google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

BATMAN - TOP 10


Hoje vamos revisitar o melhor do personagem Batman no cinema e TV e de quebra, relembrar alguns dos melhores temas que ouvímos nas telonas e na telinha. E isto, claro, até 2022. O Cavaleiro das Trevas, da editora norte-americana DC Comics, foi criado pelo desenhista Bob Kane e pelo escritor Bill Finger, aparecendo pela primeira vez na história em quadrinhos Detective Comics nº27 (maio de 1939) com o nome "o Bat-Man".  A popularidade do herói levou-o a ter a própria revista.
 

Batman já foi interpretado no cinema ou TV por nomes como Adam West, Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney, Christian Bale, Ben Affleck e Robert Pattinson. Na década de 1940, dois cine-seriados foram lançados sobre o Morcego: O Batman, de 1943, com Lewis Wilson no papel e Batman & Robin, de 1949, com Robert Lowery.  Em 1966, foi produzido o telefilme Batman, O Homem Morcego, que deu origem à série de TV estrelada por Adam West. Em 14 de setembro de 1968 estreou a primeira animação.

Mas afinal, o que de melhor foi feito até hoje com o personagem? Fiz uma avaliação de vários elementos fundamentais dos filmes e séries. Veja como ficou:


Na trama, após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.

Este é o 1º filme do Batman que não tem o nome do personagem em seu título original. Para se preparar para o Coringa, Heath Ledger viveu sozinho em um hotel por um mês, desenvolvendo o lado psicológico, a postura e a voz do personagem. Ledger iniciou um diário, onde escrevia os pensamentos do Coringa e os sentimentos que o guiavam durante sua performance. O ator faleceu em 22 de janeiro de 2008, antes da estreia do filme. No dia em que foi anunciado o falecimento de Heath Ledger a Warner Bros., produtora do filme, declarou que todas as cenas com o ator estariam presentes na versão final.

Nada no cinema é absoluto, já que alguém pode, simplesmente, fazer um filme melhor. Mas por enquanto, Cavaleiro das trevas reina. O novo Batman quase conseguiu se não fosse pelo desempenho fraco de Paul Dano, que por vezes, copia Ledger descaradamente, mesmo seu personagem sendo outro. 

Dispense imitações. Fique com o original.


O universo de Bruce Wayne foi explorado diversas vezes, principalmente nos últimos tempos, com programas como Gothan, Titans, Pennyworth, Batwoman. Mas nada supera a série exibida de 1966 a 1968 na ABC e estrelada por Adam West como Batman e Burt Ward como Robin. A série tinha estética camp e mais preocupação com o humor (equipamentos como "bat-repelente de tubarão", onomatopeias- SOC!, POW! - nas lutas, os "santa (…), Batman!" de Robin). Uma delícia de ver ou rever.


Christopher Nolan deu vida a uma trilogia magnífica, poderosa, com grandes acertos no elenco. É inegável a qualidade dos demais e até os ruins, divertem em alguns pontos. Mas no todo, Nolan acertou na mosca.


Michael Keaton carrega uma aura cult tão forte quanto Tobey Maguire em Homem aranha. Isto torna Keaton o mais querido ator de todos. Mas ele era um ator fraco para o papel (principalmente por falta de presença de cena, algo que todos os seguintes tiveram), com limitações artísticas inclusive (que foi melhorando ao longo dos anos). Hoje talvez seja o melhor ator que interpretou o personagem, levando em conta sua história na profissão. 

Para ter uma ideia, a melhor cena do filme Homem aranha - De volta para casa, que ele faz o vilão, é o embate com o ator Tom Holland no carro, enquanto discutem a segurança da filha dele (namorada do Aranha). Vemos ali que reside um ator monumental. E cá entre nós, quem lembrar da escolha de Nicolas Cage como Superman, verá que Tim Burton não tinha bom feeling com heróis (o que não acontecia com vilões). 

Mas para minha surpresa, nem Bale nem Keaton. O ator que deu vida ao melhor Batman foi Robert Pattinson. Também, ele já foi vampiro né? Tinha experiência em virar morcego...


Entre o visual sujo, um carnaval de luzes e cores, um visual gótico e 'Nova York", escolher a Gothan de Batman, do diretor Tim Burton, era um caminho natural, já que o estilo do diretor combinava perfeitamente com a Gothan City que imaginávamos. 

Pelo menos cinquenta por cento da área de filmagem da Warner Bros. foi ocupada com sets de Gotham City. Os enormes sets foram todos construídos para serem móveis e muitas vezes eram trocados entre os dias de filmagem. Michelle Pfeiffer costumava se perder no caminho para filmar todos os dias.


Não vou nem pensar em um personagem diferente: o melhor vilão de Batman é o Coringa e ponto final. Dito isso, há um leque considerável de grandes atuações, mas o Coringa de Ledger é um daqueles momentos antológicos do cinema. Ele não é um ator melhor que Jack Nicholson ou Joaquim Phoenix, mas cada frame de Ledger faz parte de uma memória que jamais será esquecida. E sua morte, na vida real, só deu aquele empurrão, para sair da vida e entrar para a história, afinal era tudo parte de um plano...


Ao olharmos os modelos de Batmóvel ao longo dos tempos, podemos identificar estilos bem diferentes. O mais recente dirigido por Matt Reeves tem uma estética "Velozes e furiosos" no mundo "Mad Max". Já Nolan colocou em cena um "carro tanque". O diretor Joel  Schumacher adotou um estilo meio carnavalesco para todo o filme, e o Batmóvel sofreu com este estilo que é o oposto do diretor Tim Burton, que é gótico. 

Desta forma, o Batmóvel menos "over" foi dos filmes de Burton. Marcantes e sem muitas informações na estrutura do carro. O ilustrador  Julian Caldow projetou o Batmóvel e diversos dispositivos de morcego que foram posteriormente construídos por John Evans. Keith Short esculpiu o corpo final do Batmóvel, adicionando duas metralhadoras Browning.


O estilo do uniforme seguiu a evolução (ou involução) dos Batmóveis de cada diretor. Portanto, pelo mesmo motivo, o mais marcante foi o usado por Michael Keaton. Projetado pelo figurinista Bob Ringwood, que estudou mais de 200 edições de quadrinhos para se inspirar.


A bilheteria de Cavaleiro das trevas foi surreal. Mesmo com o 3D em alta, o que elevava consideravelmente a receita de um filme de sucesso, o diretor seguiu outro caminho, preservando a beleza das filmagens em Imax. E sendo assim, era esperado um rendimento pouco acima do 373,672,993 de Batman Begins. Nunca, nas melhores previsões, chegaria aos 1,006,102,277 arrecadados. Mas se consideramos a notoriedade que o filme adquiriu com Indicações ao Oscar e morte do ator Heath Ledger, foi compreensível. Mas ai veio o terceiro filme e arrecadou 1,081,153,097.  Um feito realmente incrível.


Fiz uma coletânea dos melhores temas de todos os filmes (e da série de 66, claro), que pode ser ouvida no Spotify. A Playlist contem desde Hans Zimmer a Danny Elfman, passando por James Newton Howard a Elliot Goldenthal. 

Aperte o play e viaje por Gothan ao som de scores memoráveis.

Tecnologia do Blogger.