O GRITO - CONTINUAÇÕES E REMAKES PARA O CINEMA / TV
Podemos dizer que o cinema viveu um período de Ju-on exploitation? Sem dúvidas. Ao pesquisar títulos para este post, fiquei chocado com a quantidade, por vezes desnecessárias, de remakes e suas continuações e até crossover com o Chamado, gerando um dos títulos nacionais mais surreais de todos: O chamado vs Grito.
O Grito é sem dúvidas um achado. Uma pérola do horror que dá vida um folclore japonês. Segundo a história, existem espíritos denominados Onryō que vagam pelo plano físico em busca da sua vingança após passarem por uma morte violenta.
O diretor japonês Takashi Shimizu tem grande parcela de "culpa" no Ju-on exploitation. Ele fez um curta metragem da história, depois o primeiro Grito (que pouca gente viu) e a continuação, ambas de qualidade duvidosa, "O Grito" (agora a versão famosa) e sua continuação, e também "O Grito", remake americano (!!) e sua continuação (!!!).
Faltou fazer uma série de TV....
O ilustrador Takeo Saeki assassinou sua esposa depois de descobrir em seu diário que ela tinha uma paixão profunda por seu amigo de faculdade, Shunsuke Kobayashi. Ele também matou seu filho, Toshio Saeki, e o gato da família, Mar, antes de abandonar sua casa. A raiva e a tristeza em torno do assassinato criaram uma maldição: quem entrar na casa ou mesmo quem se associar a alguém que entrou na casa, será afetado e reivindicado pela maldição.
Shunsuke Kobayashi visita a casa dos Saeki, mas encontra o jovem Toshio Saeki sozinho. No entanto, ele acaba encontrando o cadáver de Kayako Saeki escondido no sótão. Na sequência, recebe um telefonema de Takeo Saeki, o marido, que revela que ele matou a esposa grávida e seu filho ainda não nascido, devido a acreditar que Kayako estava sendo infiel ao descobrir que ela tinha uma paixão obsessiva por Kobayashi.
No Japão, a assistente social Rika Nishina recebe a tarefa de visitar uma família. Chegando lá, a jovem é amaldiçoada e perseguida por duas crianças: o pequeno Toshio e sua mãe, Kayako, uma mulher assassinada pelo marido. A partir deste momento, todos que ousam entrar na casa desaparecem, ou sofrem uma morte violenta.
Durante uma viagem de carro, a atriz grávida Kyôko Harase (Noriko Sakai) e seu noivo sofrem um acidente de carro causado pelo amigo do Toshio (Yuya Ozeki). Kyôko perde seu bebê e Toshio acaba em coma. A artista foi amaldiçoada juntamente com uma equipe de televisão quando gravaram um show na casa assombrada, onde Kayako (Takako Fuji) foi brutalmente assassinada pelo marido anos atrás. Enquanto cada membro do grupo morre ou desaparece, Kyôko é informada de que tem um feto de três meses e meio em seu ventre.
Karen Davis (Sarah Michelle Gellar) é uma jovem americana que está em Tóquio, Japão, por um intercâmbio cultural a fim de créditos para faculdade. Certa vez, como parte de seu trabalho, ela é chamada para cuidar de uma idosa em sua casa. A idosa, que até então residia sozinha no local, demonstra sinais de deficiência mental relacionada a traumas, o que a impede de se comunicar. Entretanto, Karen passa a presenciar atividades estranhas na casa que a fazem desconfiar da relação da senhora com esses eventos. Por meio de uma antiga lenda japonesa, ela descobre que os espíritos de mãe e filho mortos ali anos atrás arrastam uma onda de fúria por todos aqueles que pisam na casa
Aubrey Davis (Amber Tamblyn) descobre através de sua mãe doente (Joanna Cassidy) que sua irmã Karen (Sarah Michelle Gellar) está em hospital no Japão. Além disto Karen está sendo investigada pela polícia japonesa, devido à morte de seu namorado em um incêndio provocado por ela em uma casa em Tóquio. Decidida a trazer a irmã para casa, Aubrey viaja até o Japão. Mas logo ao chegar ela é avisada pelo fotógrafo Eason (Edison Chen) que Karen está sob a influência de algo invisível e bastante perigoso.
