google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

ROBERT REDFORD - 10 FILMES ESSENCIAIS


Charles Robert Redford Jr. nasceu em Santa Mônica no dia 18 de agosto de 1937. Filho de um contador, Charles Robert Redford, o ator perdeu sua mãe Martha Redford aos 18 anos, mesmo ano em que se formou na Van Nuys High School.

Desde os 10 anos ele tinha o hábito de pintar e desenhar mas o seu talento era voltado mais para esportes. No mesmo ano da morte de sua mãe mudou-se para a Universidade do Colorado onde entrou para o time de beisebol e foi escolhido o melhor jogador da universidade. Só que se cansou e largou retornando à Los Angeles.  Depois de momentos conturbados, ele resolve tentar a sorte em Paris como pintor. Através da pintura, conheceu sua esposa que o incentivou a entrar para o teatro.


Em 1959 Redford estréia nos palcos na peça ''Tall Story''. No cinema conseguiu estrear em 1962 em ''Obsessão de Matar,'' e o resto é a história que nós conhecemos. De possível pintor e provável jogador de beisebol, acabou se tornando uma das lendas de Hollywood, unindo talento e competência, tanto atuando quanto dirigindo (vencendo o Oscar inclusive, no ofício!!).

E hoje, depois de meses atrás anunciar a aposentadoria, é nosso homenageado com os 10 filmes essenciais:


Neste filme baseado numa peça de Neil Simon, recém-casados Corie (Jane Fonda), de espírito livre, e Paul Bratter (Robert Redford), um advogado nervoso, partilham um apartamento no sexto andar em Greenwich Village. Logo após seu casamento, Corie tenta encontrar um companheiro para sua mãe, Ethel (Mildred Natwick), que agora está sozinha, e a apresenta ao seu vizinho Victor (Charles Boyer). Um encontro entre os dois casais provoca conflito, e o jovem casal considera o divórcio.


Dois amigos inseparáveis, Butch (um ex-açougueiro, daí o nome) Cassidy (Paul Newman) e Sundance Kid (Robert Redford), lideram o Bando do Buraco na Parede e vivem de assaltar trens e bancos. Quando são caçados por todo o país resolvem ir para a Bolívia e juntamente com Etta (Katharine Ross), a namorada de Sundance, rumam para a América do Sul. Mas esta decisão não lhes proporcionará grandes assaltos ou uma vida mais tranquila.


Jeremiah Johnson (Robert Redford) é um ex-soldado do exército americano que se sente desiludido com a humanidade. Decidido a mudar de vida e se afastar da civilização, ele vai para as montanhas do oeste. Quando chega o rigoroso inverno, ele quase morre na neve mas é salvo por um homem que vai ensiná-lo os truques de se viver naquela região. Ele também cria laços com os índios Crow, mas em um determinado momento é obrigado a voltar para o exército e terá que lutar contra a tribo.


Bill McKay (Robert Redford) é um advogado americano cujo carisma chama atenção do Partido Democrata que tenta o convencer a se candidatar a Senador pelo estado da Califória. Ele, jovem com pensamentos liberais, concorda com a ideia contanto que possa fazer as coisas do seu jeito. Como não tem nenhuma esperança em ganhar, McKay traça como objetivo agitar a competição para o cargo.


Illinois, 1936. Dois vigaristas dão um golpe em um capanga de um chefão e embolsam uma grana alta. Mas isto não fica por assim, pois o chefe da quadrilha decide se vingar e mata um daqueles que lhe aplicaram o golpe. Porém, o outro foge e entra em contato com um ex-parceiro, sendo que ambos decidem aplicar no criminoso um tremendo conto do vigário, que abalará tremendamente as finanças deste chefão mafioso.


O agente da C.I.A. Joseph Turner (Robert Redford), codinome Condor, e a equipe a qual faz parte apenas lê livros e imagina possíveis situações que podem ser usadas pela C.I.A. Um dia ele vai comprar comida, mas como chovia sai por uma "saída secreta" em vez de sair pela porta da frente. Ao retornar, vê que todos os seus colegas de trabalho tinham sido mortos. Apavorado, pois não é um agente de campo, liga para seu chefe, que diz que logo vão resgatá-lo. Porém na hora tentam matá-lo, mas Turner escapa ileso. Sem saber o que fazer, acaba sequestrando Kathy Hale (Faye Dunaway), uma fotógrafa, e vai para o apartamento dela, pois precisa de um lugar que ninguém da C.I.A. conheça enquanto tenta entender por qual razão querem vê-lo morto.


Dois repórteres rivais que trabalham para o Washington Post, Bob Woodward e CarlBernstein, pesquisam sobre o roubo de 1972 da Sede do Partido Democrático no condomínio Watergate. Com a ajuda de uma fonte misteriosa, os dois repórteres fazem uma conexão entre os ladrões e um funcionário da Casa Branca. Apesar das advertências sobre sua segurança, a dupla segue o dinheiro por todo o caminho até o topo.


Henry Brubaker, o novo diretor de uma prisão no Sul dos Estados Unidos, chega disfarçado de prisioneiro para ver como as coisas funcionam "de dentro". Seu objetivo é reformar uma instituição onde predomina a corrupção, o que o leva a fazer vários amigos, mas também a ganhar a desconfiança daqueles que não creem que seus atos resultarão em melhorias duradouras. Com a ajuda de Lillian Gray, assistente do governador, ele põe fim à rotina de prisioneiros trabalharem como escravos para os habitantes da cidade, consegue comida digna sem se valer de propinas. Quando parte, Brubaker leva consigo o respeito até do mais brutal dos criminosos. 


A caminho de um estágio no Chicago Cubs, o jovem fenômeno do beisebol Roy Hobbs é baleado pelo instável Harriet Bird. Após 16 anos, Roy retorna ao beisebol profissional como novato para o último colocado, New York Knights. Apesar das discussões com o dirigente Pop Fisher, Roy se torna um dos melhores jogadores da liga e o Knights começa a ganhar. Mas o fato desagrada Judge, o dono, que deseja que Roy perca jogos.


Durante uma viagem solitária pelo Oceano Índico, um homem (Robert Redford) descobre, ao despertar, que o casco do seu veleiro de 12 metros foi partido numa colisão com um contentor que flutuava à deriva. Privado do rádio e dos instrumentos de navegação, o homem é apanhado numa violenta tempestade. Apesar de conseguir arranjar o casco estragado, da sua intuição de marinheiro e de uma força física desafiadora para a idade, sobrevive por pouco. Mas o sol implacável, a ameaça dos tubarões e as suas parcas reservas quase no fim obrigam este marinheiro alucinado a olhar a morte de frente.
Tecnologia do Blogger.