google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

PAUL SCHRADER - 10 FILMES ESSENCIAIS

paul-schrader-10-filmes-essenciais

Paul é um nome fortemente ligado aos filmes mais antológicos de Martin Scorsese. Diversas obras importantes do cinema foram roteirizadas por Schrader e muitos acabam se esquecendo de que ele era um competente diretor. 

Nascido e criado em uma comunidade de calvinistas holandeses, foi só na universidade que entrou em contato com o cinema. O jovem estudante de Teologia apaixona-se por mestres como Bergman, Dreyer, Bresson, Fellini, Antonioni e Ozu. Lá ele decidiu trocar o curso por cinema. Seus primeiros passos no cinema foram como crítico e posteriormente, roteirista. 

Seu primeiro trabalho nesta função foi em 1974, com Operação Yakuza. E 4 anos depois, assume a primeira vez o posto de diretor.

➤Sinopse: 

O ex-militar capelão Toller sofre pela perda do filho que ele encorajou a se alistar nas forças armadas. Outro desafio começa quando ele faz amizade com a jovem paroquiana Mary e seu marido, que é um ambientalista radical capaz de medidas extremas. Toller logo descobre segredos de sua igreja com relação a empresas inescrupulosas, mergulhando numa crise de fé que o faz questionar seu propósito no mundo.

➤Sinopse: 

Xerife de uma pequena cidade não consegue se equilibrar em nenhuma de suas relações, seja com a filha, a ex-mulher, os colegas de trabalho, a atual companheira, e principalmente seu pai. As memórias traumáticas da família parecem ser a chave de todos os seus incômodos existenciais, refletidos nos pequenos gestos de sua vida, a exemplo de uma dor de dente que nunca passa, parecendo concentrar mais do que um simples tormento físico.

➤Sinopse: 

John LeTour (Willem Dafoe) é um ex-viciado em heroína que trabalha entregando drogas para a traficante Ann (Susan Sarandon), boa pinta e sempre bem arrumado ele consegue fazer suas entregas em todos os lugares sem chamar a atenção, porém sua chefe tem a pretensão de largar o negócio ilegal e abrir uma empresa de cosméticos. Preocupado com a situação e em como continuará ganhando a vida, acaba se metendo com velhos conhecidos do submundo e para complicar ainda mais terá de lidar com a overdose de uma cliente.

➤Sinopse: 

Um casal inglês vai passar as férias em Veneza para relaxar e conversar sobre a relação. Certo dia, eles se perdem enquanto procuram um restaurante e um estranho se oferece para acompanhá-los. Ele ocupa os dois com taças de vinho e histórias estranhas de sua infância. O casal deixa o local desorientado e bêbado. No dia seguinte, quando o estranho os encontra na praça, convida-os a conhecer seu luxuoso flat e sua companheira. Os encontros casuais dos pares leva o casal britânico à orbita mortal dos venezianos. Nada é o que parece ser.

➤Sinopse: 

A jovem Patricia Hearst (Natasha Richardson) é herdeira de um grande patrimônio e portanto corre o constante perigo do interesse de outros indivíduos. Ela é sequestrada por criminosos revolucionários em Berkeley, na casa que dividia com o namorado, e torturada no intuito de ser doutrinada com as crenças do grupo de bandidos, que é liderado por Cinque (Ving Rhames).

➤Sinopse: 

Talvez o mais importante escritor/romancista japonês do século XX, Yukio Mishima foi um homem único e guerreiro que chegou a organizar um "exército particular", tomando de assalto o Quartel Japonês, fazendo refém o General e rendendo a sua Guarda Militar, para defender os valores imperiais, tradicionais do Japão. O filme é estruturado em quatro partes: as três primeiras - Beleza, Arte e Ação - misturam acontecimentos pessoais da vida do escritor com suas obras: "O Templo do Pavilhão Dourado", "A Casa de Kioto" e "A Fuga dos Cavalos", para falar da obra, da infância e da juventude de Mishima. A quarta parte, "A Harmonia da Pluma e da Espada", aborda o ritual do suicídio de Mishima que, depois de cortar o abdômen, é decapitado por um de seus seguidores, como parte do ritual "haraquiri". 

➤Sinopse: 

Após vários anos Irena Gallier (Nastassja Kinski), uma sensual e jovem mulher, encontra Paul (Malcolm McDowell), seu irmão, e descobre horrorizada que pertencem a uma tribo que, na hora do sexo, se transforma em panteras assassinas. Como está apaixonada, mas ainda é virgem, teme em se transformar quando estiver ao lado do diretor do zoológico Oliver Yates (John Heard), o homem que ama. Paralelamente é assediada pelo irmão, que diz que a única relação sexual possível que diz que ela pode ter um relacionamento incestuoso com ele, assim como aconteceu os pais deles, que também eram irmãos e carregavam a mesma maldição.

➤Sinopse: 

Em Los Angeles Julian Kaye (Richard Gere), um gigolô para mulheres sofisticadas, ricas e entediadas, se envolve com Michelle Stratton (Lauren Hutton), uma cliente casada com um político. Enquanto está curtindo sua paixão. Julian é acusado do assassinato de outra cliente, mas devido à profissão que exerce torna-se vulnerável a pagar por um crime que não cometeu. Mesmo Michelle pagando excelentes advogados para defendê-lo, a situação de Julian é no mínimo delicada.

