google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

NICOLAS ROEG - 10 FILMES ESSENCIAIS

nicolas-roeg-10-filmes-essenciais

Sem ter educação em faculdade, entrou no cinema por acaso. No final da década de 40 foi convidado para servir chá em um estúdio na Inglaterra, onde acabou como operador de câmera. 

Iniciou-se no cinema como diretor de fotografia,  trabalhando em filmes como Fahrenheit 451 de François Truffaut e Longe deste insensato mundo de John Schlesinger. Foi só em 1970 que realizou o seu primeiro filme, Performance, um exercício cinematográfico que multiplica as virtuosidades técnicas, recusando a progressão linear ao quebrar a relação espaço-tempo. Este filme, protagonizado por Mick Jagger, e co-realizado pelo escritor Donald Cammell, acabou por não ter o sucesso esperado e, assim Roeg teve que ir para a Austrália para dirigir o seu filme Longa caminhada, que foi também o seu último trabalho como diretor de fotografia.

Seus maiores sucessos vieram à seguir, quando dirigiu o que muitos consideram a sua obra-prima, Inverno de Sangue em Veneza, estrelado por Donald Sutherland e Julie Christie. Logo depois, em 1976, lançou O Homem Que Caiu na Terra, protagonizado por David Bowie.Em seguida, Convenção das Bruxas (1990), com Anjelica Huston.

O cineasta britânico faleceu aos 90 anos.. Roeg dedicou quase seis décadas à sétima arte.

Um gangster (James Fox) jurado de morte por seus parceiros se refugia na mansão de um rockstar decadente (Mick Jagger), junto com duas garotas andróginas (Anita Pallenberg e Michelle Breton). Ele tem seus sentidos testados por um coquetel de drogas e perversão. Ao mesmo tempo, há o choque entre os mundos do gangster e do roqueiro, com suas diferenças. Tudo isso ao som dos blues furiosos de Ry Cooder e Jack Nietzche, culminando na famosíssima cena em que Mick Jagger canta "Memo From Tuner" para Fox.

Dois irmãos, um garoto e uma adolescente, são abandonados numa região remota da Austrália e se vêem obrigados a enfrentar todo o tipo de dificuldades. Suas vidas vão ganhar novo significado e um grande desafio quando eles encontram um jovem aborígine que está em ritual de iniciação da tribo de que faz parte. O inglês Nicolas Roeg iniciou sua carreira como operador de câmera e, posteriormente, diretor de fotografia. Conhecendo-se essa experiência anterior, evidencia-se o grande apuro visual de sua filmografia como diretor e esse Walkabout é simplesmente deslumbrante, com imagens magníficas das paisagens australianas. Além disso, a história baseada no conflito entre natureza e civilização é muito bem contada e foge da obviedade quando o diretor sensatamente opta por não tomar partido.

Após a trágica morte acidental de sua filha, o casal Laura (Julie Christie) e John Baxter (Donald Sutherland) decide começar uma nova vida em Veneza, onde ele trabalhará na restauração de uma igreja. Lá os dois conhecem duas estranhas irmãs. Uma delas afirma ter contato com o espírito da criança falecida e avisa que o casal corre um sério risco em Veneza. John duvida, mas logo começa a ter misteriosas visões.
O filme é famoso pela cena de sexo entre Julie Christie e Donald Sutherland. Boatos afirmam que a relação sexual aconteceu de verdade ali na frente das câmeras, não era encenação.
Renato Scarpa, o inspetor Longhi, não falava inglês. Ele leu suas falas sem sequer saber o significado, o que adicionou um tom interessante ao personagem.

Um alienígena vem a Terra e adota o disfarce de um homem de negócios chamado Thomas Jerome Newton. A sua missão é encontrar água para o seu planeta que está morrendo. Ele utiliza a tecnologia avançada que traz consigo para ganhar bilhões de dólares, que serão necessários para construir a espaçonave que irá levá-lo de volta para casa junto com a água. Mas o gentil Newton não está preparado para a ganância e a crueldade de seus novos colegas de negócios e rivais e logo descobre que a missão será muito mais difícil do que ele havia imaginado.

Em meio à elegante decadência de Viena na Guerra Fria, o psicanalista Dr. Alex Linden (Art Garfunkel) se envolve em uma trama erótica tendo um caso ilusório com Milena Flaherty (Theresa Russell), uma paciente que tentou o suicídio. Quando o caso termina, o Inspetor Netusil (Harvey Keitel) passa a investigar o verdadeiro motivo da overdose de Milena, que parece estar ligado ao seu ex-amante.
O filme foi aclamado pela montagem (feita de sobreposições e colagens) inovadora, boas performances e inspiradas canções - destacando Tom Waits, The Who e Billie Holiday.

