google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 PRODUÇÕES QUE SIMULAM SE PASSAR EM TEMPO REAL

10-movies-set-in-real-time

Os filmes em tempo real são mais incomuns que os com plano sequência por exemplo. E muitas vezes, estes dois se confundem, já que o plano sequência é em tempo real (enquanto ele ocorre), porém, na maioria das vezes, sua duração é reduzida. Já o filme em tempo real, normalmente não é em plano sequência, e mostra uma trama se desenvolvendo durante um prazo determinado de tempo. Há casos em que os dois se encontram com maestria, como no filme Utoya-22 de Julho, que é filmado em plano sequência e durante o tempo do atendado (72 minutos).

Uma característica comum nestes filmes é que mostram um relógio com frequência, para nortear o telespectador sobre o tempo restante para o climax.

Confira abaixo 10 produções essenciais para entender melhor o conceito:

Direção: Anatole Litvak

Adaptação de uma peça de rádio escrita por Lucille Fletcher que conta a história da solitária Leona Stevenson (Barbara Stanwyck). Adoentada e confinada a uma cama, ela passa as noites à espera do marido. Certa vez Leoana decide ligar para o trabalho dele, mas acidentalmente entra numa linha cruzada. Na conversa que ouve, dois homens planejam um assassinato. Desesperada, Leona tenta descobrir quem é a vítima e assim evitar o crime.

Direção: Alfred Hitchcock

Philip Morgan e Brandon Shaw estrangulam um amigo em comum, David Kentley, até a morte com um pedaço de corda, puramente como exercício de inspiração filosófica e para provar que conseguem realizar o crime perfeito. Os jovens recebem amigos e família em seu apartamento, incluindo a noiva da vítima e o professor universitário, cujas palestras inadvertidamente inspiraram o assassinato, e servem a comida em cima do baú em que está escondido o corpo de David.

Direção: Robert Wise

Bill "Stoker" Thompson é um boxeador que, apesar das relutâncias de sua esposa (Audrey Totter), está se preparando para a luta que ele acredita que será a reviravolta de sua carreira. O seu ambicioso agente, Tiny (George Tobias), aceitou uma proposta de um grupo de gângsters contra Stoker, grupo esse liderado por Little Boy (Alan Baxter), que investiu muita grana na vitória do oponente.

Direção: Fred Zinnemann

Will Kane (Gary Cooper) é um xerife que fica sabendo na hora de seu casamento que ao meio-dia chegará um trem trazendo Frank Miller (Ian MacDonald), um criminoso que mandou para a cadeia e planeja se vingar. Apesar de Amy (Grace Kelly), sua noiva quaker, argumentar que devem ir embora, ele acha que fugirá para sempre se não enfrentar a situação. A população (com raras exceções) se refugia sem ajudá-lo, apesar dele pedir aos cidadãos para enfrentarem o pistoleiro e seus cúmplices.

➤Direção: Agnès Varda

Cléo (Corinne Marchand) é uma cantora francesa que vive um momento de angústia, enquanto espera o resultado de um exame. O teste pode apontar se ela tem ou não um câncer de estômago. Sem saber o que fazer, Cléo perambula pela cidade de Paris. Ela passa uma hora e meia fazendo coisas banais, à procura de distração, até que conhece um soldado que está prestes a ir para a guerra na Argélia.

Direção: Steve De Jarnatt

Em Los Angeles, quando o músico Harry Washello conhece Julie Peters em um museu, ele imediatamente se apaixona por ela. Eles combinam de sair de noite, mas falta luz e o despertador de Harry não toca, e ele perde o encontro. Mesmo com três horas e meia de atraso, Harry vai a lanchonete onde Julie trabalha em Miracle Mile tentando encontrá-la e atende uma chamada em um telefone público, onde um homem informa que os Estados Unidos iniciaram a Guerra Nuclear disparando mísseis contra a União Soviética.

Direção: John Badham

Às 12.07 hs, em Los Angeles, um homem (Johnny Depp) retorna para casa em companhia de sua filha de seis anos (Courtney Chase), após ir ao funeral de sua ex-mulher. Até que, repentinamente, sua filha é sequestrada, sendo-lhe dada uma arma e uma fotografia. Se a pessoa da fotografia não estiver morta às 13.30 hs quem morrerá será sua filha. Acontece que a pessoa da fotografia é a governadora da Califórnia (Marsha Mason), que tenta sua reeleição, e quanto mais o tempo passa ele descobre que um grande números de pessoas estão envolvidas nesta conspiração.

Direção: Mike Figgis

Quatro personagens principais estão no centro da história: um executivo do cinema (Stellan Skarsgard) e sua esposa (Saffron Burrows), uma aspirante a atriz (Selma Hayek) que está no meio de um caso e uma mulher (Jeanne Tripplehorn) cujas ações irão alterar para sempre seus destinos. 
Timecode é merecidamente um dos filmes mais experimentais de todos os tempos. Foi construído a partir de quatro tomadas contínuas de noventa minutos que foram filmadas simultaneamente por quatro cinegrafistas (isso foi realizado pela tela dividida em quartos e as quatro cenas foram mostradas simultaneamente).

