google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

GUERRAS SECRETAS: A MELHOR HISTÓRIA EM QUADRINHOS DE TODOS OS TEMPOS


Não sei dizer ao certo qual elemento me fascinou tanto em Guerras secretas. Na época eu colecionava histórias em quadrinhos, e o lançamento daqueles volumes, com figurinhas e ainda por cima action figures (que orgulho de ter até hoje) foi fundamental para o nerd que habitava em mim ganhar vida.

E foram muitos elementos que tornaram a história especial. Desde o crossover épico ao surgimento (para nós, pelo menos) de novos personagens. Das parcerias improváveis à morte impactante de personagens como a Vespa. Das memoráveis modificações físicas de alguns (como Homem aranha e Professor Charles Xavier) à morte coletiva e inimaginável de todos os heróis pelas mãos do Dr. Destino (ainda que temporárias, mas naquele ponto da história, não sabíamos ainda o capítulo seguinte).

Ela foi lançada no Brasil em 1986  muito modificada. A cronologia de vários heróis no Brasil estava defasada e a Editora Abril modificou partes da história, suprimindo inclusive personagens como Vampira e Capitã Marvel. E ainda alterou o final, para que tudo se encaixasse no momento em que a Marvel estava situada no Brasil.

Não ofendeu ninguém, mas visto de hoje, tais alterações soam como uma Versão do Diretor, que tanto conhecemos no cinema. Meu sonho era ver Guerras Secretas no estágio que a Marvel se encontrava com a Saga do Infinito no cinema. Já hoje, acho que é melhor viver da memória afetiva e vibrar com referências nos filmes.

E pela importância da Hq para mim, fiz uma recapitulação visual dos dois times da história.

Nostalgia pura.





































Tecnologia do Blogger.