google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 SIGLAS E ACRÔNIMOS USADOS NO CINEMA E TV - PARTE 2


Para começar, segue abaixo o que é uma Sigla e um Acrônimo e suas pequenas diferenças. Já foi explicado no post anterior, mas nem sempre, que acessa o segundo, volta no primeiro para ler a introdução, então ela segue repetida abaixo:

Sigla é a palavra formada através da redução de um grupo de palavras às suas iniciais, as quais são pronunciadas conforme a designação de cada letra.

'Acrônimo é a palavra formada através da junção de letras ou sílabas iniciais de um grupo de palavras, que se pronuncia como uma palavra só, respeitando, na generalidade, a estrutura silábica da língua.'

Há sutis diferenças entre os dois. Uma Sigla pode ser um Acrônimo, por exemplo. O Acrônimo permite leitura da palavra resultante, enquanto a sigla, isto pode ou não acontecer isto. 

Vou dar um exemplo com meu próprio nome. 
Sigla: M.V.R.P.
Acrônimo: Maviropa

Vamos aos filmes:


OrigemC.H.O.M.P.S. de 1979


OrigemDaryl de 1985


OrigemF.I.S.T. de 1978. Ao contrário do que muitos pensam, o sindicato mostrado no filme é fictício. 

OrigemGuanina, Adenina, Timina e Citosina, as quatro ncleobases do DNA. Quatro "letras" constituem o código genético: G, A, T e C. Cada uma dessas letras representa uma molécula chamada nucleotídeo (os blocos de construção dos ácidos nucleicos). O genoma humano contém cerca de três bilhões de ácidos nucleicos, e a sequência "GATTACA" ocorre no genoma humano cerca de 180.000 vezes. 


OrigemO CHIPS foi fundando em 14 de agosto de 1929, sendo uma agência de aplicação da lei do estado norte-americano da Califórnia. Mas ele se tornou popular em 1977 com a série de TV.


OrigemAs unidades MASH foram estabelecidas pela primeira vez em agosto de 1945 e foram implantadas durante a Guerra da Coréia e conflitos posteriores. Mas ela só entrou na cultura popular por meio do romance MASH de 1968, o longa-metragem de 1970 baseado no romance e a longa série de televisão (1972-1983) também baseada no romance. 


OrigemP.U.N.K.S. de 1999


OrigemR.O.T.O.R. - Força Policial De Extermínio de 1987

OrigemCriado em 1939 pelo roteirista Bill Parker e pelo desenhista C. C. Beck, o personagem apareceu pela primeira vez na revista em quadrinhos Whiz Comics #2, lançado em fevereiro de 1940, durante a era de ouro dos quadrinhos.


OrigemS.O.B. Nos Bastidores de Hollywood de 1981

Para finalizar, uma curiosidade. No filme Alien, o 8º passageiro, a nave se chamar MU-TH-UR, que é um acrônimo. Porém, só talvez o diretor e o roteirista sabem o significado, pois não encontrei em nenhuma literatura sobre o filme. No máximo, o MU, "Mainframe Unit". Talvez o TH seja Terabyte Harddrive.
Tecnologia do Blogger.