Criação: Joel Surnow, Robert Cochran

Membro da Unidade Contra-Terrorista (CTU, na sigla em inglês) de Los Angeles, Jack Bauer tenta proteger a população e o governo dos Estados Unidos contra uma série de ameaças terroristas, vindas do exterior, mas também do próprio país. Ele coloca seus relacionamentos amorosos e a relação com a filha em segundo plano em prol de sua missão maior.
Durou 9 temporadas, sendo um sem o astro Jack Bauer, além de um filme solo.

Direção: Erik Poppe

No pior dia da história norueguesa moderna, Kaja (Andrea Berntzen) se diverte com sua irmã mais nova Emilie (Elli Rhiannon Müller Osbourne), doze minutos antes da primeira bomba chegar ao acampamento de verão na ilha Utøya. Foi o segundo ataque terrorista de Anders Behring Breivik, em menos de duas horas, e matou 69 pessoas. Kaja representa o pânico, medo e desespero dos 500 jovens enquanto busca sua irmã na floresta.


A Versátil lançou “Filme Noir vol. 16”, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne 6 clássicos do gênero, com as inéditas versões restauradas de “Punhos de Campeão”, de Robert Wise, “Maldição”, de Fritz Lang, e “O Beijo da Morte”, de Henry Hathaway. Duas horas de extras, incluindo “Uma Estranha Aventura” (“When Strangers Marry”, 1944), filme “B” noir do lendário William Castle (“A Casa dos Maus Espíritos”) com o astro Robert Mitchum. Edição Limitada com 6 cards.

DISCO 1

☛ PUNHOS DE CAMPEÃO
(The Set-Up, 1949, 73 min.)
De Robert Wise. Com Robert Ryan, Audrey Totter, George Tobias.

Acompanhamos em tempo real um decadente boxeador cujo empresário recebe propinas de gângsteres para garantir sua derrota na próxima luta. O maior dos filmes noir de boxe. Comentários em áudio de Robert Wise e Martin Scorsese.

☛ MALDIÇÃO
(House by the River, 1950, 88 min.)
De Fritz Lang. Com Louis Hayward, Lee Bowman, Jane Wyatt.

Um escritor desequilibrado mata uma empregada, após ela resistir ao seu assédio. E, com a ajuda do irmão, esconde o corpo da vítima. Lang mistura magistralmente filme noir de época e gótico sulista nessa pequena obra-prima.


DISCO 2

☛ ANGÚSTIA
(The Locket, 1946, 85 min.)
De John Brahm. Com Robert Mitchum, Laraine Day, Brian Aherne.

Pouco antes de seu casamento, o noivo fica sabendo de uma história complicada que retrata sua noiva como uma mulher diabólica e desequilibrada. Labiríntico filme noir psicológico com flashbacks dentro de flashbacks.

☛ A CASA VERMELHA
(The Red House, 1947, 100 min.)
De Delmer Daves. Com Edward G. Robinson, Lon McCallister, Judith Anderson.

Um velho e sua irmã escondem, da filha adotada, um terrível segredo sobre uma abandonada casa de fazenda no meio da floresta. Pérola noir de atmosfera gótica com direção do mestre Delmer Daves (“Galante e Sanguinário”).

DISCO 3

☛ O BEIJO DA MORTE
(Kiss of Death, 1947, 99 min.)
De Henry Hathaway. Com Victor Mature, Brian Donlevy, Richard Widmark.

Nick Bianco é preso durante um assalto. Inicialmente, ele se recusa a entregar os comparsas, mas um evento mudará tudo... Excelente filme noir realista que marca a estreia de Richard Widmark, indicado ao Oscar de Ator Coadjuvante.

☛ NA BOCA DO LOBO
(Appointment with Danger, 1951, 91 min.)
De Lewis Allen. Com Alan Ladd, Phyllis Calvert, Paul Stewart.

Ao investigar a morte de um colega de trabalho, um violento inspetor postal descobre que a única testemunha do crime, uma freira, está sendo perseguida por assassinos. Eletrizante e sombrio filme noir com o astro Alan Ladd.


INFORMAÇÕES DA CAIXA:

Títulos em português: Punhos de Campeão, Maldição, Angústia, A Casa Vermelha, O Beijo da Morte, Na Boca do Lobo, Uma Estranha Aventura
Títulos originais: The Set-Up, House by the River, The Locket, The Red House, Kiss of Death, Appointment with Danger, When Strangers Marry
País de produção: Estados Unidos
Ano de produção: 1944-1951
Gênero: Policial
Direção: Robert Wise, Fritz Lang, John Brahm, Delmer Daves, Henry Hathaway, Lewis Allen, William Castle
Elenco: Robert Ryan, Audrey Totter, George Tobias, Louis Hayward, Lee Bowman, Jane Wyatt, Victor Mature, Brian Donlevy, Richard Widmark, Robert Mitchum, Laraine Day, Brian Aherne, Edward G. Robinson, Lon McCallister, Judith Anderson, Alan Ladd, Phyllis Calvert, Paul Stewart, Kim Hunter, Dean Jagger
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.33:1
Tempo de duração: 536 min.
Região: 4
Preto e Branco
Faixa etária: 14 anos

EXTRAS:

Filme “Uma Estranha Aventura” (When Strangers Marry, 1944, 67 min.), de William Castle, Especiais sobre os filmes e trailers (54 min.)

Tecnologia do Blogger.