google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

LUCHINO VISCONTI - 10 FILMES ESSENCIAIS

Luchino-visconti-10-filmes-essenciais

As métricas para definir os 10 filmes essenciais de um artista às vezes resultam em histórias curiosas. O primeiro filme que assisti do diretor se chama Vagas estrelas da Ursa. Achei belíssimo e me motivou a conhecer a filmografia deste diretor. Isto foi há 25 anos. Até hoje, é um dos filmes que mais admiro do diretor. Mas ao fazer a lista, não levo em conta minha opinião, e para minha surpresa, o filme não se encontra no top 10 do diretor em lista (quase) nenhuma dos principais sites e críticos do mundo todo. 

Aparentemente, a beleza de Claudia Cardinale neste filme impactou só a mim.  Hoje vamos conhecer os melhores filmes do  conde de Lonate Pozzolo, um dos mais importantes diretores do cinema italiano. Ele era descendente da nobre família milanesa dos Visconti.

Seu refinamento é impresso em alguns dos seus filmes, principalmente O leopardo, talvez sua grande obra prima. E curiosamente, o top 3 se fecha com "Morte em Veneza" e "Rocco e seus irmãos", todos lançados em Bluray no Brasil pela Versátil. 

Bissexual assumido trabalhou com alguns dos seus notórios casos, como Helmut Berger. Seus filmes tratam basicamente de relações (paixão, desejos carnais e infidelidade). Visconti também foi um célebre diretor de teatro e ópera. Durante os anos de 1946 a 1960, dirigiu muitas apresentações da Companhia Rina Morelli - Paolo Stoppa com o ator Vittorio Gassman, bem como muitas produções célebres de óperas.

Além disto, foi um dos nomes do Neorrealismo Italiano.  Ele sofreu um derrame em 1972 e depois de anos vivendo com seus efeitos, ele faleceu em Roma de outro derrame aos 69 anos, no dia 17 de março de 1976.

Boa sessão:

Gino Costa (Massimo Girotti) é um andarilho que arranja um emprego em um restaurante de beira de estrada. Lá ele se envolve com a casada Giovanna (Clara Calamai), uma mulher inquieta, que só se casou com Bragana (Juan de Landa), o dono do local, por necessidade. Juntos eles planejam uma fuga, e ela convence o amante de matar seu marido para que eles possam ficar juntos. No entanto, tudo parece estar contra os dois.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, um jovem pescador, junto com a sua família, se revolta contra a exploração que sofre dos seus superiores no porto de Catania, na Sicília. Eles então hipotecam a casa e fundam seu próprio comércio para tentar escapar dos patrões. Só que sem conseguir ajuda de ninguém, eles vão se deparar com muitas dificuldades, e descobrir que a realidade desse modo é ainda mais dura.

Maddalena Cecconi (Ana Magnani), uma enfermeira que ganha a vida a dar injeções ao domicílio, inscreve a sua filha Maria (Tina Apicella) para prestar provas de seleção de jovens atrizes na Cinecittà. Para Maria a seleção é o bilhete dourado para dar à filha a vida de luxo que ela nunca lhe poderá dar de outro modo. Embora enfrentando a relutância do marido Spartaco (Gastone Renzelli), Maddalena está disposta a tudo para garantir a vitória da filha, nem que isso signifique deixar-se enganar por oportunistas como Alberto 

O filme conta história de uma condessa italiana nos anos sessenta do século XIX que, devido a um tórrido affair com um oficial do exército inimigo durante a ocupação austríaca do Vêneto, leva seus princípios morais e políticos até as últimas conseqüências.. O enredo mostra o naufrágio dos dois personagens em seu amor, qualificado por eles mesmos como triste e vergonhoso, amor este que conduzirá à sua recíproca destruição. Eles são um para o outro sua prisão e seu carrasco.


Mario (Mastroianni), homem solitário, apaixona-se pela jovem Natalia (Schell) que lhe conta sobre sua vida. Possuindo apenas uma velha avó, que aluga quartos, tem como inquilino um misterioso homem (Marais), por quem Natalia se apaixona perdidamente e que afirma que retornará em um ano. Ele não pede que Natalie seja fiel durante o período, ainda que ela o seja. Somente quando acredita que ele não retornará e depois de lhe ter enviado uma carta que Mario jogou ao rio, ela parece demonstrar interesse em ter um envolvimento amoroso com Mario, acreditando pela primeira vez que Mario se encontrava correto a respeito de sua ingenuidade. Na mesma noite em que tudo parece inclinado a essa nova situação, Natalia revê o homem na ponte e vai a seu encontro, despedindo-se de Mario, que a agradece pelo breve momento de esperança e felicidade.


O filme conta a história da Família Parondi, através da matriarca Rosaria (Katina Paxinou) e seus filhos Rocco (Alain Delon), Simone (Renato Salvatori), Ciro (Max Cartier) e Luca (Rocco Vidolazzi). Depois da morte do marido, ele saem de sua cidadezinha e vão tentar a sorte em Milão. Lá, a família de imigrantes vai sofrer grandes golpes. Rocco e Simone tentam a sorte no boxe e se apaixonam pela mesma mulher, a prostituta Nadia (Annie Girardot).


Em 1860, Garibaldi inicia o movimento de unificação de Itália. D. Fabrizio Salina é um aristocrata que tenta manter o modo de vida anterior, apesar dos tempos de mudança. Para ele, a ascensão da burguesia é uma ameaça. Mas numa manobra astuta, combina o casamento do seu sobrinho Tancredi com Angélica, filha de um rico e influente administrador de propriedades. Fiel aos seus valores, este aristocrata consegue assim manter acesa a chama do antigo regime. Magnifíca adaptação para o cinema da obra de Lampedusa.


Alemanha, 1933. O barão Joachim Von Essenbeck (Albrecht Schoenhals) comunica que está deixando o seu império de usinas de aço nas mãos de um desconhecido. A ascensão do nazismo é analisado pela ótica de uma aristocrática família, que se digladia internamente na luta pelo poder, assassinado uns aos outros sem hesitação para alcançar seus objetivos.


Início do século XX. Gustav von Aschenbach (Dirk Bogarde) é um compositor austríaco que vai para Veneza buscando repouso, após um período de estresse artístico e pessoal. Porém ele não encontra a paz desejada, pois logo desenvolve uma paixão por um jovem, Tadzio (Björn Andrésen), que está em férias com sua família. Tadzio incorpora o ideal de beleza que von Aschenbach sempre imaginou e pensa em ir embora antes de cometer um ato impensado, mas sua bagagem foi para outra cidade, obrigando-o a permanecer ali. Além disto a cólera asiática começa a chegar em Veneza.


A produção acompanha a trajetória de Ludwig II, o rei da Baviera desde a sua coroação com menos de 20 anos, até sua morte prematura aos 40 anos de idade em circunstancias até hoje misteriosas. Visconti reproduz em seu filme as principais fases da vida do chamado rei louco da Baviera: sua figura de mecenas do compositor Richard Wagner que, protegido por ele, criou duas obras primas – O Anel do Nibelungo e Tristão e Isolda; a construção dos famosos castelos como o de Neuschwanstein; sua paixão platônica pela prima, Elizabeth, imperatriz da Áustria, e sua homossexualidade.

Tecnologia do Blogger.