google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

A HISTÓRIA DAS SESSÕES DE FILMES DA TV BRASILEIRA NOS ANOS 70 A 90 - PARTE 3


Escrever este post foi mais que uma aventura cultural. Foi uma jornada emocional. Uma volta a um tempo que jamais voltará. Indescritível. 

Peguei meu Delorean e voltei para 1985. Não encontrei Marty, mas revivi momentos que me emocionaram. Se eu proporcionar o mesmo para quem ler estes posts, minha missão terá sido cumprida.

Boa viagem. Vejo vocês no passado...

👉Temperatura Máxima

A Tela Quente representou um mar vermelho de possibilidades para nós, cinéfilos com então 13 anos de idade. E rever filmes na TV era um luxo. As vezes a espera era longa. Por vezes, nunca compensada. E a Temperatura máxima representou este "alento". 

A sessão de filmes veio a mundo nas férias do ano seguinte, em 3 de janeiro de 1989, com reprises da Tela Quente. Ela exibia filmes de ação e aventura. Com o passar dos anos, começou também a exibir filmes variados, para um público mais amplo e familiar devido a mudanças na censura, que classificou certos filmes como impróprios para o horário.

O primeiro filme foi o Comando para matar. A sessão alternou os dias de exibição, como de costume. Quanto a variação dos logotipos, a grande mudança veio com o segundo logo, um ano depois da estreia. Os seguintes foram basicamente, alterações tecnológicas, como poderá ver nas imagens:

E neste 2022, a Temperatura continua máxima.

 

👉Supercine

Uma das mais conhecidas sessões de filmes da TV, que preenchia nossos sábados à noite, começou em 3 de abril de 1981...numa sexta-feira. Por ser em um horário um pouco mais tarde, os filmes tendiam a serem mais adultos, ainda que não fosse uma regra.

Ao contrário de outras sessões, o Supercine não marcou pelos filmes exibidos. E ele continuar no ar. No início de carreira chegou a passar na segunda-feira com o nome de  Primeira Exibição. Poucos anos depois, aproveitaram o dia para a Tela Quente.


O logotipo variou pouco ao longo das décadas. De modo geral, só o primeiro e o atual são completamente diferentes, como pode ver na imagem. 
 

👉Sessão de Gala

Para os cinéfilos dos anos 80, sessão de filmes era "parceira" do Supercine, sendo exibida logo depois, com filmes cultuados, premiados e muitos inéditos. Porém, ela veio quase 10 anos antes, em 28 de janeiro de 1972. Uma das sessões de filmes mais antigas da TV, fechou as portas em  21 de abril de 2019, com o filme Amor por direito.


O logotipo, depois de estabelecido, mais duas grandes variações. Mas de tempos em tempos, pequenas alterações eram feitas, como mudanças sutis na cor ou mais realismo. Como outras sessões de filmes, o dia também foi variável, começando numa sexta, migrando para sábado e terminando domingo. 
 

👉Intercine

Sabe aquela sessão de filmes, que passava tarde da noite e que oferecia duas (ou três) opções de filmes para as pessoas ligarem e escolherem qual filme queriam ver? E que a gente passava raiva, porque o filme escolhido era sempre o outro? Então...

Parece mentira, mas o Intercine foi lançado em 1º de Abril de 1996. 15 anos depois, em 30 de Dezembro de 2010, encerrou esta sessão, que foi marcante pelo pioneirismo. Hoje, em 2022, temos plenas opções de escolha do que ver. Mas em 1988, a Tela Quente passava o que eles queriam. O Intercine foi uma forma bem interessante de proporcionar escolha para o telespectador. 

Os logotipos não passaram por grandes transformações. Eles eram atualizados de 2 em 2 anos. E de 4 em 4, em alguns casos.  






Tecnologia do Blogger.