google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

007 CURIOSIDADES DE MOSCOU CONTRA 007 (1963)


Dando continuidade às 007 curiosidades de cada filme (oficial) feito até  agora, hoje vamos de "Moscou contra 007", considerado por muitos, o melhor filme da era Connery (revendo todos neste 2022, gostei mais do quinto filme, que é bem menos misógino e preconceituoso).

Pegue seu Lektor e boa sessão:

👉Moscou contra 007

Na trama, James Bond (Sean Connery) é incumbido de ajudar uma bela agente soviética a fugir de seu país, para então tentar recuperar uma leitora de códigos na embaixada russa, em Londres. Porém, Bond não sabe que a temível organização criminosa Spectre planejou esta armadilha no intuito de executá-lo.


001A Coronel Rosa Klebb é uma personagem fictícia, a principal antagonista do romance de James Bond de 1957 e vilã de destaque do filme de 1963. Ex-chefe da SMERSH, que desertou para se tornar um membro da SPECTRE (Blofeld se refere a ela como "Nº 3"), ela é interpretada por Lotte Lenya. O sapato com uma faca usado por Klebb era uma arma real usada pela KGB.


002Sean Connery luta com Robert Shaw  no Expresso Oriente. Connery fez parte do elenco de  Assassinato no Expresso Oriente (1974) e lutou novamente com Robert em Robin e Marian (1976). Na vida real se davam muito bem, inclusive foi Robert que iniciou Connery no golf (007 jogaria golf no filme seguinte), que se tornou uma de suas paixões. Para grande aborrecimento de James Bond, Donald "Red" Grant regularmente se refere a ele como "velho". Robert Shaw era na verdade três anos mais velho que Sean Connery. O ator, inclusive, faleceu bem antes de Connery, em 28 de agosto de 1978. Sean partiu em 31 de outubro de 2021.


003Pedro Armendáriz estava em estado terminal durante as filmagens. Ele tinha câncer, contraído nas filmagens de Sangue de Bárbaros (1956) no deserto de Utah, perto de um local de testes nucleares dos EUA. Parte do elenco também faleceu, como  John Wayne , e Susan Hayward (leia detalhes aqui). Armendáriz aceitou este papel parcialmente para dar segurança financeira à sua esposa. O cronograma de filmagem foi alterado para filmar suas cenas enquanto ele ainda era fisicamente capaz. No final das filmagens dessas cenas, o diretor Terence Young teve que dublar o ator em alguns de seus planos gerais. Um mês depois que todas as suas cenas foram concluídas, Armendáriz tirou sua própria vida em um hospital de Los Angeles. Foi John Ford quem recomendou Pedro  ao diretor Young.


004O helicóptero que transportava o diretor Terence Young durante as filmagens caiu sobre a água, prendendo-o abaixo da superfície por um tempo considerável em uma bolha de ar dentro da cabine do helicóptero. Ele foi resgatado e imediatamente voltou a dirigir com o braço na tipoia. O produtor Harry Saltzman considerou substituí-lo por David Lean, mas o produtor Albert R. Broccoli insistiu que Young terminasse o filme. 


Young era "duro na queda" e já tinha passado por situações difíceis, como na Segunda Guerra Mundial. Ele foi paraquedista do exército britânico e participou da batalha de Arnhem, na Holanda, onde foi ferido. Young foi transferido para um hospital holandês, onde foi tratado de volta à saúde. Uma das enfermeiras voluntárias que cuidaram dele era uma holandesa de 16 anos chamada Audrey Heenstra, que ficou mais conhecida como Audrey Hepburn. Mais de 20 anos depois, dirigiu-a em Um Clarão nas Trevas (1967).


005No romance original, a Coronel Rosa Klebb é explicitamente lésbica. Como Rosa deveria ter sido uma desertora (como declarado no livro e no filme), quando Tatiana vai ao encontro de Klebb para conseguir sua missão, a reunião não acontece em um escritório, mas no apartamento da vilã. Durante o encontro, Klebb flerta com Tatiana, deixando-a desconfortável. Mais tarde, Klebb pede licença para sair do quarto e, ao retornar, tirou o uniforme militar russo e está apenas de lingerie. Tatiana enlouquece e sai correndo do apartamento. Não apenas pela simplicidade da narrativa, mas para evitar que a importante reunião fosse censurada porque a homossexualidade era fortemente proibida na época, o lesbianismo é atenuado. Ela apenas toca o joelho de Tatiana, e ela se esquiva.


006Na viagem de balsa de Istambul, a Torre de Leandro, também conhecida como Torre da Donzela, pode ser vista à distância atrás de Bond. Este foi o covil de Renard em " 007 - O Mundo Não é o Bastante (1999)". A torre foi originalmente construída em 408 a.C. pelo general ateniense Alcibíades para controlar o movimento dos navios persas no Bósforo.


007"Rififi no Safári" é um filme lançado no mesmo ano de Moscou contra 007. Este foi, durante 54 anos, o único filme produzido pela Eon Productions que não fazia parte da franquia James Bond. Ambos os filmes eram da United Artists. Durante a cena em que 007 e Ali Kerim Bey estão prestes a assassinar Krilencu. A janela se abre (parecendo ser a boca de Ekberg) e Krilencu sai do prédio em uma corda e é baleado. Ao redor, podemos ver o pôster do filme Rififi no Safári. No filme há diversas conexões com os filmes do agente inglês. Há por exemplo, uma cena com a tarântula "Dr. No". Em outra ocasião, Rififi recicla uma cena usada para anunciar a chegada de um voo da Pan Am na Jamaica (alterando para Lufthansa na África).

Tecnologia do Blogger.