google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 BLACK WESTERNS ESSENCIAIS


Vingança & Castigo é um belo faroeste que usa de uma trama de vingança e redenção para mostrar um mundo irreal. Em um cenário que não é Africano, a maior parte das pessoas retratadas no filme é negra. Brancos fazem parte somente da paisagem. Tão irreal quando o cinema foi ao longo das décadas ao priorizar brancos.

O Faroeste Negro nada mais é que tê-los no centro da história, protagonizando, ditando regras. Um personagem que assimila isto muito bem é o Django do filme de Tarantino. Em uma cena em particular, ele vai com o amigo comprar roupas. Mas ao saber que poderia escolher o que vestir, usa uma vestimenta azul bastante chamativa, mostrando que há vida por trás daquela roupa. Identidade. Personalidade.

Filmes de cowboys com negros no centro das atenções são tão antigos quanto o cinema. Desde os anos vinte. Mas este cinema começou a ter relevância nos anos 60, com o surgimento de vários atores e diretores que ganharam importância. Nomes como Melvin Van Peebles, Sidney Poitier, Harry Belafonte, Gordon Parks, Fred Williamson, Richard Roundtree e Jim Brown.

A lista proposta tende a crescer ao longo dos anos devido a urgência de representatividade. Escolhi 10 filmes para ter uma percepção maior das mudanças ocasionadas pelo tempo, bem como variações temáticas.

Boa sessão:



Quando o fora da lei Nat Love (Jonathan Majors) descobre que seu maior inimigo, Rufus Buck (Idris Elba), será libertado da prisão, ele reúne seu bando em uma busca incessante por vingança. Aqueles que cavalgam com ele incluem o seu antigo amor Stagecoach Mary, seus homens de temperamento forte Bill Pickett e Jack Beckwourth. Rufus ainda conta com a ajuda do "Traiçoeiro" Trudy Smith e Cherokee Bill. É de se tomar cuidado, pois esse não é um grupo que costuma a perder qualquer luta.

Quatro bandidos com uma recompensa por cada cabeça marcam uma data para um tiroteio em Langston, Oklahoma. O último homem leva a recompensa coletiva. Seguem-se violência e caos. 
9 anos depois, o diretor Jeymes Samuel faria outro filme desta lista, Vingança & Castigo.


Django é um escravo negro liberto que, sob a tutela de um caçador de recompensas alemão, torna-se um mercenário e parte para encontrar e libertar a sua esposa das garras de Monsieur Calvin Candie, charmoso e inescrupuloso proprietário da Candyland, casa no Mississippi onde escravas são negociadas como objetos sexuais e escravos são colocados pra lutar entre si.


Após receberem a missão de recuperar um baú de ouro, uma companhia de infantaria formada por negros deserta sua unidade após a Guerra Hispano-Americana quando descobre que o sádico comandante os matará e ficará com o tesouro. Perseguidos pelo comandante, a companhia chega a uma cidade e o unido grupo se prepara para um confronto.


Sam Spade (Richard Pryor) e Big Bem (Fred Willamson) são dois simpáticos bandidos que pegam a rota do Velho Oeste. Por onde passal eles fazem bolsas de dinheiro e cantam moças, deixando charme, senso de humor e muita aventura na bagagem.


Esta, é a história de um homem que matou milhares de soldados inimigos, durante a guerra, em nome da "PAZ" e que ao retornar para casa, entrou um novo campo de batalha, onde ele, novamente, voltaria a matar. John teve seu lar invadido, e sua mãe assassinada por bandoleiros perigosos. Agora, ele seguirá no encalço dos assassinos com um único desejo... a vingança.


Buck escolta escravos libertos até a fronteira do Colorado. Junto com ele, vai sua esposa e um condenado com uma bíblia na mão chamado de 'O Padre'. Atacados por racistas caçadores de recompensa determinados a devolvê-los à sua antiga vida de escravos na Louisiana, Buck e seus seguidores têm que juntar toda coragem para continuar seu caminho e ajudar a construir o Velho Oeste.


Lola, uma dançarina de saloon chega na cidade de Sant'Anna com outras dançarinas. A cidade, porém, é aterrorizada por El Diablo um bandido que quer vender o terreno circundante à empresa ferroviária. Lola ajuda os colonos rebeldes juntamente com Rod, um jovem que se apaixonou por ela.


Um bando indígena Apache está atrás de Ellen (Bibi Andersson), seu bebê e seu marido, William (Dennis Weaver). A família cruza com Jess (James Garner), um homem que está tentando descobrir quem matou sua esposa, uma mulher indígena. Ele começa a viajar com o casal, mas os apaches logo os perseguem em um canyon. Jess é capaz de escapar da situação e alertar os soldados nas proximidades. No processo, ele também descobre uma revelação chocante sobre a morte de sua esposa.

A Com uma temática relevante até os dias de hoje, esse faroeste de John Ford conta uma história de crime e injustiça: Num forte militar no Arizona em 1881, um oficial é assassinado e a sua bela filha é espancada, estuprada e estrangulada. O respeitado sargento Braxton Rutledge (Woody Strode) é injustamente acusado do crime, mas o advogado do Exército Tom Cantrell (Jeffrey Hunter) defende o réu, que já esteve sob o seu comando.

Tecnologia do Blogger.