10 MELHORES FILMES KAIJU
A palavra japonesa kaijū originalmente se referia a monstros e criaturas de antigas lendas japonesas. O termo Kaiju, que significa "Fera estranha", se tornou uma associação direta aos filmes de monstros gigantes, quase um "apelido" para o Godzilla que tomou conta do cinema nipônico a partir dos anos 50. O filme Godzilla de 1954 é comumente considerado como o primeiro filme kaiju, mas é claro que um rápido olhar para a história do cinema anterior, verá diversos filmes que atendem à descrição.
Pela gigante saga do monstro Godzilla no cinema, para esta lista específica, foi escolhido o primeiro filme como representante. Confira ele e outros 9 ótimos filmes para quem ama o gênero.
Boa sessão:
Atriz Ann Darrow e o diretor Carl Denham viajam ao Oceano Índico para fazer locações de imagem para o novo filme de Denham. Ao longo do caminho, a atriz conhece e se apaixona pelo marinheiro John Driscoll. Ao chegar em uma ilha misteriosa, Ann é feita refém por nativos que a preparam como um sacrifício para o enorme macaco Kong, que governa a selva. Entretanto, quando Ann é salva e Kong capturado, o verdadeiro problema começa.
Como resultado de um teste nuclear na região do Ártico, um dinossauro carnívoro descongela e começa a abrir caminho pela costa leste da América do Norte. De início, poucos acreditam nas palavras do professor Tom Nesbitt, que presenciou a criatura. Quando perceberem a veracidade, será tarde demais: a fera ruma para Nova York.
Um gigantesco réptil mutante com 50 metros de altura surge em virtude de testes nucleares. A monstruosa criatura cria um rastro de destruição no seu caminho até Tóquio, que corre o risco de ser totalmente destruída se o monstro, imenso como um dinossauro, não for detido. Cabe às autoridades conter o pânico da população e tentar deter ou, em última instância, matar o que ameaça a cidade.
Um louva-a-deus gigante e tenebroso, liberado do gelo após uma erupção vulcânica no hemisfério sul, ficou preso desde os tempos pré-históricos e está sedento por destruição. Semeando o caos por todos os Estados Unidos e Canadá, o inseto está disposto a aniquilar tudo que cruzar seu caminho.
Quando uma espaçonave americana cai na costa da Sicília, as equipes encarregadas do resgate descobrem que o astronauta encarregado (William Hopper) inadvertidamente trouxe de volta uma curiosa massa gelatinosa do planeta Vênus. A vida disforme rapidamente evolui para uma criatura viva em forma de réptil, que os cientistas chamam de ‘Ymir’. Enquanto é submetida a experiências em laboratório, o Ymir começa a crescer de forma extraordinária, e não demora para que a monstruosidade gigantesca escape e esteja espalhando devastação em Roma.
Uma espécie de borboleta é descoberta num vale isolado do Japão, aonde são enviados dois entomologistas que desaparecem misteriosamente. Outra equipe é mandada para investigar, onde descobrem que as lendas locais sobre um monstro gigante pode ser verdadeira.
Após uma série de testes atômicos no oceano, o pior aconteceu: todo o ecossistema marinho ficou desequilibrado, abrindo possibilidade para diversas catástrofes no planeta. Em decorrência disso, uma perigosa criatura que estava adormecida há séculos acordou, e está com sede de sangue.
Na costa da Irlanda uma erupção vulcânica submarina abre caminho para a vinda de Gorgo, um réptil anfíbio com 20 metros. Os empresários Joe (Bill Travers) e Sam (William Sylvester) capturam a fera e o levam para Londres, onde é exibido como a principal atração de uma feira. Logo será comprovado que isto foi um grande erro, pois Gorgo é apenas um filhote e sua mãe, que é muito maior, segue sua trilha até Londres, provocando uma enorme destruição na cidade enquanto tenta chegar até sua cria.
Rob Hawkins mora em Nova York e está prestes a se mudar para o Japão. Ele reúne os amigos para uma festa de despedida, na qual pretende revelar sentimentos mal resolvidos. Todos são surpreendidos quando um monstro imenso aterrissa na cidade e traz como consequência muitas mortes e destruição. Usando uma câmera de vídeo, amigos gravam a dificuldade para sobreviver enquanto toda a cidade é destruída.
Criaturas monstruosas conhecidas como Kaiju começam a emergir do mar. Para combatê-los, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers. Cada um é controlado por duas pessoas por meio de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os Jaegers se mostram insuficientes para derrotar os Kaiju. Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô, que passa a ser comandado por um antigo piloto e uma pessoa em treinamento.
A Classicline lançou A 20 Milhões de Léguas da Terra, edição de Colecionador em Digipack. Veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima.
A 20 Milhões de Léguas da Terra (1957)
Uma espaçonave americana retorna de Vênus e cai na Sicília, trazendo a bordo uma massa gelatinosa, que rapidamente cresce e se transforma num monstro. Então, a criatura gigante invade Roma e começa a causar destruição.
👉Informações:
Elenco: William Hopper, Joan Taylor, Thomas Browne Henry
Direção: Nathan Juran
Produtor: Charles H. Scheneer
Roteiro: Bob Williams, Christopher Knopf
Fotografia: Irving Lippman, Carlo Ventimiglia
Efeitos Especiais e História Original: Ray Harryhausen
Direção de Arte: Cary Odell
Ano de produção: 1957
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: Widescreen
Cor: P&B/Colorizado
Duração Aprox.: 82 min.
Idioma: Inglês, Português (Dolby Digital 2.0)
Legendas: Português
Extras:
1. RELEMBRANDO
Duração: 26 min. aprox.
Legendas: Português.
Tipo de tela: Widescreen
2. TIM BURTON - DIRETOR
Duração: 26 min. aprox.
Legendas: Português
Tipo de tela: Widescreen
3. DAVID SHECKER – TRILHA SONORA
Duração: 22 min. aprox.
Legendas: Português
Tipo de tela: Widescreen
4. JOAN TAYLOR - ENTREVISTA
Duração- 17 min. aprox.
Legendas: Português
Tipo de tela: Widescreen
5. ARTE ORIGINAL
Duração: 17 min. aprox.
Legendas: Português
Tipo de tela: Widescreen
6. PROCESSO DE COLORIZAÇÃO
Duração: 10 min. aprox.
Legendas: Português
Tipo de tela: Widescreen