google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 SÉRIES INVESTIGATIVAS NÓRDICAS PARA CONHECER O NORDIC NOIR


A título de informação, os países nórdicos constituem uma região da Europa setentrional e do Atlântico Norte, composta pela Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia, e as regiões autônomas das Ilhas Faroé, arquipélago da Åland e Groenlândia.

Já o gênero Nordic Noir, na televisão começou com a série dinamarquesa “Forbrydelsen” (“The Killing”, 2007–2012, tendo como característica primordial, uma investigação, com um cenário frio, distante, solitário, refletindo o comportamento dos personagens. Com o advento dos streamings, ocorreu a exportação do Nordic Noir, com destaque para o Netflix, onde a popularidade das séries nórdicas serviu também para abrir caminho para o sucesso internacional de produções oriundas de outros países. 

Só para colocar um pouco de lenha na fogueira, estas séries jamais chegariam aqui em DVD ou Bluray. 

E depois da lista pronta, descobri uma que merecia indicação, e que ainda NÃO assisti, chamada The Bridge (2011-2018), premiada série sueco-dinamarquesa. Ela foi tão popular que foram feitos remakes em diversos países, inclusive uma norte-americana com a atriz Diane Kruger.

Boa sessão: 

👉Dinamarca

O assassinato brutal de uma adolescente dá início a uma extensa investigação policial. A detetive Sarah Lund estava pronta para largar seu posto e começar uma nova vida na Suécia, mas os fatos a fazem adiar os planos até que consiga resolver o caso. A narrativa divide-se entre o trabalho da polícia, comandado por Sarah, e a vida pessoal de cada personagem envolvido de alguma forma com o crime ou com as investigações. 

👉Islândia

A trama começa quando os únicos três policiais do lugar, acostumados a lidar somente com multas e brigas de vizinhos, precisam investigar um crime que, a princípio, envolve um corpo mutilado encontrado no mar. Isolados por uma forte nevasca e a sem ajuda da polícia da capital, o delegado Andri (Ólafur Darri Ólafsson) e seus dois companheiros, Hinrika (Ilmur Kristjánsdóttir) e Ásgeir (Ingvar Eggert Sigurðsson), se deparam com segredos há muitos anos escondidos pela hipócrita elite do vilarejo.

👉Islândia

O drama gira em torno de uma investigação "não oficial" sobre um suposto suicídio de uma adolescente em um teatro da cidade. Embora a policia tenha dado o caso como encerrado, um escritório de advocacia continua a investigação, pois existe uma certa proximidade com os pais da vítima e logo uma cadeia de acontecimentos e descobertas vão, pouco a pouco, mostrando o que de pior existe dentro daquela sociedade e, claro, das pessoas que fazem parte dela.

👉Finlândia

O detetive Kari Sorjonen é um dos oficiais mais respeitados do National Bureau of Investigation na Finlândia. Por causa da doença de sua esposa, ele decide passar mais tempo ao lado da família, e todos se mudam para a pequena cidade de Lappeenranta, na fronteira com a Rússia. Só que os planos de ter uma vida tranquila vão por água abaixo, quando Sorjonem se depara com uma série de assassinatos, casos de prostituições, sequestros e tráfico de drogas na nova vizinhança.

👉Suécia

Dois excêntricos detetives, uma detetive sueca chamada Sophie Borg de Estocolmo e seu tímido colega britânico, Tom Brown de St Ives, embarcam em uma jornada a fim de solucionar um misterioso caso de assassinato. No entanto, as investigações os conduzem por um caminho repleto de contradições e perigos.

👉Finlândia

Em Deadwind, a detetive Sofia Karppi (Pihla Viitala) acaba de voltar ao trabalho depois da morte repentina de seu marido. Ao mesmo tempo que precisa tomar conta dos dois filhos, ela se vê envolvida numa série de eventos misteriosos quando descobre o corpo de uma mulher num canteiro de obras. Sofia inicia, então, uma investigação que tem como principal suspeito uma empreiteira de Helsinque. Mas não vai ser fácil conciliar os perigos de sua profissão com seus dramas pessoais.

👉Noruega

Quando a vida de sua família está em risco, Nikolai (Tobias Santelmann) está disposto a tudo para protegê-la, até mesmo encobrindo um caso de assassinato. No entanto, quando sua colega de trabalho, a investigadora Anniken (Ellen Dorrit Petersen), começa a suspeitar dele, Nikolai mergulha em uma jornada onde a linha entre o certo e o errado é bem tênue.

👉Suécia

Quando um tiroteio em massa acontece em uma escola preparatória do bairro mais rico de Estocolmo, a estudante Maja Norberg é acusada de participar do crime. Durante o julgamento, muitos detalhes sobre seu relacionamento com Sebastian Fagerman e sua família são revelados. Mas seria a adolescente realmente culpada ou mais uma vítima?

👉Islândia

Na série, acompanhamos o policial Arnar, que teve um passado doloroso, o que o fez deixar a Islândia e se mudar para Oslo. Mas os eventos chocantes de uma série de assassinatos o fazem voltar para sua terra natal e investigar o primeiro serial killer do país. Ele se une a um policial local sênior, Kata, que é um pouco difícil de trabalhar, mas a investigação conecta os dois policiais. Quanto mais eles se aprofundam nos assassinatos e em suas origens, eles caem em uma série de crimes horrendos que aconteceram 35 anos atrás.

👉Dinamarca

A série O Homem das Castanhas se passa em um tranquilo subúrbio de Copenhagen, na Dinamarca. Quando a polícia faz uma terrível descoberta em uma manhã tempestuosa de outubro, uma jovem é encontrada brutalmente assassinada em um parquinho, com uma de suas mãos faltando. Acima dela está pendurado um pequeno boneco feito de castanhas, que coloca um ponto de interrogação na cabeça dos investigadores. Logo, a ambiciosa detetive Naia Thulin é designada para o caso, trabalhando com seu novo parceiro, Mark Hess. Juntos, eles descobrem uma misteriosa pista que conecta o caso à filha desaparecida da política Rosa Hartung, sumida um ano antes.



 

Tecnologia do Blogger.