google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

UM BONDE CHAMADO DESEJO NO CINEMA / TV

um-bonde-chamado-desejo-no-cinema-tv

Um Bonde Chamado Desejo é uma peça teatral de 1947, escrita pelo dramaturgo norte-americano Tennessee Williams, pela qual ele recebeu o Prêmio Pulitzer no mesmo ano.

Tennessee (pseudônimo de Thomas Lanier) Williams nasceu em 1911 na cidade de Columbus, Mississípi, no sul dos Estados Unidos. Teve uma infância difícil, marcada pelo pai autoritário. Começou a publicar na década de 20. Juntamente com Arthur Miller, se tornaria um dos grandes dramaturgos americanos do século. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema, como Um bonde chamado desejo, em 1951, e Gata em teto de zinco quente, em 1955.   

Seus personagens são, em geral, seres solitários e instintivos, como bêbados, vagabundos, operários massacrados, mulheres resignadas, homossexuais perseguidos, damas em decadência, prostitutas feridas, virgens irracionais, entre outros indivíduos que não encontram o seu lugar na sociedade.
Morreu em 1983, na cidade de Nova York, antes de completar 72 anos.

Vamos às versões:

Direção: Elia Kazan

Blanche DuBois, uma mulher frágil e neurótica (Vivien Leigh), vai visitar sua irmã grávida (Kim Hunter), em Nova Orleans, em busca de um lugar que possa chamar de seu, já que, após seduzir um jovem de 17 anos, ela foi expulsa da sua cidade natal no Mississípi. Sua chegada afetará fortemente a vida da sua irmã, do seu cunhado e a sua própria vida.

Direção: Luis Mottura

Blanche sempre depende da vontade de todos, sendo sempre maltratada e com isto, ela  tende a fugir do mundo real e viver em um mundo  próprio. Mais uma versão do bonde de Tenessee Williams.

Direção: Bo Widerberg

Filme feito para  TV  pelo diretor sueco Bo Widerberg. A produção conta a história de Blanche Dubois - mulher extremamente delicada, procurando seu lugar no mundo. Ela vai a New Orleans para visitar a irmã Stella e passar um tempo com ela. Porém isto  desagradou fortemente o marido de Stella, Stanley -  violento e imprevisível.

Direção: John Erman

Blanche Dubois vai visitar sua irmã e marido, Stanley, em Nova Orleans. Stanley não gosta dela e começa a pressioná-la para obter informações sobre algumas propriedades que ele sabe que foram deixadas para as irmãs. Ele descobre que ela hipotecou o lugar e gastou todo o dinheiro, e quer descobrir tudo o que pode sobre ela. Ainda mais atrito se desenvolve entre os dois enquanto eles estão juntos no apartamento ...


Direção: Kostas Karagiannis

Versão grega e mais curta da história de Tenessee Williams. A história segue os conflitos de Blanche na casa de Stella, sua irmã e Stanley, o cunhado explosivo.

Direção: Glenn Jordan

Nesta caprichada produção baseada em famosa peça do premiado escritor Tenessee Williams, o clima quente, úmido e sensual de New Orleans envolve os personagens e dá o tom a esta trama recheada de paixão e desespero. Tudo começa quando a difícil Blanche DuBois (Jessica Lange) vai morar com sua irmã Stella (Diane Lane) e seu marido Stanley (Alec Baldwin). Os laços entre estes três personagens são, a todo momento, testados ao máximo, até que junta-se a eles Harold Michell (John Goodman), que traz de vez à tona o melhor e pior de cada um destes homens e mulheres

Direção: Benedict Andrews

Um bonde chamado Desejo é o retrato de uma sociedade decadente, personificada por Blanche DuBois, uma bela mulher que volta para a casa da irmã por não ter mais para onde ir. À beira da loucura, traumatizada e sofrida, ela entra em confronto com o mundo rude e viril do cunhado, Stanley Kowalski. Essa tensão, estabelecida entre o refinamento e a brutalidade, mostra uma família em ruínas num mundo conflituado, sem lugar para o amor e para a sensibilidade.


Tecnologia do Blogger.