google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

15 CINEBIOGRAFIAS IMPERDÍVEIS SOBRE CANTORAS FAMOSAS


São inúmeras as discussões a cerca da representatividade artística da mulher nos setores artísticos. A sua importância é inversamente proporcional ao retrato que temos delas na história. Mas meu post não tem finalidade de inflamar discussões, apenas mostrar a história como ela é, o que precisa ser mudado e claro, indicar filmes. 

Hoje vamos lembrar 15 obras que retratam a vida de cantoras ao longo da história do cinema. 

Boa sessão:


Desde a infância Lillian Roth é pressionada a seguir os passos de sua mãe, Katie, uma artista famosa. Aos vinte anos ela já está atuando na Broadway e preste a se casar com  David Tredman, seu namorado de anos. No entanto, ele morre antes mesmo de trocar alianças com a jovem. Perdida e desolada, Lilian começa a beber para conseguir sobreviver a sua vida infeliz, iniciando sua longa dependência ao álcool.

👉Artista retratada: Lillian Roth


Apesar da infância difícil e de ter que trabalhar como faxineira e até mesmo prostituta em um bordel, Billie Holiday nunca desistiu de seu sonho de se tornar uma cantora de jazz. Certo dia, ela consegue um contrato em um clube do Harlem onde começa a cantar e a encantar as platéias de toda a cidade, demonstrando um talento que ultrapassou todas as tragédias passadas.

👉Artista retratada: Billie Holiday


Loretta Lynn é uma garota pobre dos Montes Apalaches. Mãe de quatro crianças e ocupada dona-de-casa, ainda acha tempo para escrever e cantar suas músicas em pequenas feiras e festas locais. Reconhecendo seu talento natural e grande potencial, seu ambicioso marido Mooney a incentiva a fazer um disco e ir a Nashville. Depois de uma performance no Grand Ole Opry, o disco se torna um grande sucesso, lançando sua carreira ao estrelato e mudando o som e estilo da música country para sempre.

👉Artista retratada: Loretta Lynn


Patsy Cline (Lange) é infeliz no casamento e fazendo shows do pequeno-tempo na área tri-estadual consistindo em Virgínia, Virgínia Ocidental e Maryland quando ela conhece Charlie Dick (Harris), cujo encanto e agressivo autoconfiança chamar sua atenção. Com o tempo, Patsy deixa seu marido para se casar com Charlie, e ela desiste da música para se concentrar em criar seus filhos. Mas, depois de Charlie ser convocado para o Exército dos EUA, Patsy começa a cantar de novo, e depois juntar forças com o gerente de Randy Hughes, Patsy torna-se uma estrela em ascensão na cena da música country.

👉Artista retratada: Patsy Cline


A trajetória de vida da cantora Tina Turner, desde quando era uma desconhecida no Tennessee até se tornar uma estrela pop. A trama mostra o casamento conturbado de Tina com seu mentor Ike Turner e a luta para se libertar do comportamento abusivo dele devido às drogas.

👉Artista retratada: Tina Turner


Selena Quintanilla nasceu em um família de origem mexicana no Texas. Seu pai percebe o talento da filha e começam a fazer pequenas apresentações juntos. Ela alcança o sucesso e se apaixona pelo guitarrista Chris Perez, o que deixa o pai irado. Para conquistar um público maior, Selena começa a gravar um álbum em inglês que, tragicamente, nunca finaliza.

👉Artista retratada: Selena Quintanilla


A vida de Edith Piaf (Marion Cottilard) foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública.

👉Artista retratada: Edith Piaf


Los Angeles, 1975. Joan Jett (Kristen Stewart) tinha o sonho de montar uma banda de rock, formada apenas por mulheres. Ela encontra apoio em Cherrie Currie (Dakota Fanning), que integra a banda, e no empresário Kim Fowley (Michael Shannon). Com ele as integrantes da banda The Runaways levam uma vida desajustada e, apesar de apresentarem um som cru, alcançam o sucesso graças ao talento de Joan e o visual sensual de Cherie.

👉Banda retratada: The Runaways


Uma cinebiografia da "Imperatriz dos Blues", Bessie Smith. O caminho que a levou de uma infância simples no Tennessee ao estrelato como uma das principais divas da música norte-americana.
Projeto levou mais de 20 anos para ser feito. Originalmente, o filme deveria ter um lançamento nos cinemas, até que algumas mudanças de última hora para distribuição fossem feitas, migrando para a HBO.

👉Artista retratada: Bessie Smith


Cantora desde a infância, Elis Regina Carvalho Costa (Andreia Horta) entra na vida adulta deixando o Rio Grande do Sul para espalhar seu talento pelo Brasil a partir do Rio de Janeiro. Em rápida ascensão, ela logo conquista uma legião de fãs, entre eles o famoso compositor e produtor Ronaldo Bôscoli (Gustavo Machado), com quem acaba se casando. Estrela de TV, polêmica, intensa e briguenta, a "Pimentinha" não tarda a ser reconhecida como a maior voz do Brasil, em carreira marcada por altos e baixos.

👉Artista retratada: Elis Regina


Nina Simone (Zoë Saldana) é uma das cantoras mais importantes da historia do Soul e teve uma vida difícil. Os pais, pastores metodistas, não gostavam da ideia de ter uma filha cantora de cabaré, o que fez com que ela saísse de casa aos 20 anos para cantar em Nova York. Ela se tornou um símbolo não só por suas canções, mas por abraçar causas importantes, como a luta contra o racismo e a violência contra a mulher.

👉Artista retratada: Nina Simone


Inverno de 1968. Com a carreira em baixa, Judy Garland (Renée Zellweger) aceita estrelar uma turnê em Londres, por mais que tal trabalho a mantenha afastada dos filhos menores. Ao chegar ela enfrenta a solidão e os conhecidos problemas com álcool e remédios, compensando o que deu errado em sua vida pessoal com a dedicação no palco.

👉Artista retratada: Judy Garland


Desde pequena, Aretha Franklin se dedicou à música dentro das igrejas e nos grandes concertos pelo mundo. Apesar do talento evidente, lutou contra graves traumas de infância, maridos abusivos e empresários que tentaram controlar a sua carreira. Na busca por novos sucessos, quase se perdeu no vício pelo álcool, até reencontrar seu caminho graças à música gospel.

👉Artista retratada: Aretha Franklin 


Estados Unidos Vs Billie Holiday acompanha a famosa cantora de jazz Holiday (Andra Day) durante o auge de sua carreira. No entanto, ela se torna alvo do Departamento Federal de Narcóticos com uma operação secreta liderada pelo Agente Federal Jimmy Fletcher (Trevante Rhodes), com quem ela teve um caso tumultuado no passado.

👉Artista retratada: Billie Holiday 


A emocionante história de uma das cantoras de R&B mais famosa do mundo. A história de Whitney Houston desde sua jornada para sair da escuridão até o estrelato mundial.

👉Artista retratada: Whitney Houston



Classicline lançou o ótimo "Eu chorarei amanhã". Veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima.  

👉Informações:

Elenco: Susan Hayward, Richard Conte, Eddie Albert, Jo Van Fleet
Direção: Daniel Mann
Produtor: Lawrence Weingarten
Roteiro: Helen Deutsch, Jay Richard Kennedy
Fotografia: Arthur E. Arling
Ano de produção: 1955
Pais de Produção: Estados Unidos
Cor: Preto e Branco
Formato: 16:9 - Letterbox
Duração Aprox.: 119 min aprox.
Idioma: Inglês e Português
Legendas: Português
Extras: Cartazes e Fotos



Tecnologia do Blogger.