google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

HERÓIS DE TELEMARK (1965) - FILM REVIEW

herois-da-telemark-1965-film-review

O espião de dois mundos

Anthony Mann é um daqueles cineastas que partiram cedo, mas que deixaram um rastro de excelentes obras no cinema, ciclos inesquecíveis no western e um belo passeio por diversos gêneros.  Morreu de um ataque cardíaco em 1967 em Berlim durante as filmagens do filme de espionagem "O espião de dois mundos", que foi finalizado por Laurence Harvey, ator do elenco.

Mas o que nos interessa hoje é o seu penúltimo filme, Heróis da Telemark. Neste filme histórico, o diretor Anthony Mann conta a história real de um grupo de nove determinados e corajosos noruegueses cuja atuação deu novos rumos à Segunda Guerra Mundial. O filme se passa em 1942. Na Noruega, durante a ocupação alemã, o professor de física Dr. Pederson (Kirk Douglas) e o líder secreto Strand (Richard Harris) têm que convencer a Inteligência Britânica de que os nazistas estão planejando construir a bomba atômica. A ‘Hydro Plant’ - fábrica de água pesada em Telemark, é central estratégica da força inimiga e os Aliados decidem enviar uma força-tarefa para destruí-la.


Embora este filme tome liberdades com alguns fatos históricos (fato absolutamente comum), alguns detalhes técnicos são surpreendentemente corretos, dado que foi feito vinte anos depois da guerra. Por exemplo, o carro usado pelos noruegueses era equipado com um "gerador" que converte madeira em gás natural. Como a gasolina era escassa, os carros civis não podiam usar gasolina de verdade.

Na perseguição ao esqui, onde Jensen ( Roy Dotrice ), de preto, está perseguindo Pedersen ( Kirk Douglas ), o dublê de Dotrice foi um dos heróis sabotadores originais da operação de Telemark (prova que havia gente de gabarito para auxiliar a produção). Aliás, o Telemark do título deste filme refere-se a um distrito do condado na região de Østlandet , da Noruega Oriental.


As missões reais da Segunda Guerra Mundial, nas quais este filme é baseado, foram conduzidas por membros noruegueses do  British Special Operations Executive (SOE) e resultaram na morte de trinta soldados de comando britânicos. Alguns foram capturados enquanto alguns deles morreram quando dois planadores caíram durante o desembarque na Noruega.

O livro "The Special Operations Executive 1940-1946" de MRD Foot , afirma que a Operação Gunnerside, uma das três e mais bem-sucedidas missões nas quais este filme é baseado, e posteriormente rotulada pela  British Special Operations Executive  como sendo o ato mais bem sucedido de sabotagem em toda a Segunda Guerra Mundial. Este ataque foi dado a mais alta prioridade militar, e tratou-se de uma séria desvantagem para o desenvolvimento nazista de uma bomba atômica na Segunda Guerra Mundial.



Os verdadeiros nomes de código da missão para as operações da Telemark na Segunda Guerra Mundial foram a Operação Freshman, a Operação Grouse e a Operação Gunnerside. O ataque foi originalmente programado para outubro de 1942, mas não foi realizado até fevereiro de 1943. A Operação Grouse estabeleceu uma equipe avançada de quatro noruegueses acima da usina hidrelétrica no platô de Hardanger. A Operação Freshman não teve sucesso e resultou na morte de paraquedistas britânicos quando o planador caiu e todos os sobreviventes foram capturados, interrogados, torturados e mortos pela Gestapo nazista. O seu objetivo era o encontro com os noruegueses da Operação Grouse e em seguida invadir a estação hídrica de Vemork. Operação Gunnerside foi a segunda tentativa, agora bem-sucedida, da Operação Freshman.

Uma situação bastante curiosa é colocada de forma sutil no filme. Pouco antes do soldado sair da Usina ele coloca sua arma no chão. Nenhuma explicação para isso é dada no filme, mas durante a invasão real, uma metralhadora Thompson foi propositadamente deixada para trás, para indicar que era o trabalho das forças britânicas, e não da resistência local, a fim de tentar evitar represálias.  Os invasores usavam uniformes britânicos pelo mesmo motivo. A arma foi deixada para trás no caso de todos saírem sem serem vistos.


Muitos dos combatentes da resistência norueguesa eram comunistas, fato que foi ignorado no filme. Um documentário sobre a missão chamado The Real Heroes of Telemark de 2003, foi feito para mostrar algumas comparações entre a ficção mostrada no filme e o que realmente aconteceu. 

O comandante do ataque real, e seu último membro sobrevivente, Joachim Ronneberg, morreu em 2018 aos 99 anos de idade. Ele estava entre os soldados noruegueses mais condecorados da Segunda Guerra Mundial. Por esta ação, ele foi premiado com o maior prêmio por bravura pelo rei da Noruega e também foi premiado com medalhas pelos Estados Unidos, Reino Unido e França.


Heróis

Foi um dos 15 filmes mais populares nas bilheterias britânicas em 1966. Um dos grandes diretores do cinema, Martin Scorsese, é fã do filme, em particular, com relação à simplicidade que certas cenas tem, mas que se tornam grandiosas nas mãos de Mann. Esta é uma das principais características do diretor. Ele inclusive guarda um episódio, digamos infeliz, com Kirk Douglas. Mann foi escalado para dirigir Spartacus, alguns anos antes. Mas ele foi "convidado" a sair porque não se adaptou à grandiosidade da história (o que convenhamos, tinha mesmo que acontecer, é só ver o resultado da direção dele em outros épicos). Mas Douglas não entendeu que foi algo certo, se sentindo mal pela saída do diretor. Sendo assim, prometeu a Mann que trabalharia com ele novamente e assim o fez em Heróis da Telemark. Detalhe: o produtor responsável por dispensar Mann foi ... Kirk Douglas. 


Heróis da Telemark é a prova de Mann fazia um cinema diferenciado e que justificava o fato dele ser reverenciado no mundo todo. Obrigatório.


Classicline lançou esta obra inesquecível, que pode ser comprada diretamente no site da própria empresa, com ótimos descontos no frete e promoções absurdas para ficarem tentados a levarem vários filmes. Não deixem de conferir.



Tecnologia do Blogger.