google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

ROBERT WISE - 10 FILMES ESSENCIAIS

robert-wise-10-filmes-essenciais

O mestre dos magos.

Wise era um gênio. Conseguiu "passear" por diversos gêneros de forma brilhante. Este aspirante a jornalista, começou como editor de som em "O delator", obra prima de John Ford. Depois fez edição em Cidadão Kane, Soberba e outros. Zerou a vida não é? Nada... 3 anos depois, Val Lewton o colocou em "A Maldição do Sangue de Pantera". O resto é história. São tantos clássicos, que uma lista de 10 é absolutamente injusta.

Para Wise, conectar-se ao espectador era a parte mais importante de se fazer um filme. 

Em sua derradeira participação no cinema da vida Wise sofreu um ataque cardíaco e foi levado às pressas para o Centro Médico da UCLA , onde morreu de insuficiência cardíaca em 14 de setembro de 2005, quatro dias após seu aniversário de 91 anos.

Seu legado é irretocável.

Boa sessão:


Um fenômeno alienígena de poder e tamanho descomunal se aproxima da Terra, destruindo tudo em seu caminho. A única nave que pode enfrentar esta força letal que ameaça a Terra é a U.S.S. Enterprise. O lendário comandante James T. Kirk (William Shatner) é convocado para a missão, mas um perigo não previsto pode destruir a U.S.S. Enterprise e toda a sua tripulação.


Um satélite espacial cai em uma pequena cidade na Terra. Por causa da colisão, uma bactéria fatal que veio do espaço começa a dizimar a população. Enquanto isso, uma equipe de cientistas trabalha em um laboratório no subsolo tentando encontrar a cura. Eles descobrem que entre os infectados, apenas sobreviveram um bêbado e uma criança. A solução precisa ser encontrada antes que toda a humanidade seja exterminada.


No final da década de 1930, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país, uma noviça (Julie Andrews) que vive em um convento mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta das religiosas, vai trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp (Christopher Plummer), que tem sete filhos, viúvo e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar da família Von Trapp e conquistando o carinho e o respeito das crianças. Mas ela termina se apaixonando pelo capitão, que está comprometido com uma rica baronesa.


O Dr. Markway (Richard Johnson) faz uma pesquisa para provar a existência de fantasmas e com isso se interessa pela Hill House, uma mansão com 90 anos localizada na Nova Inglaterra e que tem em sua história mortes, violência e loucura. Junto com ele estão Luke Sanderson (Russ Tamblyn), um cético que está para herdar a casa, a misteriosa e clarividente Theodora (Claire Bloom) e a insegura e carente Eleanor Lance (Julie Harris), cujos dons psíquicos a transformam no instrumento de ligação com os espíritos da velha mansão. Gradativamente fica óbvio que eles encontraram algo muito maior e aterrorizante do que poderiam imaginar.


No lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Duas gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de brancos de origem anglo-saxônica, disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony (Richard Beymer), antigo líder dos Jets, se apaixona por Maria (Natalie Wood), irmã do líder dos Sharks, e tem seu amor correspondido. A paixão dos dois fere princípios em ambos os lados, acirrando ainda mais a disputa.


Um crime acontece: uma senhora viúva é morta. Dois homens são presos acusados de serem os responsáveis pelo crime. Para eles, foi Barbara Graham quem os denunciou. Ela é uma mulher socialmente mal vista por ser boemia e por já ter cometido alguns pequenos crimes. Eles, por vingança, culpam-na pelo assassinato. Barbara é condenada à pena de morte e agora está desesperada tentando salvar a sua vida.


Klaatu é um ser que vem do espaço trazendo uma mensagem para o povo da Terra. Depois de ser recebido de forma nada amigável, ele tenta reunir todos os líderes das nações para uma reunião, mas sem sucesso. Enquanto isso deixa sua nave sob os cuidados de seu robô Gort e se infiltra no meio dos americanos, para tentar entender melhor o povo da Terra. Sob o pseudônimo de Sr. Carpenter, faz amizade com um garoto da pensão em que se hospeda, e também com sua mãe, Helen. Agora sua esperança é poder reunir os líderes científicos do planeta através do Professor Barnhardt, já que os políticos não parecem colaborar. É claro que ele não contava com a curiosidade e ignorância dos terráqueos.


Bill "Stoker" Thompson é um boxeador que, apesar das relutâncias de sua esposa (Audrey Totter), está se preparando para a luta que ele acredita que será a reviravolta de sua carreira. O seu ambicioso agente, Tiny (George Tobias), aceitou uma proposta de um grupo de gângsters contra Stoker, grupo esse liderado por Little Boy (Alan Baxter), que investiu muita grana na vitória do oponente.


Na Edinburgo de 1831, o Dr. MacFarlane contrata um taxista para desenterrar corpos e trazê-los para que possa fazer suas experiências. Com o aumento da segurança nos cemitérios, o taxista torna-se um assassino para conseguir os corpos e Joseph, um vigia, flagra uma das mortes e aborda Gray, o qual sugere uma parceria para que não o entregue às autoridades.


Amy Reed (Ann Carter) é a solitária filha de 6 anos de Oliver (Kent Smith) e Alice (Jane Randolph). Ela deixa o pai sempre preocupado, pois é uma menina com uma imaginação muito fértil e não sabe diferenciar fantasia da realidade, o que acaba fazendo com que não tenha amigos de sua faixa etária. Oliver se preocupa porque a filha começa a exibir tendências psicopatas semelhantes às de Irena (Simone Simon), a falecida esposa de Oliver. Alice e a Srta. Callahan (Eve March), a professora de Amy, tentam ajudar, mas ela prefere a companhia da idosa Julia Farren (Julia Dean), uma ex-atriz louca que vive em uma mansão com Barbara (Elizabeth Russell), sua filha neurótica que sente um ciúme doentio de Amy, ao ponto de planejar machucar a menina.

➤Menções honrosas: O Canhoneiro do Yang-Tsé (1966), Homens em Fúria (1959), Um Homem e Dez Destinos (1953).
Tecnologia do Blogger.