Em 1925, depois de quase duas décadas de miséria e trabalho árduo e solitário, o garimpeiro Jack McCann torna-se um dos homens mais ricos do mundo ao cair, literalmente, sobre uma montanha de ouro. Anos mais tarde, em 1945, o agora magnata Jack vive no luxo em uma ilha do Caribe. Mas sua riqueza não lhe traz paz de espírito, e ele está às voltas com a entediada ex-esposa Helen, também alcoólatra, e com Tracy, sua filha rebelde que se casou com um aventureiro francês. A gota d'água surge quando mafiosos tentam forçá-lo a vender a ilha para a construção de um cassino. Jack resolve erguer-se e lutar, mas isso acaba provocando uma violenta tragédia.

O que teria acontecido em 1953, quando Marilyn brigou como marido Joe DiMaggio, durante a filmagem de "O Pecado Mora ao Lado", e teve uma conversa num apartamento com o cientista Einstein que estava sendo convencido por um senador a prestar depoimentos favoráveis a inescrupulosos interesses políticos.

Gerald Kingsland (Oliver Reed) é um homem de meia-idade que coloca um anúncio num jornal londrino. Ele procura uma mulher que esteja interessada em passar um ano em sua companhia numa ilha deserta. A jovem Lucy Irvine (Amanda Donohoe) é a única a responder o anúncio e, após alguns encontros, decidem que devem levar o plano adiante. Na ilha, as coisas parecem ser menos idílicas do que nos filmes e, aos poucos, um dos dois se mostra muito mais preparado e interessado a seguir o ano adiante.

Mulher depressiva e psicótica vai enlouquecendo progressivamente, enquanto seu marido, um médico geriatra, só pensa em trens de miniatura e em estranhos desejos sexuais. Aos poucos, ela começa a conviver com um filho que morreu há muitos anos.

Após a morte do pai, Luke (Jasen Fisher), 10 anos, é levado por sua avó (Mai Zetterling) para um hotel na Inglaterra. Lá o garoto descobre que um grupo de bruxas está fazendo uma convenção e que pretendem transformar todas as crianças do mundo em ratos. Descoberto, ele acaba virando um roedor junto com outro garoto, mas não desiste de parar o plano da senhorita Eva Ernst (Anjelica Huston), a líder da convenção das bruxas.



OZPLOITATION - Cults Australianos 
Edição Limitada Com 4 Cards (Caixa com 2 DVDs)

A Versátil lançou “Ozploitation – Cults Australianos”, caixa em luva reforçada com 2 DVDs que reúne 3 inéditos e aclamados cult-movies produzidos na Austrália entre as décadas de 70 e 80, todos em versões restauradas acompanhadas de mais de duas horas de vídeos extras, incluindo depoimentos e especiais. Edição Limitada com 4 cards.

Disco 1

☛ A LONGA CAMINHADA
(Walkabout, 1971, 101 min.)
De Nicolas Roeg. Com Jenny Agutter, David Gulpilil, Luc Roeg.

Duas crianças da cidade são abandonadas no outback (o deserto australiano) pelo pai. Sozinhas, elas contarão com a ajuda de um menino aborígene, que passa pelo ritual de separação de sua tribo. Com belíssima fotografia do próprio diretor (Nicolas Roeg, de “Inverno de Sangue em Veneza”) e ótima trilha de John Barry, essa poética obra-prima é uma marco da Nova Onda Australiana (Australian New Wave).

Disco 2

☛ PELOS CAMINHOS DO INFERNO
(Wake in Fright, 1971, 109 min.)
De Ted Kotcheff. Com Donald Pleasence, Gary Bond, Chips Rafferty. 

Após perder aposta, professor fica perdido em uma escaldante cidade no deserto, repleta de homens bêbados, loucos e violentos. Dirigido por Ted Kotcheff (“Rambo”), este influente cult-movie é um magnífico estudo sobre a bestialização do homem.

☛ ENIGMA NA ESTRADA
(Road Games, 1981, 100 min.)
De Richard Franklin. Com Stacy Keach, Jamie Lee Curtis, Marion Edward.

Nas solitárias estradas da Austrália, um caminhoneiro entra num jogo de gato-e-rato com um misterioso serial killer de mulheres. Muito bem dirigido por Richard Franklin (“Patrick”), este thriller hitchcockiano tem ecos de “Encurralado”.


Informações sobre a edição:

Títulos em português: A Longa Caminhada, Pelos Caminhos do Inferno, Enigma na Estrada
Títulos originais: Walkabout, Wake in Fright, Road Games
País de produção: Austrália, Inglaterra
Ano de produção: 1971-1981
Gênero: Drama, Suspense
Direção: Nicolas Roeg, Ted Kotcheff
Elenco: Jenny Agutter, David Gulpilil, Luc Roeg, Donald Pleasence, Gary Bond, Chips Rafferty, Stacy Keach, Jamie Lee Curtis, Marion Edward
Idioma: Inglês
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Widescreen anamórfico 1.85:1
Tempo de duração: 310 min.
Região: 4
Colorido
Faixa etária: 14 anos

Extras

Especiais sobre “A Longa Caminhada” (47 min.),  Especiais sobre “Pelos Caminhos do Inferno” (38 min.), Especiais sobre “Enigma na Estrada” (46 min.)


”Versátil

Tecnologia do Blogger.