google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES SOBRE SÍNDROME DE ESTOCOLMO

filmes-sobre-sindrome-de-estocolmo

Para quem não conhece, Síndrome de Estocolmo é, de forma bem simplificada, o nome dado à "identificação emocional" entre sequestrado e sequestrador, surgindo um laço de carinho ou amor que não condiz com a situação vivida pela vítima.  

O nome foi cunhado em 1973 devido a um caso real ocorrido em 23 de agosto de 1973 na Suécia (que é mostrado em um dos filmes abaixo). O nome da síndrome foi criado pelo criminologista Nils Berejot, que colaborou com a polícia durante o sequestro.


Quem for curioso como eu, vai se perguntar por que há um filme na lista com nome de outro problema de saúde: Síndrome de Berlim. Na sua definição, é uma síndrome congênita e familiar, caracterizada pela associação de um atraso estatoponderal, hiperflexibilidade dos dedos, diminuição da pilosidade das pestanas e da face, nariz em trombeta, lábios espessos e com telangiectasias, epicanto, hipoplasia dentária, discromia generalizada irregular, lesões cutâneas, atrofia das glândulas sebáceas, hiperqueratose palmoplantar com hiperidrose, embranquecimento prematuro dos cabelos, atraso mental e, nos rapazes, atrofia testicular e hipospadias.

Então, qual a relação da Síndrome de Berlim com a doença? Nenhuma. O filme é sobre a Síndrome de Estocolmo. O diretor apenas colocou o nome do local onde a história se desenrola. 

Boa sessão:

Direção: Sydney Pollack

O agente da C.I.A. Joseph Turner (Robert Redford), codinome Condor, e a equipe a qual faz parte apenas lê livros e imagina possíveis situações que podem ser usadas pela C.I.A. Um dia ele vai comprar comida, mas como chovia sai por uma "saída secreta" em vez de sair pela porta da frente. Ao retornar, vê que todos os seus colegas de trabalho tinham sido mortos. Apavorado, pois não é um agente de campo, liga para seu chefe, que diz que logo vão resgatá-lo. 

Porém na hora tentam matá-lo, mas Turner escapa ileso. Sem saber o que fazer, acaba sequestrando Kathy Hale (Faye Dunaway), uma fotógrafa, e vai para o apartamento dela, pois precisa de um lugar que ninguém da C.I.A. conheça enquanto tenta entender por qual razão querem vê-lo morto.

Direção: Jacques Doillon

O filme conta  a história do encontro entre dois desajustados sociais, duas pessoas desesperadamente solitárias. O jovem François recolhe caixas e garrafas e as revende. Incapaz de se integrar bem na sociedade, ele vive com sua mãe e seu padrasto insensível. Mado, de 11 anos, desprezada pela família por causa da estranheza em expressar seus sentimentos, é sequestrada por François. 

Ele a leva para morar com ele no sótão da casa de seus pais. O rapaz não é um bom carcereiro e a prisioneira rapidamente aprende a escapar do sótão ... no entanto, ela permanece. E eles encontram amor e conforto em seu relacionamento. Baseado em uma história real. 

Direção: Pedro Almodóvar

Ricky (Antonio Banderas) sai de um reformatório psiquiátrico e vai para um set de filmagens, onde Marina Osorio (Victoria Abril), uma ex-viciada em heroína e ex-atriz pornô que ele já conhecia de um bordel, está filmando um filme de terror "B". O diretor do filme é por Maximo Espejo (Francisco Rabal), quem tenta se recuperar de um um forte derrame. Após o término das filmagens, Ricky invade o apartamento de Marina e  diz que quer ser seu marido e o pais dos seus filhos. Ele resolve deixá-la amarrada na cama até Marina aprender a amá-lo, mas diversas situações imprevistas dão um novo rumo aos acontecimentos.

Direção: Gary Trousdale, Kirk Wise

A jovem Bela está cansada da vida provinciana de uma pequena cidade francesa, onde vive também o galã Gastón que, apesar de derreter corações, não consegue conquistá-la com seu jeito grosseiro. Maurice, o pai de Bela, viaja para expor uma de suas invenções e acaba preso em um castelo onde vive uma temível Fera, que precisa encontrar o verdadeiro amor e ser correspondido para quebrar um feitiço e voltar a ser príncipe. Em troca da liberdade do pai, Bela aceita ficar presa no castelo para sempre.

Direção: Peter Jackson

O diretor Carl Denham e sua equipe embarcam em uma viagem de Nova York até uma ilha misteriosa para as filmagens de um novo longa. Na expedição, estão o dramaturgo Jack Driscoll e a atriz Ann Darrow, que é raptada por um gorila gigantesco depois que a equipe desembarca no local. Enquanto procuram por Ann, o grupo se depara com dinossauros e outras criaturas pré-históricas incríveis, assustadoras e perigosas.

Direção: Sherry Hormann

O filme é baseado na história real de Natascha Kampusch, que foi raptada e mantida em cativeiro entre os anos de 1998 e 2006. Capturada em uma rua de Viena aos dez anos, o longa narra sua vida ainda em liberdade, passando pelo período de isolamento completo do mundo exterior, onde sofreu abusos físicos e psicológicos, até o momento de sua fuga e readaptação a vida em sociedade.  

Direção: Nikole Beckwith

Uma jovem foi criada desde os quatro anos de idade em um cativeiro por seu sequestrador. Agora, quase duas décadas depois, é chegada sua hora de voltar para sua verdadeira casa e se reunir com uma família da qual ela mal se lembra. Essa jovem terá que se esforçar muito para se sentir à vontade nesse novo ambiente. Enquanto isso, sua mãe faz tudo o que está ao seu alcance para reconquistar o afeto da tão amada filha.

Direção: Lô Politi

Jonas tem 20 anos, uma vida vazia e uma paixão de infância por Branca, filha da patroa de sua mãe. Na véspera do carnaval um acidente faz com que ele a sequestre e a esconda no interior da Baleia, carro alegórico da escola de samba do bairro. Na semana entre os desfiles os dois vivem uma história de amor impossível, dentro da Baleia. Do lado de fora o drama de Jonas se intensifica à medida que a semana corre e ele tem que lidar com as consequências do sequestro.

Direção: Cate Shortland

Clare (Teresa Palmer) é uma fotógrafa australiana que está passando férias em Berlim. Lá, ela conhece Andi (Max Riemelt), um jovem carismático que logo conquista a atenção da moça. A atração entre os dois é instantânea e eles acabam passando uma noite juntos. No entanto, quando Clare acorda na manhã seguinte, se vê sozinha e presa no apartamento de Andi.

Direção: Robert Budreau

Estocolmo (Suécia), Agosto de 1973. O ex-presidiário Lars Nystrom entra de rompante num banco, dispara vários tiros para o ar e faz reféns os que ali se encontram. As suas exigências são simples: um milhão de dólares, um Mustang 302 e a libertação de Gunnar Sorensson, seu colega de cela que ainda se encontra a cumprir pena. 

Apesar dos esforços dos negociadores da polícia, o golpe acaba por se prolongar por vários dias. Durante esse período, algo de improvável acontece: os reféns cedem ao charme do assaltante, tomando partido do criminoso e não das autoridades que os tentam salvar. Isso só vai agravar a situação, já de si delicada e de difícil resolução.

Curtiu? Acesse estes abaixo:

Tecnologia do Blogger.