google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

15 FILMES SOBRE PESSOAS QUE FAZEM STAND UP

15-filmes-sobre-pessoas-que-fazem-stand

Comédia stand-up é definida por um show de humor executado por apenas um (a) comediante, que se apresenta geralmente em pé (daí o termo ¨stand-up¨), sem acessórios, cenários ou mesmo caracterização. Os temas são variados e normalmente tem relação com o cotidiano da localidade, sendo que os comediantes chegam a estudar costumes e situações comuns ao dia a dia de uma determinada cidade antes da apresentação:

Abaixo, 15 filmes que retratam os comediantes de stand-up. Boa sessão:

Direção: Bob Fosse

Através de excertos dos seus números, e de uma montagem de entrevistas com aqueles que privaram com ele, como a esposa Honey (Valerie Perrine), do empresário Artie Silver (Stanley Beck), ou a sua mãe Sally Marr (Jan Miner), acompanhamos a polémica carreira do comediante Lenny Bruce (Dustin Hoffman), uma figura tão icónica quanto controversa no circuito da comédia nos anos 50 e 60, cuja forma de chocar o seu próprio público lhe trouxe problemas com a justiça.

Direção: Martin Scorsese

O pugilista peso-médio Jake LaMotta (Robert De Niro), chamado de "o touro do Bronx", sobe na carreira com a mesma rapidez com que sua vida particular se degrada, graças ao seu temperamento violento e possessivo. Todos ao seu redor são afetados por seu comportamento auto-destrutivo, como seu irmão e empresário Joey LaMotta (Joe Pesci) e sua esposa Vickie (Cathy Moriarty).

Direção: Martin Scorsese

O objetivo de vida de Rupert Pupkin (Robert De Niro) é ser um grande comediante e acredita que terá boas chances de alcançar seu sonho se tiver a oportunidade de aparecer no programa de seu ídolo, o talk show de Jerry Langford (Jerry Lewis). Para conseguir esta chance, pode ser necessário muito esforço e persistência, mas ele está disposto a rondar o escritório do comediante e até mesmo sequestrá-lo.

Direção: Richard Pryor

Da pobreza de Illinois ao glamour de Hollywood, do abandono da mãe ao reconhecimento do mundo, a vida de Richard Pryor é um relato de dramas, tragédias, excessos. Após quase morrer em um acidente relacionado às drogas, ele é levado à terapia intensiva e revive os momentos mais importantes de sua vida.

Direção: David Seltzer

Steven Gold (Tom Hanks) é um comediante de stand-up, que trabalha regularmente na Gas Station, um clube de comédia de Nova Iorque. Ele está falido e recentemente abandonou a faculdade de medicina. Lilah Krytsick (Sally Field) é dona de casa e tem a ambição de ser uma comediante de stand-up, no entanto, ela não parece ter o talento. Steven a ajuda e ensina a arte da comédia e do humor. Mas, quando uma emissora de TV organiza uma noite de comédia no clube, Steve vê sua oportunidade para fama e estrelato. Agora é cada um por si.

Direção: Billy Crystal

Buddy Young Jr. é um comediante de stand-up que chega ao auge da popularidade durante os anos 50 como "Senhor Sábado à Noite" e que vê a carreira entrar em declínio ao insistir em apresentar piadas ofensivas. A partir daí, uma crise leva ao rompimento com seu irmão e até então agente, Stan, que resolve se aposentar e ir morar na Flórida.

Direção: Milos Forman

Cinebiografia de Andy Kaufman (Jim Carrey), considerado o mais excêntrico, inovador e enigmático comediante de seu tempo. Um mestre em provocar o público, Kaufman podia gerar gargalhadas, um silêncio sepulcral, lágrimas ou até mesmo brigas, o que lhe valeu a fama de gênio da comédia americana.

Direção: Al Corley

Ao ser dispensado pela namorada, Peter (Marcus Thomas) percebe o quanto é solitário e infeliz. Para superar esse sofrimento, ele faz algo inesperado: faz um teste para uma peça do teatro comunitário da cidade. Apesar de não ter nenhum contato anterior com a atuação, ele acaba conseguindo o papel principal, mesmo sem ter certeza se vai ser capaz de fazê-lo. Mas essa experiência vai mudar sua vida para sempre.

Direção: Judd Apatow

George Simmons é um comediante de sucesso que descobre ter uma doença incurável e pouco menos de um ano de vida. Ira Wright também é comediante, possui um grande talento apesar de novato, mas trabalha em um restaurante. Certa noite, os dois artistas acabam se apresentando no mesmo local. George, imediatamente, decide ser o mentor de Ira para que ele possa dar continuidade ao seu trabalho. Nasce, então, uma amizade grande e genuína entre os dois comediantes.

Direção: Gillian Robespierre

Donna Stern (Jenny Slate) é uma comediante de pouco sucesso. Após ser abandonada pelo namorado e despedida no emprego, ela acha que tudo está perdido, mas encontra Max (Jake Lacy), um rapaz gentil com quem passa uma noite. O resultado desse encontro é a gravidez inesperada de Donna. E agora, como contar ao homem que ela mal conhece?

Direção: Taylor Hackford

Jackie Burke (Robert De Niro) é um comediante que perdeu o prestígio e que tenta, a qualquer custo, reaver a antiga fama. Quando condenado a prestar serviços comunitários por ter atingido um membro da plateia com o microfone, Jackie conhece Harmony (Leslie Mann), uma surpreendente ruiva que transforma a sua vida.

Direção: Michael Showalter

O comediante e motorista de Uber paquistanês Kumail (Kumail Nanjiani) e a estudante de psicologia Emily (Zoe Kazan) se apaixonam em Chicago, mas encontram dificuldades no momento em que suas culturas entram em conflito. Quando Emily contrai uma doença misteriosa e é colocada em coma, Kumail tenta enfim resolver o conflito emocional entre sua família e seu coração.

Direção: Eva Vives

Nina (Mary Elizabeth Winstead) é uma comediante incrivelmente talentosa e provocativa, fugindo de um ex namorado abusivo e com a oportunidade de sucesso, ela se muda para Los Angeles. Lá ela conhece Rafe (Common), um homem infinitamente paciente que a oferece a chance de ter sucesso também em sua vida amorosa, mas a vida estável não vem tão fácil para Nina e ela passa por dificuldades tentando conciliar a ideia de ser autêntica e feliz, tanto na carreira quanto na vida pessoal.

Direção: Todd Phillips

Isolado, intimidado e desconsiderado pela sociedade, o fracassado comediante Arthur Fleck inicia seu caminho como uma mente criminosa após assassinar três homens em pleno metrô. Sua ação inicia um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é seu maior representante.

Direção: Craig Brewer

Vendedor de discos em uma loja pequena e comediante de pouco sucesso, Rudy Ray Moore (Eddie Murphy) vê sua vida mudar quando começa a ouvir as histórias das ruas para renovar seu repertório, inserindo piadas sujas e repletas de palavrões. Não demora muito para que ele faça imenso sucesso, migrando o sucesso nas casas de show para discos extremamente populares, entre a população negra norte-americana. Decidido a ampliar seus horizontes, Rudy decide rodar por conta própria um filme estrelado por seu alter-ego Dolamyte, um cafetão bom de briga que sabe lutar kung fu. O que ele não imaginava era que fazer cinema fosse algo tão complicado quanto conseguir que seu filme seja exibido em circuito comercial.




Tecnologia do Blogger.