google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

30 CURIOSIDADES SOBRE O FILME "CONQUISTA DO OESTE (1962)"


O início dos anos 60 nos deu alguns dos grandes épicos do cinema, que por uma razão ou por outra, não foram o sucesso esperado de crítica ou público. Tivemos "Álamo" em 1960, Cleópatra em 1963, A Queda do império Romano em 1964 e claro, Conquista do Oeste em 1962.

Conquista do Oeste foi o que trouxe o elenco mais estelar. Vários diretores de primeira linha para colocar o projeto em prática e a difícil tarefa de filmar em Cinerama.

A história segue os Prescotts, uma família imigrante do Leste, por quatro gerações, do Canal Erie, por volta de 1830, até meio século depois, quando efetivamente se estabelecem. Pelo caminho encontram piratas fluviais e escapam com a ajuda do caçador de peles Linus Rawlings, que posteriormente se casa com uma de suas filhas, Eve. A outra filha, Lilith, transforma-se em uma cantora de barcaça e atrai o olhar do aventureiro Cleve Van Valen. Eles cruzam as planícies juntos em um trem de passageiros e ganham e perdem uma fortuna na Califórnia; enquanto isso Linus se torna fazendeiro e, com a Guerra da Secessão, se junta ao exército da União e é morto na batalha de Shiloh. Um de seus filhos, Zeb, também se junta ao exército e, com o final da guerra, permanece como oficial de cavalaria e é mandado para o Colorado para ajudar na segurança da estrada de ferro que cruzava a terra dos índios. Enquanto isso Lilith transforma-se na senhora mais rica da família, tendo sobrevivido tempo suficiente para ver o sonho do assentamento dos pioneiros no Velho Oeste realizado.


Confira abaixo 30 curiosidades sobre o filme:

1 -  Em 1960, a MGM fez um acordo para fazer quatro filmes em Cinerama, e Bing Crosby os abordou com uma proposta. Ele estava desenvolvendo um espetáculo de televisão chamado "How the west was on", com base em fotografias do Velho Oeste,e com lucros indo para o Hospital St. John, junto com um álbum inspirado no mesmo e gravado com Rosemary Clooney. A MGM comprou os direitos do filme de Crosby. 

2 -  O projeto foi anunciado pela MGM em junho de 1960, originalmente chamado The Great Western Story. O plano era filmar uma história de seis segmentos com 12 estrelas conhecidas, com um enredo geral vinculativo. Entre os personagens históricos a serem destacados estavam Buffalo Bill, os irmãos James, e Billy the Kid.  Uma parte dos lucros iria para o Hospital St. John. Isso levou Irene Dunne e outros a convencer as estrelas do filme a receber menos do que as taxas usuais.  


3 -  Devido aos detalhes que seriam mostrados pelo processo Cinerama, as roupas tiveram que ser costuradas à mão, e não com uma máquina de costura como de costume, a fim de dar veracidade ao período retratado.

- O hábito de John Ford era sempre sentar-se ao lado da câmera enquanto filmava, para que ele pudesse assistir a ação com atenção. Infelizmente, por causa da lente tripla na câmera Cinerama, ele aparecia nas cenas. Então, o diretor de fotografia Joseph LaShelle teve a ideia de construir uma plataforma que permitia que a Ford sentasse acima da câmera.


- O Cinerama era tão amplo que não podia ter close-ups. O mais próximo que ele conseguiu foi colocar um ator-chave no quadro central e tentar chegar o mais perto possível. Isso provou ser muito intimidador para muitos atores, já que a câmera (um enorme aparelho sob um capuz preto com três lentes) ficava literalmente na cara deles - a 18 polegadas de distância, para ser mais preciso.

- Embora o personagem de James Stewart devesse ter apenas 28 anos no filme, Stewart tinha 53 anos na época das filmagens.


- O dublê Bob Morgan (marido de Yvonne De Carlo) ficou gravemente ferido e quase morreu, enquanto fazia uma cena. No final do filme, há um tiroteio em um trem em movimento entre o xerife e uma gangue de ladrões. Morgan era um dos dublês do ladrão e estava agachado ao lado de uma pilha de toras em um vagão. As correntes que mantinham as toras juntas arrebentaram, e Morgan foi esmagado pelas toras que caíam. Ele ficou tão machucado que levou cinco anos para se recuperar até o ponto em que era capaz de se mover sozinho e andar sem ajuda.

- O filme apresentou mais de 12.000 figurantes, incluindo várias tribos indígenas.


- Spencer Tracy era para ser um ator de destaque, mas devido aos seus problemas de saúde, só conseguiu narrar o filme.

10 - Uma versão em quadrinhos deste filme foi publicada em conjunto com o lançamento do filme, como era a prática naquela época com todos os filmes de famílias e crianças. Na história em quadrinhos, quando o xerife Ramsay ( Lee J. Cobb ) tenta impedir Zeb Rawlings ( George Peppard ) de perseguir o fora-da-lei Gant ( Eli Wallach ), Rawlings dá um tapa na cabeça de Ramsay com seu rifle e o deixa inconsciente, o que explica o curativo na testa de Ramsay na próxima cena. Porém a cena foi cortada do filme e ficamos sem saber o que tinha acontecido.


