google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 CURIOSIDADES SOBRE O FILME "O PALHAÇO ASSASSINO (1989)"

clownhouse

Coulrofobia não é nome de filme de horror. É o nome que se dá ao medo de palhaços. Medo, obviamente, no nível patológico. E filmes que mostram palhaços como vilões é um prato cheio para fãs de horror, principalmente para aqueles que gostam de lidam com seus medos de forma, digamos, mais segura. 

Uma lista de filmes com palhaços é, curiosamente, difícil de fazer, pois na grande maioria de filmes com palhaços marcantes, eles aparecem de forma esporádica e costumam nem ser o centro das atenções (tipo Zombilândia ou A casa dos 1000 corpos). 

Pesquisei um pouco sobre o assunto e descobri várias curiosidades bem interessantes sobre um especificamente: O Palhaço assassino. Confira abaixo.

1) Estreia de Sam Rockwell no cinema, então com 21 anos. Ganhou reconhecimento com os anos, e quase 20 anos depois, passou a ser figura fácil em premiações, culminando com o Óscar em 2018 por "Três anúncios para um crime".


2) Na porta do quarto de um dos irmãos está um pôster de "Something in the Basement (1986)", o primeiro curta de Victor Salva , que também foi estrelado por Nathan Forrest Winters e Brian McHugh . 

Na trama do curta, enquanto um jovem espera em sua casa o retorno de seu irmão durante a guerra, ele acaba descobrindo algo surpreendente no porão de sua casa.

3) Impressionado com o curta-metragem de Victor Salva,  Francis Ford Coppola deu-lhe  uma grana boa para fazer Clownhouse. Apesar disto, foi o filho, Roman Coppola, que foi creditado como produtor.


4) Para Vitor filmar Clownhouse, Coppola deu a ele as mesmas câmeras que George Lucas tinha usado para fazer American Graffiti (1973). Lucas e Coppola eram muito amigos e "trocavam figurinhas" de vez em quando. Eles fizeram, dentre muitas coisas importantes, a produção de Kagemusha, dirigido por Kurosawa.  


5)  Clownhouse foi filmado, em parte,  na casa do próprio Coppola em Napa Valley . Mesmo após os graves problemas enfrentados pelo diretor, que veremos a seguir, Coppola apadrinhou Salva no filme que seria sua grande volta por cima no cinema: Olhos famintos. Victor havia feito o cult "Energia pura" em 1995, mas  o filme sobre a criatura que ataca em ciclos ganhou o público (a primeira meia hora é uma obra prima irretocável), gerando continuações até hoje.  


6) O problema enfrentado pelo elenco do filme com Salva talvez levaria ele para uma lista negra se acontecesse nos dias de hoje, onde abuso é combatido com veemência. Foi descoberto que o diretor estava molestando a estrela de 12 anos, Nathan Forrest Winters , durante a produção. Mais tarde foram descobertos na casa de Salva vários vídeos e fotos de natureza sexual do co-protagonista do filme Brian McHugh, indicando que ele também foi molestado, mas seus pais não o deixaram se envolver no caso que foi construído contra Salva.

Em 1988 (repare o ano!!), o diretor  foi condenado pelo abuso de Nathan, porém depois de cumprir 15 meses de uma pena de prisão de três anos (!!!), Salva foi colocado em liberdade condicional. O filme foi exibido no Festival de Cinema de Sundance em janeiro de 1989 e lançado nos cinemas em julho do ano seguinte.


7) Na época em que o diretor Victor Salva foi preso, quase tudo estava pronto para o lançamento do filme.. Uma re-dublagem ocorreu durante a pós-produção devido ao barulho das câmeras durante as filmagens. Segundo Nathan Forrest Winters, ele teve que comparecer à casa de Coppola para participar da re-dublagem por um mês, período em que foi pressionado por quase todos e foi informado pelo próprio Coppola que nunca trabalharia na indústria novamente. 


