google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

GAGS VISUAIS NO CINEMA: 35 FILMES DOS MELHORES AOS PIORES


A publicação de hoje é referente às gags visuais, que se caracterizam, basicamente, pelo humor transmitido, na maioria das vezes, sem uso de palavras. Abaixo, uma noção da do surgimento no cinema, passando por bons filmes até o auge com os irmãos Zucker e Jim Abrahams, passando por repetições de suas fórmulas em filmes pouco engraçados, até finalmente, o fundo do poço.

Os primeiros 5 nomes da lista são primordiais na concepção do cinema de comédia visual, principalmente, porque alguns são do cinema mudo e necessitavam de se comunicarem através de acontecimentos visuais. Pontuei também 5 obras primas desta primeira turma.

Através destes filmes, conseguimos ter uma noção do nascimento e morte (por enquanto) das Gags Visuais no cinema. Boa sessão:



Em 1922, o jovem inexperiente Harold (Harold Lloyd) tomou uma decisão: abandonar sua pequena cidade natal, no interior, e partir para a cidade grande em busca de sucesso profissional. Depois de um tempo, finalmente consegue um emprego como vendedor em uma grande loja de departamentos, sem imaginar que este seria o início de muitas aventuras e que algumas poderiam até causar sua morte.


Um projecionista (Buster Keaton) está estudando para ser detetive e está apaixonado por uma moça. Quando ele a pede em casamento, seu rival rouba a corrente do relógio do pai da menina e o incrimina. O desapontado projecionista volta ao seu trabalho e, enquanto projeta o filme, acaba por dormir. Ele sonha que é o detetive Sherlock Jr., o segundo maior do mundo, e que está investigando o roubo. Enquanto isso, sua namorada descobre a verdade e conta tudo ao seu pai.


Os irmãos Marx tocam o negócio de ópera feito doidos quando Otis encontra o ambicioso cantor Ricardo, que está determinado a conquistar o coração de sua colega cantora Rosa. Com a ajuda de Fiorello e Tomasso, Otis tenta unir o jovem casal, mas encontra resistência por parte de Lassparri, que também está de olho em Rosa.


O icónico Vagabundo está empregado em uma fábrica, onde as máquinas inevitável e completamente o dominam e vários percalços o levam para a prisão. Entre suas passagens pela prisão, ele conhece e faz amizade com uma garota órfã. Ambos, juntos e separados, tentam lidar com as dificuldades da vida moderna, o Vagabundo trabalhando como garçom e, eventualmente, um artista.


Mr. Hulot (Jacques Tati) decide passar férias num hotel próximo a um balneário francês, mas acidentes e confusões insistem em acontecer onde quer que ele vá. O bem-intencionado Hulot acaba com a paz do local e impede o descanso dos demais hóspedes, provocando uma onda de catástrofes.

Os próximos 6 filmes são ótimas obras de diferentes tempos, que aplicam as gags visuais em suas narrativas. 5 deles tem uma história boa a ser contada aliada às piadas visuais. Já Pandemônio é o primeiro filme, bem ao estilo de Corra que a polícia vem ai, só que dos anos 40 e que satiriza filmes como Cidadão Kane. Ele é imperdível, e dentro do contexto da lista, é o que mais se assemelha ao estilo atingido no auge das comédias com gags visuais.


David Huxley (Cary Grant), um paleontólogo com casamento marcado, vai jogar golfe com o objectivo de agradar o seu oponente e facilitar a doação de 1 milhão de dólares para o museu onde trabalha. Até que conhece Susan Vance (Katharine Hepburn), uma rica herdeira acostumada a ter tudo o que quer, mas completamente inconsequente. Susan decide casar-se com David, mas para mantê-lo ao seu lado ela utiliza todos os recursos possíveis, transformando a vida do pacato homem numa sucessão interminável de problemas.


Em uma enorme mansão, o produtor Jeff Hunter tenta montar um espetáculo musical, enquanto corteja a rica proprietária Kitty Rand, que está noiva de Woody Taylor. Pepi, um aristocrata russo falido, corre atrás da jovem Betty Johnson, ao mesmo tempo em que um detetive particular, chamado Quimby, investiga tudo isso...


Oito motoristas estão viajando de férias em pleno clima desértico quando encontram um misterioso desconhecido que vem de sair da prisão e lhes informa a localização de uma grande quantia de dinheiro. Loucos para encontrar a fortuna, cada um dos colegas inicia uma corrida individual pela grana.


