google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES IMPERDÍVEIS ENVOLVENDO INTERROGATÓRIOS

10-filmes-sobre-interrogatorios

Basicamente, interrogatório é momento processual em que autoridade judicial argui o réu sobre sua identidade e fatos relacionados à acusação que lhe é feita. Na realidade, ainda que seja uma oportunidade do arguido se defender ou explicar fatos, o interrogatório é visto como intimidador e que pressiona o interrogado até mesmo confessar delitos que não cometeu. 

Abaixo, 10 filmes sobre o tema, que foi tratado de diversas formas no cinema. 

➤Direção: : Peter Glenville
Sinopse:

Um cardeal (Alec Guinness) é preso após ter sido acusado de traição contra o Estado. Ele resiste à dominação nazista e ao governo totalitário que se instaurou até então. Na prisão, seu interrogador (Jack Hawkins) está determinado a extrair do Cardeal uma confissão contra o Estado e, desta forma, enfraquecer o poder que este homem tem sobre a população. O Cardeal resiste a todas as pressões e se esforça constantemente para manter a calma e lucidez.

➤Direção: Costa-Gavras
Sinopse:

O político checoslovaco Arthur London é raptado por desconhecidos que, sem nenhuma forma de processo, tentam obrigá-lo, na base da tortura, a confessar uma traição ao partido. A sua resistência quebra e durante um julgamento é considerado culpado, mas a sua esposa e os seus amigos conseguem amnistia decorridos cinco anos.
O filme conta as memórias de Arthur London, um político checoslovaco, e obteve um poder de convicção intenso e penoso devido à identificação do protagonista Yves Montand no desempenho do seu papel.

➤Direção: Sidney Lumet
Sinopse:

O oficial britânico Johnson (Sean Connery) é um veterano da força policial britânica. Em seus vinte anos de carreira, ele enfrentou incontáveis assassinatos estupros e demais crimes bárbaros - que, ao que tudo indica, deixaram uma marca terrível em sua alma. Na busca por um homem que vinha molestando uma série de jovens meninas, Johnson encontra no aparentemente entorpecido Kenneth Baxter (Ian Bannen, de 'Coração Valente') seu principal suspeito. E durante um interrogatório, a fera adormecida dentro de Johnson explode com violência, mostrando que, ao conviver com seres tão monstruosos durante tanto tempo, talvez ele tenha se transformado em um deles. 

➤Direção: Claude Miller
Sinopse:

Jerome Martinaud é um advogado francês rico e poderoso que se torna o principal suspeito do estupro e assassinato de duas meninas. Os inspetores Antoine Gallien e Marcel Belmont trazem Martinaud para interrogatório, mas o advogado insiste que ele é inocente e as evidências que parecem incriminá-lo não são conclusivas. Como Gallien e Belmot continuam a interrogar Martinaud, sua frustração cresce e sua abordagem aumenta em intensidade.

➤Direção: Ryszard Bugajski
Sinopse:

Tonia, uma cantora de cabaré inexplicavelmente presa por autoridades polonesas, se vê em um dilema entre manter-se viva ou contar a verdade. Enquanto a postura de Tonia assegura sua posição como uma vítima do regime vigente, a brutalidade masculina adotada por seus interrogadores traça um paralelo com a governo opressor de Stalin.

➤Direção: Bryan Singer
Sinopse:

Após uma explosão no cais, a polícia contabiliza 27 corpos e duas testemunhas: um húngaro em estado crítico e um conhecido ladrão deficiente físico, que saiu completamente ileso. Quando os dois dão seus depoimentos, fica clara a participação de Keyser Soze, húngaro misterioso e impiedoso que foi o mentor de um golpe contra um grupo de traficantes de drogas da Argentina. Mas quem é esse homem?
A inspiração do roteirista Christopher McQuarrie para criar o personagem Keyser Soze veio do assassino John List, famoso por ter matado toda sua família em 1971.

➤Direção: Craig Monahan
Sinopse:

Eddie Rodney Fleming (Weaving) é um homem que vive sozinho depois de perder o emprego e a família. Uma manhã, enquanto dormia em uma poltrona, Eddie é acordado pelo som da polícia invadindo seu apartamento. A polícia, liderada pelo detetive sargento John Steele (Martin) com seu parceiro Wayne Prior, revira os pertences de Eddie e o leva até a delegacia, onde eles começam um longo interrogatório, se concentrando inicialmente num carro roubado.

➤Direção: Gavin Hood
Sinopse:

Anwar El-Ibrahimi (Omar Metwally) está retornando aos Estados Unidos, após participar de uma conferência na África do Sul. Entretanto antes de desembarcar, mas já em solo americano, ele é retido por autoridades do governo. Isabella (Reese Whiterspoon), sua esposa, fica à sua espera no aeroporto, em vão. Anwar simplesmente desaparece, sem que Isabella ou qualquer outra pessoa saiba o que aconteceu com ele. Na verdade Anwar foi retido a mando de Corrine Whitman (Meryl Streep), que investiga a morte de cidadãos americanos em um atentado terrorista e desconfia que ele tenha algum envolvimento com um grupo perigoso no Egito, seu país-natal. Anwar é levado para fora dos Estados Unidos, onde passa a ser torturado com o objetivo de revelar as informações que sabe. Paralelamente Isabella busca a ajuda de um antigo amigo de escola, Alan Smith (Peter Sarsgaard), que agora trabalha como assessor de um senador (Alan Arkin).

➤Direção: Kathryn Bigelow
Sinopse:

Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo, onde todos os esforços foram realizados na busca pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden.

➤Direção: Scott Z. Burns
Sinopse:

Após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, a CIA passou a adotar o uso da tortura como meio de obter informações de pessoas consideradas ameaças ao país, sob a justificativa de evitar a todo custo que um ataque do tipo acontecesse mais uma vez. Trabalhando para a senadora Dianne Feinstein (Annette Bening), o agente Daniel J. Jones (Adam Driver) inicia, em 2007, uma investigação interna acerca de denúncias sobre a destruição de fitas de interrogatório por parte da CIA, divulgadas através de reportagem publicada pelo jornal New York Times. Com muita dificuldade em conseguir os documentos necessários, Daniel dedica-se ao relatório por quase uma década, sem saber se um dia as descobertas por ele feitas serão expostas ao público.

Menções honrosas:


Tecnologia do Blogger.