8) Dos três atores infantis que interpretam os irmãos, apenas Sam Rockwell ainda está atuando até hoje como dito lá no número 1. Nathan disse que foi colocado na lista negra de Coppola (que na prática aconteceu) e nunca teve outra oportunidade de trabalhar na indústria novamente. Brian McHugh desapareceu após decidir não assumir as acusações contra Salva por seu abuso sexual.


9) Os figurantes que aparecem nas cenas do recinto de feiras do condado de Contra Costa eram estudantes do ensino médio contratados da "De Anza High School" localizada em  Richmond, Califórnia. Eles eram estudantes de teatro, que se envolviam em produções do ensino médio e seus professores recomendaram que fizessem um teste para o filme que estava sendo filmado naquelas locações.


10) Conforme solicitado pela família de Nathan Forrest Winters, a vítima, o filme foi legalmente retirado do mercado e evaporou do mercado. Passou décadas na lista negra dos lançamentos. Algumas distribuidoras inclusive se negaram a distribuir o filme em home vídeo (VHS e posteriormente DVD). Portanto, a coleção Clownhouse é para comprar e guardar a sete chaves.


Há relatos de figuras semelhantes ao palhaço contemporâneo desde 2500 A.C. no Egito antigo. São encontradas várias outras referências, como em Roma, Grécia, China e até em civilizações americanas, como a dos astecas. Podemos achar referências à arte de fazer rir quatro mil anos atrás. Inúmeras vezes esse personagem adquiria importantes papéis sociais, muitas vezes estando ao lado do rei ou imperador. Mesmo tentando cumprir com seu papel de entreter o público, o palhaço desperta as mais diferentes reações nas pessoas. Do riso fácil até o completo asco, tudo é possível de se enxergar no sorriso pintado de um palhaço.  

Nesta coleção apresentamos três dos melhores filmes baseados em palhaços assassinos. 


 
COLEÇÃO CLOWNHOUSE - PALHAÇO ASSASSINO

PALHAÇO ASSASSINO (Clownhouse)

Três irmãos adolescentes, o caçula Casey Collins, Geoffrey e o mais velho Randy, passam a noite sozinhos em casa (seus pais estão ausentes), enquanto isso, três doentes mentais escapam de uma clínica psiquiátrica, chegam em um circo instalado na cidade, eles matam os palhaços que acabaram de se apresentar e roubam suas fantasias, pintam os rostos e saem pelas ruas, quando resolvem aterrorizar a casa dos irmãos.

COLHEITA DE SANGUE (Blood Harvest)

Blood Harvest é um filme de terror americano de 1987dirigido por Bill Rebane e estrelado por Tiny Tim , Itonia Salchek e Lori Minnetti. Peter Krause aparece em seu primeiro papel no cinema. Feito em 1987 e distribuído pela Titan International, o filme teve estreia limitada nos cinemas.

DIVERSÃO MACABRA  (Amusement)

Como vingança, um perseguidor psicopata conhecido apenas como The Laugh ataca as meninas . Tabitha, Shelby e Lisa tornam-se alvo de um louco com um sério ressentimento adolescente. 


Informações técnicas da edição:

CLOWNHOUSE 

81 minutos - Formato de Tela: 1.85:1 – Colorido – 18 anos (Violência, Uso de Armas, Tortura) Diretor:VICTOR SALVA

Áudio: Inglês 2.0 Dolby Digital Estéreo – Dublado em Português 2.0 Dolby Digital Estéreo – Legendas: Inglês, Português e Espanhol 

BLOOD HARVEST  

88 minutos - Formato de Tela: 1.85:1 – Colorido – 18 anos (Violência, Uso de Armas, Tortura) Diretor:BILL REBANE

Áudio: Inglês 2.0 Dolby Digital Estéreo – Legendas: Inglês, Português e Espanhol 

AMUSEMENT 

85 minutos - Formato de Tela: 2.35:1 – Colorido – 18 anos (Violência, Uso de Armas, Tortura)  Diretor:JOHN SIMPSON

Áudio: Inglês 2.0 Dolby Digital Estéreo – Dublado em Português 2.0 Dolby Digital Estéreo – Legendas: Inglês, Português e Espanhol



Tecnologia do Blogger.