google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

PARCERIAS NO CINEMA: AKIRA KUROSAWA E TOSHIRO MIFUNE


Olhando algumas fotos de Akira Kurosawa e Toshiro Mifune, me remeteu a uma dupla ficcional: Rei Arthur e Lancelot. Kurosawa, o rei (imperador seria mais apropriado) enquanto Mifune seria o seu melhor guerreiro (ou samurai). Nas fotos, a dupla sempre passa a mesma impressão: Enquanto o maestro orquestra sua obra, ele admira a fúria e concentração de Mifune em cena. 

A dupla rendeu uma série de fantásticas obras primas e sempre com Mifune monstruoso em cena enquanto Kurosawa realizava alguns dos mais brilhantes filmes nipônicos da história, além de flertar com o cinema ocidental várias vezes, sendo adaptando Shakespeare, Dostoiévski, Gorky ou  levando o Noir para a realidade japonesa.

A relação dos dois começou através de uma dica que Kurosawa recebeu. Ele precisava ir ao estúdio Toho ver o jovem Mifune atuando e assim o fez. E lá se impressionou com sua fúria.   A história foi assim: em 1947, um dos amigos de Mifune que trabalhou para o Departamento de Fotografia da Toho Productions sugeriu que Mifune experimentasse a função. Ele acabou sendo aceito para uma posição como assistente de câmera. Por conta de uma debandada de talentos, a Toho organizou um concurso chamado "Novos rostos", a fim de descobrir nomes um possível estrelato.


Neste momento, a atriz  Hideko Takamine (que fez impressionantes 181 filmes, desde a década de 30 e trabalharia com MIfune na obra prima O homem do riquixá, em 1958), falou para Kurosawa prestar atenção no jovem talentoso Toshiro. O teste foi primoroso para ele. Não por ter passado, que não o fez, mas porque ele causou um impacto permanente em Akira.

Diversos fatores contribuíram para a ruptura que encerrou essa colaboração antológica. Uma delas foi a de que Kurosawa tinha o hábito de monopolizar sua equipe e estrelas. Mifune foi por outro caminho, menos artístico. Isto pode ser observado pela quantidade expressiva de filmes que Mifune trabalhou depois de 1965, ano do último Kurosawa da sua vida. Considerando que suas carreiras encerraram na mesma época, pode-se afirmar que Kurosawa não queria que Mifune prostituísse sua carreira em filmes menores, desperdiçando seu monstruoso talento. E pior: ele estava certo. Mas Mifune levou uma vida cara e precisava do dinheiro.

Certa vez, foi sugerido a Kurosawa que Mifune seria a estrela perfeita para protagonizar Ran. Sua resposta, curta e objetiva, diz como terminou a relação de ambos: “Eu não trabalharia com ninguém que aparecesse em produções como Shogun“.


Depois da separação, a carreira de ambos continuou fluindo bem até praticamente na mesma época. Kurosawa fez mais 7  filmes até 1993. Ele faleceu apenas 5 anos depois, aos 88 anos. Já Mifune foi até 1995, falecendo em 1997 aos 77 anos.  

No final das contas, o que importa é a história que fizeram juntos. E quando pegamos um filme como Sete Samurais, ao darmos play, vemos "só" um dos 10 maiores filmes da história do cinema com uma das grandes interpretações do cinema. Na exibição não há espaço para os problemas pessoais da dupla do lado de fora da tela.

Um detalhe curioso: o produtor e diretor George Lucas foi responsável pela distribuição internacional de Kagemusha, a Sombra de um Samurai em 1980 (enquanto Spielberg fez o mesmo com Sonhos em 1990). Já Mifune recusou uma oferta de  Lucas para ser Darth Vader ou Obi-Wan Kenobi.  

➤Sinopse:

No Japão pós-guerra, um jovem gângster é ferido em uma luta com rivais e é tratado por um médico alcoólatra. O gângster é diagnosticado com tuberculose e é convencido pelo médico a fazer o tratamento, tornando-se grandes amigos. O antigo chefe do gângster sai da prisão e reassume a gangue. O jovem gangster perde seu status e é excluído do grupo. Um dia, o jovem e seu ex-chefe se enfrentam em uma luta que pode levá-los a morte.

➤Sinopse:

Kyoji é um jovem médico que foi mandado a guerra pouco tempo após noivar. Mas, durante uma operação ele se corta e contrai sífilis de um paciente. Com o intuito de poupar o sofrimento da noiva, ele termina o noivado sem lhe dar explicações, enquanto inicia o tratamento contra a doença, decidido a carregar o fardo sozinho, até encontrar o homem de quem contraiu o vírus.

