google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

TROMA - A HISTÓRIA

troma-historia

Troma - a história

A história da Troma se confunde com a trajetória do diretor Lloyd Kaufman e o filme Vingador tóxico, clássico do cinema independente. A empresa, cujo logo (bem simples), remete ao seu grande sucesso, iniciou seus trabalhos em 1974, sob a tutela de Lloyd Kaufman e Michael Herz, que começaram produzindo filmes com orçamentos limitadíssimos, e normalmente de conteúdo sexual ou / e com uma violência gráfica marcante. 

Com o tempo, a Troma também foi adquirindo obras que dialogavam com seu estilo de produção. Kaufman e Herz distribuíram todos esses filmes globalmente. Os filmes eram sempre voltados para o público jovem, até no máximo 40 anos. São em torno de mil obras. A empresa se tornou uma espécie de paraíso dos cineastas independentes e jovens talentos em busca de oportunidades, cada vez mais escassas.


Star Wars Tóxico

Dentro da perspectiva sem grandes voos, eis que Vingador Tóxico veio ao mundo pelas mãos dos próprios idealizadores da Troma. E com uma base de fãs cada vez maior, publicidade bem feita, a empresa se expandiu agressivamente, por conta de seu personagem cativante, que caiu nas graças dos fãs.  Kaufman e Herz conseguiram seu "Star Wars B", ou seja, um filme que expandisse o universo para além do cinema, com action figures, camisas, máscaras, figurinhas, além de proporcionar presença cativa em convenções. E a cada ano, a Troma ficava maior, mas sem perder seu foco. 

Além dos quatro filmes, Toxie (apelido carinhoso dado por seus fãs) foi estrela da série de TV animada de sucesso internacional chamada Toxic Crusaders. A Troma continuou a expandir seus horizontes criando o TromaDance Film Festival totalmente gratuito em Park City, Utah em 1999. Ao contrário de Sundance e outros festivais que afirmam ser independentes, o TromaDance não cobra taxas de entrada, taxas de admissão e não tem nem um VIP.  O TromaDance Film Festival é uma mostra de todas as formas de arte verdadeiramente independente, incluindo longas e curtas-metragens, animação, música e arte performática ao vivo.


Vingador

Acredite, um remake e com o ator Kevin Bacon, é muito mais que um caça níquel. É um reconhecimento da importância deste clássico B, que em nossa história de VHS se limitava, geralmente, a ter sorte de encontrá-lo perdido em alguma locadora. Vingador Tóxico não era, definitivamente, um filme Sessão da tarde. No máximo, Cine Trash.

Na história, o jovem Melvin Junko (Mark Torgl), um faxineiro atrapalhado, é constantemente desprezado e humilhado pelos frequentadores de uma academia de ginástica da cidade de Tromaville até o dia em que cai num tanque de lixo químico e torna-se o Vingador Tóxico. A partir daí, ele começa a perseguir gangues e bandidos da cidade.


Toxie foi o divisor de águas na empresa. Não só pelas oportunidades futuras e portas que se abririam, mas porque a Troma passou a focar mais no "Cine Trash e menos no Cine Privê". E o público, evidentemente, comprou a ideia e até a crítica especializada aprovou o filme, ressaltando mai a qualidades que pontuando defeitos.

A continuação foi quase uma obrigação, e como  Kaufman  filmou muito material (e nada poderia ser perdido, não é?) ele refez seus planos, e editou dois filmes. Já terceira continuação saiu bem depois. A maioria dos filmes feitos pela Troma Entertainment acontece na cidade fictícia de Tromaville , em Nova Jersey, conhecida como a "Capital Mundial da Química Tóxica".


"All I Need To Know About Filmmaking I Learned From The Toxic Avenger" 

Kaufman escreveu diversos livros (o título acima é de um deles). 3 anos antes de fundar a Troma, Kaufman conheceu seu futuro parceiro Michael Herz em Yale. Desta união e pela paixão cinematográfica em comum, vieram filmes como Exploring Young Girls, Play Gang, The Love-In Arrangement e A Primeira Bimbada. A maioria destes filmes precedeu a febre oitentista de clássicos como Porky's. 

Paralelamente, Kaufman fazia pontas em filmes "menores" Rocky: Um Lutador (sim, acredite) e O Nimitz volta ao inferno. O relacionamento de Kaufman com o mainstream de Hollywood não duraria muito. “Houve problemas,” ?? Kaufman disse: “pois sempre quis fazer as coisas do meu jeito e meus empregadores insistiam que eu fizesse as coisas da maneira correta”. Lloyd não era o cara que faria a coisa "by the book".  Basicamente, tinha o jeito certo, o errado e o jeito dele. E claro, ele fez o que quis.