➤Sinopse: 

Jake VanDorn é um homem de negócios extremamente religioso do interior dos Estados Unidos cuja filha desaparece durante uma viagem à Califórnia. Após contratar um detetive particular ele descobre que ela está atuando em filmes pornôs clandestinos, mas várias semanas se passam sem mais notícias. Ele então decide ir procurá-la pessoalmente, e em sua busca acaba entrando no obscuro mundo da pornografia e prostituição.

➤Sinopse: 

Um trio de trabalhadores da indústria automobilística, farto de maus tratos nas mãos da gerência, cria um plano para roubar um cofre na sede do sindicato. No furto, conseguem um livro que contém evidência de operação de empréstimo ilegal do sindicato e vínculos com o crime organizado. Eles tentam chantagear a empresa com a informação, gerando uma série de consequências que colocarão em risco a amizade e suas vidas.


A Versátil lançou também “O Cinema da Nova Hollywood vol. 2”, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que traz 6 clássicos inéditos da geração de cineastas que revolucionou Hollywood entre os anos 1960 e 70, todos em versões restauradas. Mais de uma hora de extras, incluindo depoimentos e análises dos filmes. Edição Limitada com 6 cards.
  
Disco 1:

VIVENDO NA CORDA BAMBA
(Blue Collar 1978, 113 min.)
De Paul Schrader. Com Richard Pryor, Harvey Keitel, Yaphet Kotto.

⇨ SinopseEntre uma cerveja e outra, três operários de uma fábrica de automóveis têm a ideia de roubar o sindicato local. Excelente filme com forte comentário social que marcou a estreia na direção do consagrado roteirista de “Taxi Driver”.

JOE – DAS DROGAS À MORTE
(Joe, 1970, 107 min.)
De John G. Avildsen. Com Peter Boyle, Dennis Patrick, Susan Sarandon.   

⇨ SinopseBill, um empresário conservador, e Joe, um operário de extrema-direita, formam uma relação perigosa após Bill confessar que matou o namorado da filha, um traficante de drogas. Drama sombrio do diretor de “Rocky, um lutador”. 

Disco 2:

O PREÇO DA SOLIDÃO
(The Effect of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds, 1972, 100 min.)
De Paul Newman. Com Joanne Woodward, Nell Potts, Roberta Wallach.

⇨ SinopseA história de Beatrice Hundsdorfer, uma viúva desempregada que mora com as filhas adolescentes, Ruth e Mathilde. Um dos filmes mais fascinantes da Nova Hollywood. Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.

UMA MULHER DIFERENTE
(That Cold Day in the Park, 1969, 106 min.)
De Robert Altman. Com Sandy Dennis, Michael Burns, Susanne Benton.  

⇨ SinopseUma mulher rica e solitária convida um rapaz sem teto para conhecer seu apartamento, e depois lhe oferece moradia. Ele não imagina quais são as reais intenções de sua anfitriã... Intenso drama psicológico e um dos melhores filmes de Altman.


Disco 3:

AMOR SEM BARREIRAS
(The Landlord, 1970, 110 min.)
De Hal Ashby. Com Beau Bridges, Lee Grant, Diana Sands. 

⇨ SinopseHomem rico compra um cortiço num gueto negro no Brooklyn, pensando em derrubá-lo. Mas ao conhecer os moradores, muda de ideia. Deliciosa tragicomédia racial que marca a estreia na direção do talentoso Hal Ashby (“Amargo Regresso”).

PRÓXIMA PARADA: BAIRRO BOÊMIO
(Next Stop, Greenwich Village, 1976, 111 min.)
De Paul Mazursky. Com Christopher Walken, Shelley Winters, Lenny Baker.

⇨ SinopseEm 1953, um aspirante a ator judeu sai do apartamento dos pais no Brooklyn para tentar a sorte no boêmio bairro de Greenwich Village. Obra-prima de cunho autobiográfico e humanista do diretor de “Bob, Carol, Ted e Alice”.


Informações técnicas da edição:

Títulos em português: Vivendo na Corda Bamba, Joe – Das Drogas à Morte, O Preço da Solidão, Uma Mulher Diferente, Amor Sem Barreiras, Próxima Parada: Bairro Boêmio
Títulos originais: Blue Collar, Joe, The Effect of Gamma Rays on Man-in-the-Moon Marigolds, That Cold Day in the Park, The Landlord, Next Stop, Greenwich Village
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1969-1978
Gênero: Drama, Policial, Comédia
Direção: Paul Schrader, John G. Avildsen, Paul Newman, Robert Altman, Hal Ashby, Paul Mazursky
Elenco: Richard Pryor, Harvey Keitel, Yaphet Kotto, Peter Boyle, Dennis Patrick, Susan Sarandon, Joanne Woodward, Nell Potts, Roberta Wallach, Sandy Dennis, Michael Burns, Susanne Benton, Beau Bridges, Lee Grant, Diana Sands, Christopher Walken, Shelley Winters, Lenny Baker
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.85:1
Tempo de duração: 647 min.
Região: 4
Colorido
Faixa etária: 16 anos

Extras: Especiais sobre os filmes (70 min.)

Adquira aqui 
”Versátil

Tecnologia do Blogger.