➤Sinopse:

Murukami, um jovem investigador de homicídios, é roubado em um ônibus e perde sua pistola. Ele começa uma busca insana atrás de sua preciosa arma, sem sucesso, até receber a ajuda de um sábio e mais experiente detetive chamado Sato. Só que as razões para tudo ficam mais sensíveis e dramáticas quando Murukami descobre que o ladrão só entrara para esse perigoso mundo do crime pelo desespero da necessidade humana. 

➤Sinopse:

Durante uma forte tempestade, um lenhador (Takashi Shimura), um sacerdote (Minoru Chiaki) e um camponês (Kichijiro Ueda) procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako (Machiko Kyô) e o assassinato do marido dela, Takehiro (Masayuki Mori), um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru (Toshirô Mifune), onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma "verdade", que entra em conflito com os outros.

➤Sinopse:

Ichiro Aoe, um jovem pintor e a famosa cantora Miyako Saijo, de férias nas montanhas, se conhecem e acabam virando notícia num jornal sensacionalista, quando um repórter tira uma fotografia dos dois juntos na sacada de um quarto. A distorção dos fatos irrita a ambos e o pintor resolve processar o jornal contratando um ambicioso advogado.

➤Sinopse:

Após sair de um hospício, homem decide mudar-se de cidade. É quando Kameda viaja para Hokkaiko e acaba envolvendo-se com duas mulheres, vindo a relacionar-se com uma delas - ainda que esteja apaixonado pela outra. O drama instaura-se com a iminência de um assassinato, após uma perceber que não é amada e decidir tomar providências drásticas quanto a sua situação. Baseado em um romance de Dostoiévski

➤Sinopse:

No século XVI, durante a era Sengoku, quando os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados pois eram agora desprezados pelos seus aristocráticos senhores (samurais sem mestre eram chamados de "ronin"). Kambei (Takashi Shimura), um guerreiro veterano sem dinheiro, chega em uma aldeia indefesa que foi saqueada repetidamente por ladrões assassinos. Os moradores do vilarejo pedem sua ajuda, fazendo com que Kambei recrute seis outros ronins, que concordam em ensinar os habitantes como devem se defender em troca de comida. 

➤Sinopse:

Velho empresário está obcecado com a ideia de que haverá um extermínio nuclear. A família conclui que ele já não é capaz de gerir os negócios e o afasta. Ele continua com medo e tenta convencer a todos a sair do Japão em busca de segurança na América do Sul, no Brasil. Nesta ocasião, ele mostra as vicissitudes de uma família numerosa com um pai obsessivo e sua obsessão com uma guerra nuclear.

➤Sinopse:

O filme mostra o cotidiano de estranhos hóspedes numa pequena pensão. Ali, desfilam diversos tipos de gente, como um ex-samurai, um ator e um jogador, enquanto, paralelamente, forma-se um intrincado triângulo amoroso envolvendo a proprietária Osugi, sua irmã Okayo e o ladrão Sutekichi, que deseja a ambas. Baseado na peça The Lower Depths de Maxim Gorky, porém o local do filme foi alterado para o Japão do período Edo.

➤Sinopse:

Yoshiteru Miki (Akira Kubo) e Taketori Washizu (Toshirô Mifune) são os comandantes do primeiro e do segundo castelo de um reino local, cuja sede fica no Castelo das Teias de Aranha. Após defenderem seu senhor em batalha, eles estão retornando para casa quando encontram um espírito que prediz o futuro de ambos. Ele diz que Washizu em breve assumirá o trono e que o filho de Miki, Yoshaki (Minoru Chiaki), o sucederá. Ao retornar para casa, Washizu comenta a predição com a esposa, lady Asaji (Isuzu Yamada). Ela acredita no que o espírito disse e incentiva o marido a agir quando o atual rei chega em seu castelo, para passar a noite.

➤Sinopse:

A história conta a saga de dois camponeses, Tahei e Matashichi (Minoru Chiaki e Kamatari Fujiwara) que fogem da destruição causada por uma batalha. Durante a fuga, eles encontram o general Rokurota Makabe (Toshirō Mifune) que está escoltando a princesa de uma família nobre e suas riquezas para um lugar seguro. Os camponeses passam a acompanhar o general e a princesa, pensando em roubar o ouro. O grupo então segue seu caminho em território inimigo, buscando um lugar onde a princesa e o general possam reconstruir um exército para retomar suas terras perdidas.

➤Sinopse:

No Japão do pós-guerra, um jovem tenta se utilizar de sua posição no coração de uma empresa corrupta para expor os homens responsáveis pela morte de seu pai. No dia de seu casamento, vários rumores e comentários circulam entre os presentes, que cinco anos antes, o pai de Nishi morreu após cair de uma janela do andar do edifício da empresa. Muitos duvidam de um suicídio. Nishi tentará investigar sobre um possível assassinato de seu pai.