Jake (Matthew Knight) é o único remanescente de um massacre. Ele é perturbado pelas visões dos espíritos de Kayako e Toshio e, por causa disto, é hospitalizado pela doutora Sullivan (Shawnee Smith). A médica busca provas dos tormentos pelos quais passa seu paciente e, em meio às investigações, desconfia que a família que está morando na casa de Jake possa estar amaldiçoada. A única esperança de pôr fim à maldição é uma misteriosa mulher japonesa.
Após assistir a uma fita amaldiçoada por sua amiga, Yuri Kurahashi (Mizuki Yamamoto) automaticamente se torna a nova vítima da maldição de Sadako. Ela pede ajuda a Shinichi Morishige, um professor obcecado por lendas urbanas japonesas, que sugere como solução um confronto entre Sadako e Kayako Saeki em uma famosa casa mal-assombrada.
Na série, o investigador paranormal Odajima (Yoshiyoshi Arakawa) procura obsessivamente a casa amaldiçoada onde, tempos atrás, algo terrível aconteceu com seu filho e também com uma mulher. Já Haruka Honjo (Yuina Kuroshima) é uma estrela de TV que, toda noite, escuta passos perturbadores em seu apartamento. Os dois se sentem atraídos pela tal casa e, após visitarem o local, se tornam vítimas de uma maldição. Agora, Odajima e Haruka precisam sobreviver a uma série de eventos sobrenaturais, além de lidar com as assombrações violentas que insistem em persegui-los.
O filme é dividido em sete segmentos na seguinte ordem: Tetsuya (Tetsuya), Yuko (Yuko), Ayano (Ayano), Fukie (Fuki'e), Yokota (Yokota), Mariko (Mariko) e Kiwako (Kiwako). Na trama, depois de desmaiar na escola, uma jovem chamada Fukie Yokota, é levada às pressas para a clínica. Ela e sua mãe, Kiwako, voltam para casa depois que ela se recuperou, mas Fukie de repente solta estranhos miados e sons e murmura para seu pai que ele vai matar "aquela mulher". Eles a levam num psicólogo onde Fukie é hipnotizada. Ela fica ainda mais instável, tendo que ficar no hospital e ser cuidada por uma enfermeira, Yuko. O médico diz a Kiwako que um cisto foi descoberto no corpo de Fukie, mas na verdade é o remanescente físico do gêmeo não nascido de Fukie que se fundiu com seu corpo durante o nascimento.
A família Isobe, incluindo a filha Mirai e seu tio Atsushi, se mudou recentemente para uma nova casa, onde ocorreu o assassinato da família de Mariko do filme anterior. Possuído por um espírito de espelho, Atsushi se distancia dos demais e começa a abusar sexualmente de Mirai. Ele mata toda a sua família, leva Mirai para uma floresta, grava as últimas palavras dela em uma fita, corta a cabeça dela e comete suicídio. A fita se torna amaldiçoada para quem a assiste.
O filme acompanha a aterrorizante história de Toshio Saeki, um jovem estudante que presencia fenômenos inexplicáveis em sua casa. Após perceber a ausência de Saeki em sua aula, a professora Yui decide visita-lo. É então que os acontecimentos misteriosos se desencadeiam. Todos que passam pela casa acabam morrendo em alguma circunstância estranha. Qual é a maldição que se cria quando uma pessoa morre de forma violenta em uma situação de muito ódio?
Na sequência dos acontecimentos do anterior, Mai, a irmã mais velha da professora Yui Shono, vai procurar a sua irmã, que desapareceu depois de um ano, enquanto trabalhava em uma escola primária. Mai logo descobre a família Teriyaki que diz a ela sobre o que aconteceu com a irmã. Mai agora vai descobrir os segredos sombrios de Ju-On e vai tentar acabar com a maldição de uma vez por todas.
Na conhecida trama, uma energia negativa de uma mãe assombra uma casa. Ela assassinou toda sua família e causa terror e caos nos eventuais residentes do local. Desde o Japão até os Estados Unidos. A narrativa acompanha três diferentes histórias com três diferentes grupos de residentes que viveram na mencionada casa amaldiçoada, e que foram tocados pelo mal que vive lá dentro. Enquanto isso, a obstinada detetive Muldoon (Riseborough), trabalha para resolver os misteriosos motivos por trás dos assassinatos que deram início à terrível maldição.