E muitos chefes de estúdios não tiveram seus "Vingadores Tóxicos" para chamarem de seu. Kaufman provou que estava certo. Os filmes que se seguiram eram, na maioria das vezes, detonados pela crítica e raros foram os casos em que tive oportunidade de alugar um filme da Troma, produzido ou/e distribuído, como Tromeu e Julieta e Camisinha assassina. Alguns desses fãs de Troma se tornaram cineastas, incluindo Quentin Tarantino, Kevin Smith, Mike Judge, Peter Jackson e Trey Parker, o que levou Kaufman a participar de alguns filmes como Guardiões da Galáxia, de James Gunn (que roteirizou Tromeu e Julieta), "Orgazmo" de Trey Parker e Cabana do Inferno de Eli Roth.

Michael Herz

Herz foi sócio fundador da Troma ao lado de Kaufman. A relação dos dois veio de conveniência e é certo falar que nem se davam bem no início.  Juntos, eles co-dirigiram e co-produziram todos os filmes originais da Troma até 1990, quando Herz abdicou do controle da cadeira do diretor para se concentrar nos negócios da Troma Studios. Herz é notoriamente tímido em relação à publicidade, permitindo que o mais carismático Kaufman fosse a cara da Troma, o que se revelou, com os anos, uma decisão muito acertada.


Evolução nada Tromática.

Adaptando aos novos tempos, a empresa lançou um streaming chamado Troma Now. que oferece muitos dos filmes distribuídos pela Troma aos assinantes.  O serviço oferece aos assinantes um mês de teste gratuito, após o qual eles deverão pagar um valor mensal. Ele está disponível em plataformas como Chromecast e Firestick TV.

Abaixo, 10 filmes essenciais da empresa (produzidos ou distribuídos) para curtir, compartilhar, admirar...

Ou não.


Três mulheres que eram amigas da época de colégio se juntam para uma reunião de dez anos e decidem ir acampar em uma floresta. Mas o que elas não sabem, é que nessa mesma floresta vive uma família de sádicos que gostam de torturar, estuprar e matar pessoas.
Filme dirigido pelo irmão de Lloyd.


O jovem Melvin Junko (Mark Torgl), um faxineiro atrapalhado que é constantemente desprezado e humilhado pelos frequentadores de uma academia de ginástica da cidade de Tromaville até o dia em que cai num tanque de lixo químico e torna-se o Vingador Tóxico. A partir daí, ele começa a perseguir gangues e bandidos da cidade.


Nesta paródia de filmes de terror, diversas pessoas começam a ser encontradas mortas dentro de seus armários. Para solucionar o crime, mas sem despertar a atenção da mídia, um pequeno grupo amador é formado, incluindo dois professores, um repórter e uma criança. 
Este filme marca a estreia do pequeno Paul Walker no cinema. O ator tinha apenas treze anos na época.


No Colégio Tromaville, próximo à usina nuclear da cidade. A gangue que gosta de praticar Bullying na escola chamada "The Cretins" leva um cigarro de maconha radioativo que eles encontram perto da usina nuclear e o vendem por U$ 10 dólares a Eddie, um amigo retardado de Warren, um dos estudantes da escola. Eddie acaba fazendo com que a namorada de Warren, a bela e meiga Chrissy também fume o baseado radioativo, os efeitos colaterais são terríveis para todos eles.


Um avião carregando um grupo de cidadãos de Tromaville cai em uma  ilha que acabou por ser habitada por um grupo de terroristas que procuram derrubar o governo dos Estados Unidos, e estabelecer uma ditadura em todo o mundo, comandada por um monstro com duas faces. O destino do mundo está nas mãos de um vendedor de carros usados, um homem obeso, uma dona de casa, um punk, uma garota cega e uma garota afro-americana.


Após perder um dos testículos para a terrível camisinha assassina, o detetive Luigi Mackeroni (Udo Samel) tenta aniquilar a ameaça de látex produzida por um grupo de desequilibrados, a fim de acabar com os tarados de Nova Iorque. Baseado nos quadrinhos de Ralph Konig.


Versão trash do texto de Shakespeare, ambientado na década de 90, em Manhattan, Os personagens usam muita violência, piercings e um ritmo de vida bem diferente da versão original da obra. As cenas são embaladas sempre ao som do rock pesado.


Esta é a história de um filme com elenco de baixo orçamento, liderado por um diretor cego, Larry Benjamin (Lloyd Kaufman/co-fundador da Troma Inc.), que tenta fazer algum tipo de arte. Além das típicas tentativas e angústias de um set da Troma, o elenco se vê diante de um serial killer em conflito sexual e prestes a explodir uma bomba. 

A assistente de produção Jennifer (Alyce LaTourelle) luta para ascender em sua carreira e para escolher um dos dois homens de sua vida - o puritano Casey (Will Keenan) e o extrovertido Jerry (Trent Haaga). Esse trio se aquece conforme o assassino se aproxima. Assim que a insanidade vai crescendo e os corpos se acumulam, o grupo se une (tanto psicológica quanto fisicamente) contra a ameaça surgida.


Um grupo de pessoas presas em um restaurante de fast food de frangos fritos de Nova Jersey - o "American Chicken Bunker" - está sendo atacado por frangos indígenas possuídos por demônios zumbis após a construção de um estabelecimento no topo de um sagrado cemitério indígena.

Tecnologia do Blogger.