google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

13 MARCANTES TRILHAS SONORAS DO CINEMA DE HORROR

Certamente, você relaciona um momento de sua vida a algum filme que assistiu. Como se a lembrança daquele filme despertasse em você a memória do que estava fazendo, ou do que acontecia na sua vida naquele momento. Mais ainda, as cenas do filme ou a narrativa em si, vem a sua mente acompanhados de uma trilha sonora. Afinal, o que seriam dos filmes sem suas famosas trilhas sonoras? Muitas obras cinematográficas são reconhecidas por elas. 

Você ouve a trilha e logo vem o filme a sua cabeça. O que dizer, por exemplo, da famosa música tema de 'E o Vento Levou'? Decerto, somos transportados para o casarão dos O'Hara. As trilhas sonoras tem história. Se antes nos filmes mudos, elas preenchiam os buracos da falta do áudio, depois, elas passaram a dividir espaço com as falas dos personagens. 

Mas uma coisa é certa, uma trilha pode mudar tudo. Exemplificando, se temos uma cena com uma criança brincando no parque, e uma música suave é tocada, pensamos que aquele é um momento de diversão e até mesmo lúdico. 

Mas se a música dá lugar a algo num tom de suspense, pensamos que a criança está sozinha e o perigo é eminente. Ou seja, as trilhas também fazem parte da narrativa: elas indubitavelmente são partes imprescindíveis de um filme. Os filmes de terror devem muito às suas trilhas. E se há algo que podemos afinar é que, no terror, temos as maiores liberdades criativas. 

O uso de instrumentos nada convencionais e o experimentalismo dos music editor é verdadeiramente marcante. Mesmo que alguns tenham composições simples, como a do filme Halloween -, elas não deixam de ser icônicas. A trilha deste último, por exemplo, foi composta pelo próprio John Carpenter. 

Fica uma última indagação, qual é a trilha sonora da sua vida?


Vamos conferir a agora 13 marcantes trilhas sonoras do cinema de horror e com um toque a mais: você pode escutar a trilha no spotify. É só ter conta (ou criar uma grátis) e curtir.

Boa sessão musical:

Texto: Thais A.F. Melo

Revisão e Pesquisa: M.V.Pacheco








Tecnologia do Blogger.