google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 FILMES ESSENCIAIS SOBRE PINTORES EXCÊNTRICOS


Alguns artistas se tornaram notórios por suas extravagâncias e através de muitas delas, grandes obras foram concebidas. Hoje vamos recordar 10 filmes sobre 10 grandes artistas que retratam em parte suas loucuras.

Boa sessão:


Biografia do pintor Vincent Van Gogh com base em sua correspondência com o irmão, seu incentivador moral e financeiro. Mostra o artista torturado pela própria genialidade e obsessão pela pintura, em uma vida cheia de relacionamentos problemáticos


Preocupado com o legado que deixaria para as gerações futuras, o Papa Júlio II (Rex Harrison) resolve contratar o célebre escultor Michelangelo Buonarroti (Charlton Heston) para pintar o teto da Capela Sistina. Ele, a princípio, não quer o trabalho pois não se acha um pintor mas, temendo contrariar o pontífice, aceita a encomenda e começa a pintar os afrescos representativos dos Doze Apóstolos


Produção norueguesa sobre a história do pintor expressionista norueguês Edvard Munch, entre a construção de suas famosas pinturas como "o grito", "a menina doente" , até a melancolia de sua vida e suas relações amorosas.


A curta vida do pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio (Nigel Terry) desde a infância e decepções do início da carreira até os últimos sucessos, a amizade com um cardeal e a relação destrutiva com um lutador (Sean Bean) e sua namorada (Tilda Swinton).


Em agosto de 1949, a revista Life publicou em sua capa uma manchete dizendo: "Jackson Pollock: Será ele o maior artista vivo dos Estados Unidos?". Já conhecido no mundo da arte de Nova York, Pollock agora passava a ser conhecido nacionalmente como a primeira celebridade americana no mundo das artes plásticas e seu estilo corajoso e radical de pintura ditava os rumos da arte moderna. 


Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.


Amedeo Modigliani (Andy Garcia) é um famoso pintor italiano que revolucionou o mundo das artes. Dançando sobre as mesas e embriagado de paixão pela vida. Inspirado pelo amor e consumido pela obsessão. Um gênio criativo que viveu e absorveu a charmosa Paris do início do século 20 com uma atração incontrolável pela beleza.


O filme faz uma panorama da vida extravagante, exótica e movimentada de Rembrandt, um grande pintor holandês. Sendo um dos nomes mais importantes da história das artes plásticas da Europa, ele vivenciou alguns enigmas em sua vida, que ainda muitos tentam desvendar até os dias atuais. Como é como o caso da controvérsia identificação de um assassinato no quadro "The Night Watch".


Em Madrid, uma cidade dividida por um sentimento de revolução cultural e um lugar de repressão e instabilidade política dos tempos pré-Guerra Civil Espanhola, o jovem e excêntrico Salvador Dalí (Robert Pattinson), de 18 anos, entra na faculdade decidido a se tornar um grande artista. 


Pierre-Auguste Renoir (Michel Bouquet) é atormentado pela morte da esposa, as dores da artrite e a preocupação com o filho Jean (Vincent Rottiers), que luta na Primeira Guerra Mundial. Eis que surge em sua vida Andrée (Christa Theret), uma jovem bela e radiante que desperta no pintor uma inesperada energia. 


Classicline relançou Agonia e Êxtase (digipack). Veja detalhe da edição. E para comprar, só clicar no link acima.  

👉Informações:

Agonia e Êxtase (digipack)
Elenco: Charlton Heston, Rex Harrison, Diane Cilento
Direção: Carol Reed
Produtor: Carol Reed
Roteiro: Philip Dunne
Fotografia: Leon Shamroy
Ano de produção: 1961
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: 16X9 Letterbox
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 136 min. aprox.
Idioma: Inglês , Português
Legendas: Português
Extras: Galeria de Fotos, Trailer e Cartazes originais.


Tecnologia do Blogger.