➤Sinopse: 

No Japão do século XIX, Sanjuro (Toshirô Mifune), um samurai errante, entra em uma pequena cidade rural. Ao descobrir pelo estalajadeiro que a cidade é dividida em duas gangues, Sanjoro coloca os dois lados em confronto, mas quando Unosuke (Tatsuya Nakadai), filho de um dos bandidos, chega à cidade com um revólver os esforços de Sanjuro ficam difíceis e ele sai da cidade. Porém, ao descobrir que Unosuke sequestrou o estalajadeiro, o samurai retorna a cidade para confrontá-lo.

➤Sinopse:

Depois de superar todos os desafios de filme anterior, Yojimbo, o samurai Sanjûrô Tsubaki (Toshirô Mifune) une-se a um grupo de jovens idealistas que estão determinados a acabar com a corrupção que há em sua cidade. Porém, este cínico samurai está muito aquém dos conceitos ideais que esses jovens têm de um nobre guerreiro.

➤Sinopse:

Um executivo hipoteca tudo o que le tem na tentativa de dar um golpe e assumir a Companhia Nacional de Sapatos, na tentativa de manter a empresa fora das mãos dos outros executivos incompetentes e gananciosos. Contudo, o mesmo dinheiro que ele arrecada pode pagar o resgate que possivelmente irá salvara  vida de uma criança. Levando o executivo a tomar decisões extremas e elaborar procedimentos policiais.

➤Sinopse:

A história se passa em um hospital de caridade, na cidade de Edo (atualmente Tóquio), no Japão do século XIX. Um médico jovem e arrogante e um piedoso professor têm um tumultuado relacionamento na clínica em que trabalham. O professor, que é diretor da clínica, tenta ensinar a seu amargurado médico residente a respeitar e apreciar as vidas de seus pacientes desamparados.




A Versátil lançou “O cinema de Kurosawa vol. 2”, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne 3 clássicos em inéditas versões recentemente restauradas do mestre Akira Kurosawa (1910-1998), o mais consagrado cineasta do Japão, além de mais de três horas de vídeos extras sobre o diretor e os filmes da coleção. Edição Limitada com 6 cards.
  
Disco 1:

HOMEM MAU DORME BEM (Warui yatsu hodo Yoko nemuru, 1960, 151 min.)
Com Toshiro Mifune, Masayuki Mori, Kyoko Kagawa.

⇨ SinopseNo Japão do pós-guerra, um jovem executivo tenta usar de sua posição em uma firma corrupta para expor os responsáveis pela morte de seu pai. Combinando elementos do “Hamlet” de Shakespeare com a estética do filme noir norte-americano, Kurosawa realizou um retrato corrosivo do mundo corporativo japonês nesta obra-prima absoluta que conta com uma atuação monstruosa de Toshiro Mifune.


Disco 2:

CÉU E INFERNO (Tengoku to jigoku, 1963, 144 min.)
Com Toshiro Mifune, Yutaka Sada, Tatsuya Nakadai.

⇨ SinopseO diretor de uma fábrica de sapatos tem o filho raptado. O sequestrador exige uma quantia exorbitante como resgate. Mas, quando o executivo vai efetuar o pagamento, ele tem uma surpresa. Baseando-se num romance policial de Ed McBain, Kurosawa analisa as entranhas do capitalismo japonês neste fascinante filme noir que aborda também as diferenças sociais entre a burguesia (céu) e a pobreza (inferno).

Disco 3:

O BARBA RUIVA (Akahige, 1965,186 min.)
Com Toshiro Mifune, Yuzo Kayama, Tsutomo Yamazaki. 

⇨ SinopseJapão, século XIX. Um jovem e arrogante médico é enviado para trabalhar numa clínica num bairro muito pobre, onde a sua prepotência será moldada pela piedade e pela sabedoria do velho Dr. Niide, apelidado de Barba Ruiva. Drama sublime acerca da bondade humana, este foi o último filme da parceria de Kurosawa com Mifune, cuja atuação magnífica lhe rendeu o Prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza. 

EXTRAS:  Especiais e depoimentos sobre os filmes (155 min.), Trailers (9 min.)


Informações técnicas da edição:

Títulos em português: Homem Mau Dorme Bem, Céu e Inferno, O Barba Ruiva
Títulos originais: Warui yatsu hodo Yoko nemuru, Tengoku to jigoku, Akahige
País de produção: Japão
Ano de produção: 1960-1965
Gênero: Drama, Policial
Direção: Akira Kurosawa
Elenco: Toshiro Mifune, Masayuki Mori, Kyoko Kagawa, Yutaka Sada, Tatsuya Nakadai, Yuzo Kayama, Tsutomo Yamazaki
Idioma: Japonês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 2.55:1
Tempo de duração: 481 min.
Região: 4
Preto & Branco
Faixa etária: 14 anos

ADQUIRA AQUI:
”Versátil


Tecnologia do Blogger.