Um professor e sua assistente, constroem o primeiro ônibus do mundo movido somente a energia nuclear. Os dois apostam no sucesso, apesar da oposição que isso enfrenta por representar interesses contrários. Mas tudo se complica quando uma bomba atômica é colocada no ônibus, causando tumultos na primeira viagem.


Sátira irreverente sobre a visão de Hollywood em relação aos temas bíblicos e religiosos. Em 33 D.C. na Judéia, a sociedade sofre com a pobreza e a desordem. Brian Cohen (Graham Chapman) é um candidato a messias que se envolve em uma série de histórias hilárias, tornando-se cada vez mais importante entre todo o grupo.


Uma série de paródias curtas sobre a programação noturno da televisão americana e os filmes de baixo orçamento que muitas vezes encontra lá. Entre as esquetes estão inclusas a história de um homem sendo atacado por seu apartamento, um funeral organizado por comediantes clássicos e uma grande noite de menino adolescente se transformando em um pesadelo.

A entrada de Jim Abrahmas, David Zucker e Jerry Zucker neste mundo das gags visuais, marcou o cinema dos anos 80 até meados dos anos 90.  Mas após uma sequência grande de filmes, eventualmente, começaram a perder a graça e fazer filmes como Máfia! além de "exportarem" o ator Leslie Nielsen para filmes esquecíveis, que veremos na penúltima parte deste post.

Agora conheça o filé mignon da comédia com gags visuais:


O piloto Ted Striker (Robert Hays), ex-combatente de guerra, é forçado a assumir os controles de um avião quando a tripulação sucumbe à comida contaminada. Elaine (Julie Hagerty), sua namorada, tem de ser aeromoça e co-piloto. Juntos, eles vão tentar salvar os passageiros e terminar o voo com sucesso, mas existe um problema: ele é neurótico.


O astro de rock americano Nick Rivers viaja à Alemanha Ocidental para participar de um festival. O que Nick não esperava, porém, era que o festival fosse apenas um disfarce para um ataque a submarinos. E nessa grande confusão envolvendo o Alto Comando Alemão e os exércitos Aliados, Rivers acaba conhecendo a bela Hilary Flammond e, ao lado do agente Cedric, embarca numa aventura para ajudar a jovem a resgatar seu pai, o criador da poderosa arma Polaris Mine, que foi roubada pelos fascistas.


Jovem casal ao comprar uma mansão descobre gradativamente que nada funciona, com uma reforma geral sendo necessária para se poder viver lá. Entretanto, eles gastaram tudo que tinham para adquirí-la e o orçamento para deixá-la habitável é extremamente caro. Eles decidem fazer qualquer coisa para alcançar este objetivo, mas no entanto se envolvem em diversas confusões.


Os diabólicos líderes do planeta Spaceball, tendo desperdiçado infantilmente sua preciosa atmosfera, arquitetaram um plano secreto para tomar cada sopro de ar do seu vizinho, o pacífico planeta Druidia. Assim o ditador de Spaceball, o presidente Skroob (Mel Brooks), manda o cruel Dark Helmet (Rick Moranis) sequestrar Vespa (Daphne Zuniga), a princesa de Druidia, e exigir do Rei Roland (Dick Van Patten), o pai dela, que libere todo o ar. Lone Starr (Bill Pullman) e Barfolemew (John Candy) recebem de Roland o pedido de resgatá-la, sendo que Starr exige um milhão de dólares espaciais pelo resgate, pois é quanto deve para um agiota intergalático.


Frank Drebin (Leslie Nielsen), um incompetente detetive de polícia, tenta deter um plano para assassinar a Rainha Elizabeth II (Jeannette Charles), da Inglaterra, que está visitando os Estados Unidos. O mentor do plano é o magnata Vincent Ludwig (Ricardo Montalban), que pretende usar um jogador de beisebol submetido a uma lavagem cerebral para executar o atentado.


Sean "Topper" Harley (Charlie Sheen) é um piloto de avião bastante arrogante, principalmente porque deseja superar a fama do pai que era a de um piloto desastrado. Ele, então, é chamado para cumprir uma missão: Destruir as plantas nucleares de Saddam Hussein. Topper acaba por se envolver em um monte de confusões enquanto luta contra os terroristas e também contra o seu colega de trabalho, para saber quem fica com a mocinha no final.