11 - Debbie Reynolds e George Peppard são os únicos membros do elenco que aparecem em três dos cinco atos do filme. Segundo Reynolds, em uma entrevista para o documentário Cinerama Adventure (2002), sua personagem de Lilith deveria ter se afogado no rio. No entanto, foi decidido que Lilith amarraria melhor as gerações dos Prescotts, então ela permaneceu na história para se tornar uma senhora idosa na conclusão do filme.

12 - Dos cinco segmentos, Henry Hathaway dirigiu "The Rivers", "The Plains" e "The Outlaws", John Ford dirigiu "The Civil War" e George Marshall fez "The Railroad". Algumas cenas foram feitas por Richard Thorpe.


13 - Algumas cenas de outros épicos (não feitos em Cinerama) foram usadas. O exército mexicano que marchava pelo Alamo veio de O Álamo (1960). A batalha da Guerra Civil foi tomada em A Árvore da Vida (1957). As cenas finais dos EUA modernos foram de This Is Cinerama (1952).

14 - John Wayne pretendia interpretar um personagem na sequência dirigida por Henry Hathaway, mas John Ford insistiu que ele aparecesse na sequência da Guerra Civil.


15 - Carroll Baker interpreta a mãe de George Peppard no filme, mas o ator era três anos mais velho que Baker na vida real. Dois anos depois, Peppard e Baker interpretaram madrasta e enteado (e amantes) em "Os Insaciáveis (1964)".

16 - Durante as filmagens em junho de 1961, Karl Malden teve que ser levado às pressas para o hospital para realizar uma apendicectomia de emergência.


17 - Raymond Massey fez uma carreira ao retratar Abraham Lincoln, tendo-o interpretado no palco, na televisão, e no cinema, em  O Libertador (1940) e neste Conquista do Oeste.

18 - Entre as estrelas que foram abordadas para participar do filme, mas não aceitaram por algum motivo estão  Marlon Brando, James Cagney, Bing Crosby, Doris Day, Kirk Douglas, Cary Grant, Audrey Hepburn, Burt Lancaster, Shirley MacLaine, Lee Marvin, Kim Novak e Frank. Sinatra.


19 - Debbie Reynolds e Carroll Baker se tornaram muito boas amigas ao fazer o filme.

20 O elenco principal apresenta sete vencedores do Oscar Henry Fonda, Karl Malden, Gregory Peck, James Stewart, John Wayne, Walter Brennan e Spencer Tracy (como narrador) e outros 10 indicados ao Oscar Carroll Baker, Lee J. Cobb, Carolyn Jones, Robert Preston, Debbie Reynolds, Richard Widmark, Raymond Massey, Agnes Moorehead, Thelma Ritter e Russ Tamblyn nas categorias de atuação.


21 O filme inspirou uma série de TV da ABC com o mesmo nome ( How the West Was Won) e que durou 3 temporadas, de 1976 a 1979.

22 Durante sua narração no início do filme, Spencer Tracy se refere aos nativos americanos como "homem primitivo". Essa afirmação ainda está na versão em DVD, embora possa ser considerada racista hoje em dia, na verdade, ela se encaixa com as opiniões dos nativos americanos da época em que o filme se passa.


23 Richard Widmark e Henry Fonda apareceram em cinco filmes juntos, sendo os outros:  Minha vontade é lei, Os impiedosos, Terror na montanha russa e O Enxame. Detalhe: Ambos se casaram com a socialite Susan Blanchard. Fonda, de 28 dezembro de 1950  a 2 maio de 1956) e Widmark de 27 Setembro de 1999 a 24 março de 2008, data de sua morte. Fonda faleceu em 1982 e não viu o fato acontecer.

24 A mansão de São Francisco em que Debbie Reynolds viveu como Sra. Van Cleve, é a mesma mansão em que ela mais tarde vive como Molly Brown, em "A inconquistável Molly (1964)". Parte do interior também é reutilizada, principalmente a grande escadaria.



25 A sequência da descida nas correntezas no rio foi filmada durante um período de sete dias.

26 O barco é o mesmo usado em A Árvore da Vida (1957).

27 O filme se passa de 1839 a 1889.


28 - A sequência em que os índios atacam o vagão levou 6 semanas para filmar.

29 - Gary Cooper ficou com o papel de Linus Rawlings, mas ele morreu antes do início das filmagens. James Stewart então aceitou o papel.

30 - Numa cena em que o personagem de George Peppard lembra o falecido pai, Peppard improvisou imitando a voz de James Stewart. O diretor John Ford inicialmente se opôs, mas Peppard achou que era importante em um filme tão longo e extenso lembrar a platéia qual personagem seu pai era. A cena ficou no corte final.


Importante:

A Classicline mais lançou esta obra inesquecível e atual, para colecionadores e curiosos, que pode ser comprada diretamente no site da própria empresa, com ótimos descontos no frete e promoções absurdas para ficarem tentados a levarem vários filmes. Não deixem de conferir. Só clicar no nome da empresa e aproveitar...



Tecnologia do Blogger.