google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

RAY LIOTTA - 10 FILMES ESSENCIAIS


Inacreditável. Este é o sentimento que permeia a mente de um cinéfilo com a noticia da morte de Ray Liotta. E não digo munido de um sentimento de que ele ou qualquer um de nós pudesse ter sua vida prologada indefinidamente. A morte atinge qualquer pessoa a qualquer tempo. Mas na nossa mente, há uma linha temporal que nós mesmos criamos, onde a vida tem um tempo, digamos, útil, e que qualquer um que não cumpra isto, está saindo desta linha.

E pensar em Bons companheiros e lembrar que o diretor está num auge eterno com mais de 80 anos, pensar que Joe Pesci está com problemas de saúde há mais de uma década. Pensar que Paul Sorvino passou dos 80 e ainda que Robert de Niro está prestes a completar, ao lembrarmos de Ray Liotta, o garoto que sempre quis ser um gângster, o mais jovem da turma, partiu aos 67, foi um choque. 


Ao falecer durante as filmagens de um longa, Liotta deixou uma série de filmes inacabados e muitos fãs, como eu, desolados. Afinal, Bons companheiros é um dos vinte filmes da minha vida (assisti 22 mil filmes diferentes, só para constar). Cheguei a rever 3 vezes num mesmo dia, das mais de 150 vezes revistas.

Raymond Allen Liotta, mais conhecido como Henry Hill (para os amigos mais íntimos, claro) foi adotado aos seis meses de idade por Mary Liotta, uma funcionária municipal e Alfred Liotta, filho de imigrantes italianos, proprietário de uma loja de peças. Ele tem uma irmã, Linda Liotta, que também foi adotada. 

Um dos primeiros papéis de Liotta foi como Joey Perrini na série Another World; ele apareceu no programa de 1978 a 1981, mas deixou-o para tentar a sorte na indústria cinematográfica e se mudou para Los Angeles. Seu primeiro papel destaque foi em Totalmente Selvagem, de 1986, que lhe rendeu sua primeira indicação ao Globo de Ouro.


Liotta estava comendo em um restaurante quando passou mal e seguiu para o hotel. No boletim de ocorrência, consta que alguém pediu socorro em inglês pela emergência no telefone, e que neste momento o ator já não estaria respirando. O ator foi socorrido e recebeu massagens cardíacas no quarto do hotel onde estava hospedado, às 5h59, mas acabou não resistindo. As informações são do jornal dominicano El Día.

Liotta partiu em 26 de maio de 2022, mas Henry Hill e tantos outros personagens inesquecíveis, são eternos. Acima coloquei os posters de filmes que gostei muito, mas não coloquei no top 10. 

E abaixo, os 10 mais. Boa sessão:
 

O jovem Anthony Soprano está crescendo em uma das eras mais tumultuadas da história de Newark, tornando-se um homem assim que gângsteres rivais começam a se levantar e desafiar o poder da família do crime DiMeo sobre a cidade cada vez mais dilacerada por raças. Pego na mudança dos tempos está o tio que ele idolatra, Dickie Moltisanti, que luta para administrar suas responsabilidades profissionais e pessoais e cuja influência sobre o sobrinho ajudará a transformar o adolescente impressionável no todo-poderoso chefe da máfia que mais tarde se tornará Tony Soprano.


Nicole (Scarlett Johansson) e seu marido Charlie (Adam Driver) estão passando por muitos problemas e decidem se divorciar. Os dois concordam em não contratar advogados para tratar do divórcio, mas Nicole muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern), especialista no assunto. Surpreso com a decisão da agora ex-esposa, Charlie precisa encontrar um advogado para tratar da custódia do filho deles, o pequeno Henry (Azhy Robertson).


Uma violenta tempestade faz com que um grupo de pessoas busque abrigo em um motel desolado, gerenciado por um jovem bastante nervoso (John Hawkes). Entre eles estão um motorista de limusine (John Cusack), uma estrela da TV da década de 80 (Rebecca De Mornay), um policial (Ray Liotta) encarregado de escoltar um assassino (Jake Busey), um casal de recém-casados (Clea DuVall e William Lee Scott) e uma família em crise. De início todos se sentem aliviados por encontrarem um lugar para ficar em meio à tempestade, mas logo entram em pânico ao perceber que, um a um, todos estão sendo assassinados em nome de um misterioso segredo que une a presença de todos naquele lugar.