O agente do FBI Jo Dee Foster tem uma difícil missão: identificar e prender um terrível serial killer. Para isto, precisará da ajuda do Dr. Animal Cannibal Pizza, um maníaco pizzaiolo assassino. Todas as pistas levam até o quarto nº 13 do "Cemetery Motel". Onde estará o assassino? E Jane, a noiva do agente, para onde foi com o dinheiro que roubou? Estas e outras respostas você vai encontrar nesta emocionante e imperdível comédia.


Das mentes dos criadores do seriado da TV americana "In living color" surge o primeiro thriller-comédia, em que adolescentes apavorados fugindo de maníacos assassinos são o pretexto para uma série de piadas envolvendo todos os recentes filme de terror, da série "Pânico" até "O sexto sentido", passando ainda por outros grandes sucessos do cinema, como "Matrix" e "Os suspeitos".

O filme "Todo mundo em pânico" foi um ponto fora da curva no cinema de Gagg visual, porque os ótimos filmes foram até meados dos anos 90. E na segunda metade, vieram os filmes mais fracos, caminhando para o fundo do poço vivido nos anos 2000. Porém o filme de Keenen Ivory Wayans é de passar mal de rir e bebeu diretamente na fonte de Pânico, lançado 4 anos antes. 

Mas como é um mundo imperfeito, a continuação, dirigida por ele mesmo, é ruim. E o terceiro e o quarto filmes, voltam à pegada das piadas dos irmãos Zucker, porém dirigido por...David Zucker. Entre cobras e cebolas, apareceu um quinto filme ainda, que ninguém viu, e quem viu não se lembra. E em paralelo a isto, Inatividade Paranormal deu as caras em 2013, com Marlon Wayans, de "Todo mundo em pânico", repetindo o erro de insistir num ator que deu certo num papel, só por causo do sucesso de um filme em particular.


Já faz algum tempo desde que o padre Jebedaiah Mayii exorcizou o diabo da pequena Nancy Aglet, mas agora Nancy cresceu e tem uma família, o demônio retorna e retoma Nancy. Com o padre Mayii não querendo ajudar, o padre Luke Brophy faz o possível para ajudar Nancy, mesmo quando Ernest Weller, da TV, planeja transmitir o exorcismo ao vivo na TV.


O filme é uma sátira aos filmes "Máquina Mortífera" e ao gênero ação policial, com humor escrachado ao estilo Corra Que a Polícia Vem Aí. Emilio Estevez está no papel de Jack Colt, um policial meio maluco, parceiro de Wes Luger, interpretado por Samuel L. Jackson. Eles investigam a morte de uma policial e descobrem uma perigosa conspiração. Muitas cenas de humor pastelão e paródias a filmes como "Silêncio dos Inocentes" e "Instinto Selvagem".


Ned Ravine (Armand Assante) é um policial e advogado que é seduzido por Lola Cain (Sean Young), enquanto Lana Ravine (Kate Nelligan), sua mulher, tem um caso com Frank Kelbo (Christopher McDonald), um mecânico. O casal de amantes planeja matar Ned e receber um seguro de US$ 9 milhões.


1983. O procurador R.M. Renfield (Peter MacNicol) chega a Transilvania para um encontro com Conde Drácula (Leslie Nielsen), onde é hipnotizado e passa a obedecer suas ordens. O plano do vampiro é ir a Londres e fazer de uma mulher sua eterna esposa e parceira, mas o Dr. Van Helsing (Mel Brooks) fará de tudo para detê-lo.


Dick Steele (Leslie Nielsen) é um agente especial que está tomando conta do caso do General Rancor (Andy Griffith), um homem que está ameaçando destruir o mundo com um míssil. Para completar seu objetivo, o General precisa de um chip especial para computador criado pelo cientista Ukrinsky (Elya Baskin). Para prevenir o pior, Dick se une com Veronique (Nicollette Sheridan), filha do professor Ukrinsky e também agente da KGB.


Mesmo um tanto atrapalhado, Ryan Harrison é um violinista notável. Mas nem toda sua fama será suficiente para livrá-lo da sentença de morte a que foi condenado pelo assassinato do milionário Hibbing Goodhue. E muito menos da sexy e insinuante viúva Lauren Goodhue. A caminho da cadeia, no entanto, o ônibus que transporta os prisioneiros sofre um terrível acidente. É a chance que Ryan precisava para escapar. Sátira do sucesso "O Fugitivo".

