google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

GREGORY PECK - 10 WESTERNS ESSENCIAIS


Costumo fazer uma comparação entre épocas da fórmula 1. Houve um tempo que disputavam “no tapa”, Prost, Mansell, Nelson Piquet, Senna, e tantos outros "coadjuvantes" como Gerhard Berger e Jean Alesi. Ser campeão neste tempo era uma tarefa árdua. Alguns muitos anos depois, Michael Schumacher reinou, ganhando títulos ano a ano com zero concorrência. Talentoso? Lógico, mas certamente não venceria tantos títulos na época de Senna. Da mesma forma, Lewis Hamilton, que vence ano a ano, com poucos nomes de peso ao seu redor. 

Dei este exemplo para tentar montar um cenário diferente do vivido por Gregory Peck em sua carreira. Será que se ele não fosse dirigido por mestres como Robert Mulligan, Henry King, John Ford, King Vidor e tantos outros ele seria considerado uma das 25 maiores estrelas masculinas do cinema clássico de Hollywood? Duvido muito. 


Para terem uma ideia, coloquem um Al Pacino ou um Robert de Niro, em seus auges, noutras épocas. Não consigo pensar numa má interpretação, como algumas vezes vi em Peck. Mas a história é a que aconteceu não a suposição. O ator fez diversos filmes memoráveis, alguns que revejo sempre, como Da terra nascem os homens.

Com interpretações introspectivas (por causa do Sistema que estudou), um personagem considerado o maior herói do cinema (Atticus Finch, de Sol é para todos), Peck virou estrela e cravou seu nome nas preferencias de quase todos que amam cinema.

E como alguns atores da época, ficou marcado no gênero western com tipos memoráveis. Hoje vamos dar sequência à sessão "10 Westerns essenciais" com ele, que é um dos grandes atores do "faroeste". Sessão esta que terá nomes como Audie Murphy, Clint Eastwood, John Wayne. Não deixe de conferir como foi do ator Burt Lancaster.

Boa sessão:



Scott Chávez mata sua mulher adúltera e o amante.  Enquanto aguarda na prisão sua execução por enforcamento, ele conforta sua filha Pearl, dizendo-lhe que já acertou para que ela vá morar com sua prima e ex-noiva, Laura Belle McCanles, agora casada com um senador e rico barão de gado. Assim, após a morte do pai, Pearl viaja até Paradise Flats, no Texas, onde é bem recebida no rancho por Laura Belle e por seu filho mais velho, o advogado Jesse, e com uma certa hostilidade pelo senador, preso a uma cadeira de rodas. Logo ao chegar, Pearl passa a ser o centro de uma luta entre Jesse e seu irmão Lewt, ambos atraídos pela bela mestiça.


Uma banda de ladrões de banco está na estrada, fugindo pelo deserto. Perto da morte, por falta d'água, tropeçam no que parece ser uma cidade fantasma, e acabam encontrando um velho e sua neta morando lá. Os assaltantes descobrem que o homem velho foi minerador de ouro e planejam roubá-lo. Mas, todo o plano muda quando o líder do grupo, Stretch, se apaixona pela neta, o que gera um confronto entre toda a gangue.


O pistoleiro Jimmy Ringo (Gregory Peck) está em seu caminho de volta para sua pacata cidade na intenção de encontrar sua esposa e o filho que nunca conheceu. Na chegada, um encontro casual com antigos amigos trás para o arrependido Jimmy algum alívio. Porém, as sombras do seu passado retornam na forma de três cowboys que estão seguindo o seu caminho e de um pistoleitro local que deseja fazer seu nome usando Jimmy. Quando a cidade descobre que Jimmy está chegando a cidade, um frenesi começa.


James McKay (Gregory Peck), um rico e aposentado capitão da marinha, chega ao Texas para se casar com Pat Terrill (Carroll Baker), sua noiva. McKay é um homem cujos valores e estilo de vida são um mistério para os rancheiros e Steve Leech (Charlton Heston), o capataz da fazenda, imediatamente sente antipatia por James. Pat é controlada por Henry Terrill (Charles Bickford), seu rico pai, que está envolvido em luta cruel sobre os direitos de água para o gado. 

Quem se opõe a ele é Rufus Hannassey (Burl Ives), sendo que tanto Terrill quanto Hannassey ambicionam a mesma terra, cuja dona, Julie Maragon (Jean Simmons), acaba vendendo-a para McKay, que a dá de presente de casamento para sua noiva. Porém, o comportamento detestável de Pat o leva a cancelar o casamento. Quando Julie é sequestrada pelos Hannassey, McKay vai resgatá-la para evitar um banho de sangue entre os clãs rivais de Terrill e Hannassey.


