britannic é de modo idêntico ao Titanic, ou seja, de proa; mas na sequência o navio aderna (tomba de lado) e naufraga muito rápido. A aparição do Titanic é curtíssima e acontece em um pesadelo da protagonista Vera Campbell (Amanda Ryan), que - na trama - estava no Titanic quando ele afundou. Na vida real o HMHS Britannic levou 55 minutos para afundar, o RMS Titanic naufragou em 160 minutos (2 h e 40 min). No naufrágio do Titanic morreram 1.500 pessoas, no Britannic morreram 30 pessoas.

The Last Godfather (2010)

Estúdio: Modern VideoFilm / TLG, Younggu-

Art Movies
Gênero: Comédia
Tipo: Filme para cinema
Direção: Hyung-rae Shim
Formato: Cores
Duração: 100 minutos
País de Origem: Estados Unidos / Coréia do Sul

Curiosidade:

A curtíssima aparição do Titanic de menos de 2 segundos acontece apenas no trailer, a cena não foi incluída na versão final do filme. Tendo em vista que trata-se de uma cena extremamente curta e que não se relaciona diretamente com a trama em sí (e nem foi incluída na versão final), o trabalho na recriação do navio através de efeitos especiais denota uma grande qualidade histórica e realística, se sobrepondo inclusive à alguns outros filmes do Titanic, que no passado apresentaram efeitos especiais de baixa qualidade. Ainda mais curioso nesta aparição é notar que o nome "Titanic" não está gravado na proa do navio.

As Múmias do Faraó
The Extraordinary Adventures of Adèle Blanc-Sec (2010)

Estúdio: Europa Corp., Apipoulaï, TF1 Films Production 
Gênero: Ação / Aventura / Fantasia / Mistério 
Tipo: Filme para cinema 
Direção: Luc Beson 
Formato: Cores 
Duração: 107  minutos
País de Origem: França

Adèle Blanc-Sec (Louise Bourgoin) é uma jovem repórter aventureira. Ela parte rumo ao Egito em busca da cura da doença de sua irmã, que pode estar na tumba secreta de um faraó. Ao retornar a Paris, percebe que a população local está em pânico. Um ovo de pterodáctilo, de milhões de anos, misteriosamente chocou no museu, o que faz com que a criatura alada ameace os habitantes da cidade. Além disto, outras situações misteriosas acontecem em torno do museu. Curiosidade: A aparição do Titanic se dá apenas ao final do filme e dura apenas alguns segundos. A protagonista - Adele - decide que precisa de férias para relaxar, assim embarca em um navio de partida da cidade de Cherbourg, França. A câmera revela então uma bóia salva-vidas pendurada na amurada do barco, sobre a qual a palavra "RMS Titanic" está gravada. O navio lentamente deixa o porto, pressupondo então que as férias desejadas por Adele na América estão agora sob a má sorte do subsequente naufrágio do Titanic.

O Titanic influenciou produções como:

Atlantis (1913)
Estúdio: Nordisk Film
Gênero: Drama
Tipo: Filme para o cinema-mudo
Direção: August Blom
Formato: P&B, com cenas em sépia e coloridas ( monocromáticas)
Duração: 121 minutos
País de Origem: Dinamarca

Qual é o nome do navio neste filme? SS Roland

O que tem de similar com o RMS Titanic?
O navio também colide com um objeto no meio do oceano ( rochas) / também há muito pânico no processo de salvamento / muitos passageiros morrem / o navio também tem chaminé, uma apenas / o processo de lançamento dos botes é complicado / o navio utilizado nas cenas lembra vagamente o RMS Titanic, apesar de ser muito menor.

Atlantic (1929)
Estúdio: British International Pictures (BIP)
Gênero: Drama
Tipo: Filme para cinema
Direção: Ewald André Dupont
Formato: P&B
Duração: 90 minutos
País de Origem: Inglaterra

Qual é o nome do navio neste filme? Atlantic

O que tem de similar com o RMS Titanic?
Originalmente este filme receberia o título TITANIC, mas foi trocado para Atlantic devido à restrições impostas pela Companhia White Star Line, a original proprietária do Titanic, que na época ainda estava operando / Esta é a primeira produção de cinema inspirada pelo Titanic que é falada, visto que "Atlantis" (1913) foi um filme da era do cinema mudo / o navio também colide com um iceberg no meio do Oceano Atlântico à noite / apenas mulheres e crianças são permitidas a entrar nos botes / o hino "Nearer My Good to Thee" também é cantado pelos passageiros ( no RMS Titanic o hino foi apenas tocado pelos músicos ) / o navio utilizado neste filme é vagamente similar ao RMS Titanic / os interiores do navio também são luxuosos e há uma Grande Escadaria / o operador de rádio também envia pedidos de socorro desesperados pelo telégrafo até os últimos momentos /o navio também colide com um iceberg do lado de estibordo.

History is Made at Night (1937) / A História é Feita à Noite
Estúdio: Walter Wanger Productions
Gênero: Drama / Romance
Tipo: Filme
Direção: Frank Borzage
Formato: P&B
Duração: 97 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Qual é o nome do navio neste filme? SS Princess Irene

O que tem de similar com o RMS Titanic?
O navio também colide com um iceberg do lado estibordo à noite no Oceano Atlântico / o barco também estava am alta velocidade a pedido do proprietário / também há pânico no processo de salvamento / o navio naufraga e muitas pessoas morrem.

The Last Voyage (1960) / No Brasil: O Grande Naufrágio
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Gênero: Drama
Tipo: Filme para cinema
Direção: Andrew L. Stone
Formato: Colorido
Duração: 91 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Qual é o nome do navio neste filme? SS Claridon

O que tem de similar com o RMS Titanic?
O navio Ile de France, que foi utilizado nas gravações lembra o RMS Titanic / a chaminé dianteira também cai para frente / o navio também naufraga de proa, ou seja, pela parte frontal / o capitão também morre no naufrágio.

Doctor Who - Voyage of the Damned (2007)
Estúdio: BBC Wales
Gênero: Aventura / Drama / Ficção Científica
Tipo: Seriado de TV
Direção: James Strong
Formato: Colorido
Duração: 72 minutos
País de Origem: Inglaterra

Qual é o nome da nave neste episódio? Titanic ( nave espacial)

O que tem de similar com o RMS Titanic?
O nome da nave espacial é Titanic / o design da nave é similar ao RMS Titanic / a nave é danificada também do lado de estibordo (por asteróides) / muitas pessoas também morrem na tragédia.

Titanic II (2010)
Estúdio: Asylum, The/ Global Asylum, The
Gênero: Ação / Aventura
Tipo: Filme para venda direta ao público
Direção: Shane Van Dyke
Formato: Colorido
Duração: 90 minutos
País de Origem: Estados Unidos

Qual é o nome do navio neste filme? SS Titanic II

O que tem de similar com o RMS Titanic?
O nome do navio do filme é Titanic II / a tragédia também acontece no Oceano Atlântico e envolve icebergs / o navio naufraga causando a morte de muitas pessoas / o RMS Queen Mary (o navio utilizado em algumas cenas) lembra muito o RMS Titanic.

Fotos reais:













GLORIA STUART DO FILME TITANIC (97) ALGUNS ANOS ANTES...


E FINAL...NÃO DAVA PARA SALVAR O JACK NO FILME DE JAMES CAMERON?
Vejam a imagem abaixo e tirem suas conclusões:
SOCORRO JAMES CAMERON!!! EXPLICA ESTA....!!!!!!



Tecnologia do Blogger.