Agora, 10 exemplos do lixo que isto tudo virou: Curioso que a maioria é de um único diretor, que deveria ser banido do cinema. Um dos filmes abaixo tem um nome tão gigante, que nem coube na foto: "30 Noites de Atividade Paranormal com a Filha dos Homens que Não Amavam as Mulheres "

E as sinopses? Filme de comédia ruim faz piadas sem graça com sucessos do cinema. 














Obras-Primas do Cinema apresenta SESSÃO ANOS 80 VOL. 11. Especialmente neste novo volume, que reúne filmes nostálgicos dos anos 80, contêm 4 clássicos escolhidos via votação em redes sociais pelos fãs dessa coleção! Dos quatro filmes selecionados, três contêm dublagens em português, com exceção de “Garotas Modernas”. Diversão garantida para as suas tardes e noites! Em digipak com 2 DVD’s, 4 card’s além de quase 1 hora de material extra.

Disco 01:

O Gênio do Videogame
(The Wizard | 1989 | 1.85:1 | Áudio: Inglês 2.0 e Português 2.0 | Legendas: português e Inglês | Colorido | 100 minutos)
Direção: Todd Holland. Elenco Principal: Fred Savage, Luke Edwards, Jenny Lewis.

Corey e Jimmy são dois irmãos que fogem de casa e cruzam o país com a ajuda de uma garota que eles conheceram para competir no campeonato de videogame. O filme fez parte da estratégia de promoção da Nintendo no mercado norte-americano, e foi a primeira aparição do jogo Super Mario Bros. 3, que a seguir se consolidaria como o jogo mais vendido de todos os tempos.

Sete Minutos no Paraíso
(Seven Minutes in Heaven | 1985 | 1.85:1 | Áudio: Inglês 2.0 e Português 2.0 | Legendas: português e Inglês | Colorido | 87 minutos)
Direção: Linda Feferman. Elenco Principal: Jennifer Connelly, Byron Thames, Maddie Corman.

Quando seu pai sai da cidade, a bela estudante A Natalie permite que os melhores amigos Jeff e Polly se mudem para sua casa. Juntos o trio de adolescentes aprenderão diversas lições sobre a vida, o amor e o crescimento. Foi uma das primeiras aparições de Jennifer Connelly como protagonista no cinema.


Disco 02:

Um Dia a Casa Cai
(The Money Pit | 1986 | 1.85:1 | Áudio: Inglês 2.0 e Português 2.0 | Legendas: português e Inglês | Colorido | 90 minutos)
Direção: Richard Benjamin. Elenco Principal: Tom Hanks, Shelley Long, Joe Mantegna.

Walter Fielding e Anna Crowley Beissart são um jovem casal que decide comprar uma mansão e reformá-la. Porém, estrutura da casa é muito precária causando diversas confusões. Produzido por Steven Spielberg, trata-se de uma espécie de refilmagem de “Lar, Meu Tomento”, clássico dos anos 40 com Cary Grant.

Garotas Modernas
(Modern Girls | 1986 | 1.85:1 | Áudio: Inglês | Legendas: Português, Inglês| Colorido | 84 minutos)
Direção: Jerry Kramer. Elenco Principal: Daphne Zuniga, Virginia Madsen, Cynthia Gibb.

Três garotas de vinte e poucos anos, Margo, Kelly e Cece, são colegas de quarto que moram em Los Angeles, trabalhando durante o dia, e à noite desfrutam da vibrante e decadente vida noturna de Los Angeles. Após seguidas aparições na televisão americana tornou-se um cultuado filme adolescente no final dos anos 80.


EXTRAS:

• Making of de "O Gênio do Videogame" (40’)
• Making of de "Um Dia a Casa Cai" (7’)
• Entrevista sobre "Garotas Modernas" (6’)

MAIS INFORMAÇÕES DA EDIÇÃO:

Título: Sessão Anos 80 Vol. 11
País de Produção: Estados Unidos
Gênero: Comédia |Aventura | Romance
Duração Total Aproximada: 361 minutos.
Região: Aberto para todas as zonas (Livre)
Faixa Etária: 14 Anos, Contém: Insinuações de sexo; Violência moderada.


Tecnologia do Blogger.