Um desconhecido, Jim Douglas (Gregory Peck), chega à pequena cidade de Rio Arriba, na fronteira oeste, para presenciar o enforcamento de quatro homens, os quais procurava havia meses mesmo sem nunca tê-los visto — só tinha sua descrição. Na noite que antecede a execução, eles conseguem fugir e raptam uma moça da cidade como refém, e Jim se engaja na perseguição com propósito de vingança, porém suas certezas começam a ruir.


O filme segue os Prescotts, uma família imigrante do Leste, por quatro gerações, do Canal Erie, por volta de 1830, até meio século depois, quando efetivamente se estabelecem. Pelo caminho encontram piratas fluviais e escapam com a ajuda do caçador de peles Linus Rawlings, que posteriormente se casa com uma de suas filhas, Eve. A outra filha, Lilith, transforma-se em uma cantora de barcaça e atrai o olhar do aventureiro Cleve Van Valen. Eles cruzam as planícies juntos em um trem de passageiros e ganham e perdem uma fortuna na Califórnia; enquanto isso Linus se torna fazendeiro e, com a Guerra da Secessão, se junta ao exército da União e é morto na batalha de Shiloh. 

Um de seus filhos, Zeb, também se junta ao exército e, com o final da guerra, permanece como oficial de cavalaria e é mandado para o Colorado para ajudar na segurança da estrada de ferro que cruzava a terra dos índios. Enquanto isso Lilith transforma-se na senhora mais rica da família, tendo sobrevivido tempo suficiente para ver o sonho do assentamento dos pioneiros no Velho Oeste realizado.


Guia do Exercito decide deixar esse trabalho para morar num rancho. Uma mulher (com seu filho pequeno) insiste que ele os leve juntos. Ocorre que essa criança é filho de um índio muito valente (e mau) que quer reaver o filho a qualquer custo, e os persegue, deixando um rastro de sangue por onde passa.


O delegado MacKenna perseguia a gangue do bandoleiro Colorado quando, ao cavalgar pelo deserto, é alvo de tiros dados por um velho chefe Apache. Ao responder aos tiros, achando que eram os bandidos, MacKenna acaba ferindo mortalmente o índio. Antes de morrer, o chefe lhe dá um antigo mapa que, segundo ele, traz o segredo da localização do 'Canyon del Oro'. Mas o alerta que, ao encontrar o veio de ouro, despertará a fúria de antigos deuses. MacKenna conhecia a lenda sobre o rico veio de ouro dos Apaches e do garimpeiro Lost Adam, que o teria descoberto e fora tornado cego pelos índios para que não achasse mais o local. Ele não acredita no velho e joga o mapa no fogo. Mas grava o desenho na memória.


Clay Lomax (Gregory Peck) é um assaltante de banco que foi traído e ferido por seu parceiro, e por isso foi condenado a oito anos de prisão. Ao sair, ele vai atrás de Sam Foley (James Gregory) para vingar-se. Para por seu plano em prática, Clay procura uma antiga namorada para receber dela uma quantia em dinheiro, mas descobre que a mulher esta morta e deixou uma filha de oito anos para trás. Com pena da menina e diante da possibilidade de ser pai dela, Clay a leva com ele. Enquanto isso, sabendo que seu ex-parceiro foi solto, Foley contrata três cruéis pistoleiros para seguirem Clay.


Depois que o assalto ao banco dá errado, o fora da lei Billy (Desi Arnaz Jr.) é capturado pelo Sheriff Gifford (Jack Warden). O parceiro de Billy, Arch Deans (Gregory Peck), o resgata, mas durante a fuga Deans leva um tiro na perna. A ferida deixa Deans incapaz de montar um cavalo, mas Billy se recusa a deixá-lo para trás. Ao vez disso, ele constrói uma maca e eles continuam juntos. Mas com isso eles começam a ir muito devagar, tornando-os ainda mais vulneráveis à captura do xerife.



Classicline lançou este filme imperdível em DVD, que pode ser adquirido no site da empresa ou nas lojas parceiras. Abaixo, veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima. 
 
➤Informações do filme e da edição:

Elenco: Gregory Peck, Omar Sharif, Julie Newmar, Lee J. Cobb, Telly Savalas, Camilla Sparv, Keenan Wynn, Ted Cassidy, Raymond Massey, Burgess Meredith, Edward G. Robinson
Direção: J. Lee Thompson
Produtor: Carl Foreman
Roteiro: Carl Foreman
Fotografia: Joseph Macdonald
Ano de produção: 1969
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: Widescreen
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 128 min.
Idioma: Português , Inglês
Legendas: Português

Extras: Galeria de Fotos, Cartazes originais, trailers


Tecnologia do Blogger.