google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

VITTORIO DE SICA - 10 FILMES ESSENCIAIS

De Sica é um dos maiores dos maiores realizadores do cinema italiano e um dos principais nomes do Neorrealismo Italiano. Quatro dos filmes que dirigiu ganharam o Oscar, além de ter concorrido como ator em Adeus às armas em 1958.

Criado na pobreza, De Sica começou sua carreira como ator de teatro no início dos anos 1920 e ingressou na companhia de teatro de Tatiana Pavlova (atriz soviética que foi atriz e diretora na Itália) em 1923. Em 1933 fundou a própria companhia com sua esposa Giuditta Rissone e Sergio Tofano. 

Após uma carreira gigante, Vittorio De Sica morreu aos 73 anos após uma cirurgia devido a um câncer de pulmão no hospital Neuilly-sur-Seine em Paris.

Veja abaixo seus 10 filmes essenciais:

Roma, 1945, a guerra chegou ao fim. Duas crianças desfavorecidas, Giuseppe e Pasquale, dedicam-se ao mercado negro para concretizarem o seu sonho: comprar um cavalo. São rapidamente apanhados e enviados para uma prisão de menores, onde reina a crueldade e a violência. Para poupar um castigo físico ao seu amigo, Pasquale, o mais velho, confessa a sua culpa. Mas Giuseppe considera este ato uma traição, que acaba com a sua amizade.


A história se passa logo após a Segunda Grande Guerra, com a Itália destruída e o povo passando necessidade. Ricci consegue um emprego após muita espera. Só que esse emprego, de colador cartazes na rua, lhe pedia como obrigação uma bicicleta. Ricci e sua mulher Maria conseguem um dinheiro para uma, possibilitando que ele realize o seu trabalho. Há também o menino Bruno, filho do casal. Fascinado por bicicletas, o menino cai de cabeça com o pai na busca pela bicicleta que lhes foi roubada, quando Ricci trabalhava apenas em seu primeiro dia.


Uma fábula inesquecível premiada com a Palma de Ouro de Melhor Filme no Festival de Cinema de Cannes. Uma mulher acha um bebê abandonado num jardim. Após a morte da mãe adotiva, a criança é enviada para o orfanato. Aos 18 anos, Totó (Francesco Golisano) vai para Milão. Na cidade grande, mora num terreno ocupado por miseráveis, mudando a vida de todos com sua bondade. Após descobrirem petróleo, a felicidade dos moradores é ameaçada pelo proprietário, que manda a polícia evacuar o local. Quando tudo parece perdido, Totó recebe um presente dos céus, começando a fazer muitos milagres.


Anos 50, Roma. Umberto Domenico Ferrari (Carlo Battisti), funcionário público aposentado, vive de aluguel num pequeno quarto junto com seu fiel companheiro Flik, um cachorro. Eventualmente ele conversa com Maria (Maria-Pia Casilio), jovem criada do prédio, grávida e solteira. Em dificuldades por conta de sua pequena pensão, Umberto recebe um ultimato da dona do quarto: ou paga o que deve ou será despejado.


Segundo a lei italiana provincial na época, uma vez que um telhado é construído, os ocupantes não podem ser despejados. Esta comédia segue os esforços de uma família para erguer o telhado de uma casa durante a noite para que um casal recém-casado possa ter sua própria casa.


O filme conta a história de Cesira, viúva dona de uma loja em Roma, e Rosseta, a filha adolescente dela que é muito devota do catolicismo. A história se passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando a capital italiana estava sendo intensamente bombardeada pelos Aliados, razão pela qual Cesira decide abandonar a cidade e levar sua filha para Ciociaria, sua montanhosa região de origem, localizada no centro da Itália.


Um casal vive uma série de encontros e desencontros em três histórias:  Na primeira, uma vendedora de cigarros é presa como contrabandista e, para não cumprir a pena, ela sempre tem de estar grávida. Quem não gosta dessa situação é seu marido, Carmine. Na segunda, uma linda e rica socialite tenta seduzir um homem muito fiel e correto, mas o primeiro encontro deles não é nada animador. E finalizando, uma prostituta faz a promessa de ficar uma semana sem contato com nenhum homem. Mas, quando o amor aparece na forma de um seminarista, as coisas se complicam.


Domenico é um homem rico, empresário de sucesso e que começa um caso com a jovem de apenas 17 anos, Filumena. Ela se torna uma prostituta, mas que continua a ter uma relação de amante com ele. Certo dia Domenico começa a planejar se casar com uma jovem funcionária, mas Filumena finge estar morrendo e então o empresário anula o casamento. Os dois compartilham grande parte de suas vidas, com idas e vindas, mentiras e confusões. 


Quando termina a Segunda Guerra Mundial, Giovanna (Sophia Loren) não consegue aceitar que seu marido (Marcello Mastroianni) tenha morrido em combate na Rússia. Então, ela decide viajar atrás de seu paradeiro, passando por cidades e campos de girassóis. Quando enfim ela o encontra, percebe que algo mudou na relação entre eles. 


Década de 1930, Ferrara, Itália. Micol (Dominique Sanda) e Alberto (Helmut Berger) Finzi-Contini são filhos de um rico casal de aristocratas judeus. Enquanto o fascismo e o nazismo crescem juntos, os irmãos Finzi-Contini recebem amigos na propriedade da família para animadas partidas de tênis. Entre os visitantes frequentes está Giorgio (Lino Capolicchio), que é apaixonado por Micol.
Tecnologia do Blogger.