A história do policial de narcóticos Nick Tellis (Jason Patric), que relutantemente volta para o trabalho para encontrar a verdade por trás do assassinato de um jovem policial morto no cumprimento do dever. Ele se reúne com Henry Oak (Ray Liotta), o parceiro da vítima, um policial desonesto que não mede esforços para vingar-se da morte de seu amigo. Enquanto Tellis e Oak tentam desvendam o caso, o lado sombrio do mundo de entorpecentes se revela de forma surpreendente.


Em virtude do seu modo gentil, um homem meio surdo (Sylvester Stallone) que nunca conseguiu ser um policial em Nova York, foi eleito xerife de um pequeno vilarejo em Nova Jersey, onde moram vários policiais. É lá que o pacato guardião da lei vai tomando consciência da rede de corrupção e assassinato que envolve alguns dos mais sérios moradores da região.


Em 2022, Robbins (Ray Liotta), um oficial condenado por ter assassinado seu superior, vai para uma prisão de segurança máxima que tem uma ilha-presídio, idealizada por seu administrador, para onde são mandados os piores prisioneiros, que criaram uma primitiva e isolada sociedade onde prevalece a lei do mais forte. Robbins é mandado para lá após quase matar o administrador do presídio e lá se envolve em uma guerra entre dois grupos, que vivem em um clima de constante rivalidade.


Felizmente casados Michael (Kurt Russell) e Karen Carr (Madeleine Stowe) chamam a polícia depois de um assalto fracassado. O policial Pete Davis (Ray Liotta) ajuda na instalação de um novo sistema de segurança. Os Carrs agradecidos convidam Pete para jantar e começam uma amizade. Pete convida Michael para ir com ele durante uma patrulha noturna e dá a ele a chance de espancar um ladrão. Michael se recusa e diz ao policial para ficar longe, mas Pete começa a perseguir o casal apavorado.


Henry Hill (Ray Liotta) conta a sua história de garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começando sua "carreira" aos 11 anos e se tornando protegido de James "Jimmy" Conway (Robert De Niro), um mafioso em ascensão. Tratado como filho por mais de vinte anos, ele se envolve em golpes cada vez maiores e acaba se casando com Karen Hill (Loraine Bracco), sua amante. Impossibilitado de ser totalmente "adotado" pela "família", o jovem ambicioso conquista prestígio, se envolve com o tráfico de drogas, prática grandes roubos e ganha muito dinheiro, mas os agentes federais estão na sua cola e o seu destino pode mudar a qualquer momento.


Um fazendeiro de Iowa, Ray Kinsella (Kevin Costner), ouve a seguinte frase: "se você construir, ele virá". No início Ray achou que era apenas sua imaginação, pois sua mulher, Annie (Amy Madigan), não ouviu nada e a filha deles, Karin (Gaby Hoffman), também nada escutou. Além disto a voz não explicava o que devia construir e quem viria em razão disto. Ray tem algumas visões e entende que deverá construir um campo de baseball, o que fará com que "Shoeless" Joe Jackson (Ray Liotta) volte a jogar. Acontece que Joe não jogava há mais de 50 anos, pois em 1920, juntamente com outros 7 jogadores, foi acusado de entregar o campeonato e impedido de jogar para sempre. Joe nem estava vivo e, mesmo sabendo que construir um campo de baseball iria afetar sua plantação de milho e o deixaria em uma delicada posição financeira, Ray resolve acatar o pedido da voz. O que estava para vir era algo que Ray e sua família não poderiam imaginar.


A rotineira vida de Charles Driggs (Jeff Daniels), um executivo, sofre uma brusca mudança quando, se vendo sem dinheiro, tenta sair de um restaurante sem pagar. Charles é flagrado por Lulu (Melanie Griffith), uma mulher sexy e totalmente desinibida. Charles então entende que ela não trabalha no restaurante e, deste modo, aceita uma carona para o seu escritório. Entretanto Lulu pega um trajeto contrário e o leva para uma viagem, fazendo-o Charles deixar sua vidinha. Fazendo se passar por casados, Charles e Audrey, que é o verdadeiro nome de Lulu, visitam a mãe dela e também vão a uma reunião escolar da turma de 76, da qual Audrey fazia parte. Nesta reunião eles encontram Ray Sinclair (Ray Liotta), o ex-marido de Audrey, um homem violento que foi libertado recentemente. Quando Ray deixa claro que quer Audrey de volta, os problemas realmente começam.

You're really funny.
Henry Hill
What do you mean I'm funny?
Tommy DeVito


Tecnologia do Blogger.