google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

15 FILMES QUE MOSTRAM NU ARTÍSTICO - PARTE 3


Nu artístico, é a designação dada à exposição do corpo de uma pessoa nua em diversos meios artísticos (pintura, escultura, fotografia). 

Embora se costume associar ao erotismo, o nu pode ter diversas interpretações e significados, da mitologia até a religião, passando pelo estudo anatômico, ou ainda como representação da beleza e ideal estético da perfeição, como na Grécia Antiga. A arte foi de sempre uma representação do mundo e do ser humano, um reflexo da vida. Portanto, o nu não deixou de estar presente na arte, sobretudo nas épocas anteriores à invenção de procedimentos técnicos para captar imagens do natural (fotografia), quando a pintura e a escultura eram os principais meios para representar a vida. 

Contudo, a sua representação variou com os valores sociais e culturais de cada época e cada povo, e assim como para os gregos o corpo era um motivo de orgulho, para os judeus e, depois, para o cristianismo era motivo de vergonha, era a condição dos escravos e os miseráveis.


O estudo e representação artística do corpo humano foi uma constante em toda a história da arte, da pré-história (Vênus de Willendorf) até a atualidade. O corpo proporciona prazeres e dores, tristeza e alegria, e é um companheiro presente em todas as facetas da vida, com o qual o ser humano transita pelo mundo, e pelo qual sente a necessidade de indagar no seu conhecimento, nos seus pormenores, no seu aspecto tanto físico como recipiente do seu “eu interior”. Da sua faceta mais mundana, relacionada ao erotismo, até a mais espiritual, como ideal de beleza, o nu foi um tema recorrente na produção artística, praticamente em todas as culturas que se sucederam no mundo ao longo do tempo.

Atualmente, o nu artístico é amplamente aceite pela sociedade, pelo menos no âmbito ocidental, e a sua presença cada vez maior em meios de comunicação, cine, fotografia, publicidade e outras mídias, converteu-o num elemento icônico mais do panorama cultural visual do homem e da mulher atual, embora para algumas pessoas ou alguns círculos sociais continue sendo tabu, devido a convencionalismos sociais e educacionais, gerando um preconceito para a nudez, conhecido como “gimnofóbia” ou “nudofóbia”.

Abaixo, mais 15 filmes ou séries onde há pelo menos uma cena com uma mulher nua posando para um artista. 


Em Paris, a cantora Cléo faz um exame para descobrir se está com câncer. O resultado sai em duas horas, então ela decide andar pelas ruas da cidade enquanto aguarda. Cheia de dúvidas sobre como deve agir diante da doença, acaba cruzando com Antoine, um jovem militar que está prestes a partir.


Um documentário para a televisão está sendo feito em um colégio deles, mas os alunos de lá se ocupam mais com esportes e romance, revelam uma perspectiva menos interessada nos assuntos da escola. Tudo muda quando um desenho de um aluno no quadro negro sugere que um dos professores abusa das alunas.


Dia e noite, Camille Claudel entrega-se à sua paixão, a escultura. Seu sonho é entrar no ateliê do grande mestre Rodin. Impressionada pelo talento e pela determinação do mestre, ela se engaja como aprendiz. Os dois tornam-se amantes.


Frida Kahlo (Salma Hayek) foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera (Alfred Molina), seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky (Geoffrey Rush), além de várias outras mulheres.


Ted Cole (Jeff Bridges) tem uma carreira brilhante como escritor de livros infantis. Casado com Marion (Kim Basinger), eles vivem em um condomínio de luxo em Nova York. Um trágico acidente ocorrido anos atrás fez com a vida de Ted e Marion mudasse, sendo que nos anos seguintes ocorreram vários casos de infidelidade mútua entre eles. É quando Eddie O'Hare (Jon Foster), um jovem que deseja aprender as técnicas de Ted, passa a ser seu novo assistente. Ao passar o verão com o casal, Eddie modifica a vida de ambos e faz com que relembrem as feridas do passado.


O filme traz a atriz russa Valeria Nemchenko que faz vídeos adultos. Com rosto de uma adolescente, se especializou em papéis onde ela atua como uma lolita sendo uma tentação por onde passa. Para quem deseja conhecer o trabalho da atriz, veja A Lolita Russa (2007), que é imperdível.


O filme é um melodrama irônico sobre os moscovitas de classe média. Cada um deles tem um segredo pessoal, escondido dos outros, a tal "parte íntima" do título. O personagem principal, um escandaloso fotógrafo Ivan, se justapõe a outros. Ele está convencido de que as pessoas nascem para ser felizes; e felicidade é a liberdade de permanecer fiel a si mesmo. A verdadeira questão é: quão seguro é deixar seu eu interior sair?


O filme acompanha Georges Balbuzard (François Cluzet), o prefeito da pequena cidade de Mêle sur Sarthe, na Normandia, onde os agricultores vêm sofrendo cada vez mais por conta de uma crise econômica. Quando o fotógrafo Blake Newman (Toby Jones), conhecido por deixar multidões nuas em suas obras, está passando pela região, Balbuzard enxerga nisso uma oportunidade perfeita para salvar seu povo. Só falta convencer os cidadãos a tirarem a roupa.


Para a "história do mês", Coline, colaboradora de uma revista feminina, é enviada às profundezas dos Pirineus para entrevistar Simon, um artista bastante selvagem que afirma que sua mãe lhe apareceu no exato momento em que morreu. Ela está particularmente intrigada porque sua bela vizinha Azar insiste que o mesmo aconteceu com seu pai. Na noite em que se encontram, ele tenta seduzi-la, que resiste, mas se apaixona.


A série conta a história da diretora financeiro de uma grande empresa, Elena Ivanovna Podberezkina. Em uma viagem de negócios aleatória, ela conhece o homem dos seus sonhos e, inesperadamente, o perde. Elena Ivanovna continua então a procurá-lo de todas as formas disponíveis e neste difícil caminho em busca do amor, talvez ele encontre o principal, ele mesmo.


A invasão do apartamento de um casal desperta lembranças do turbulento casamento, marcado por um período de infidelidade e abandono. Já adultos, seus filhos vivem as consequências dessa estranha fase.


A série Leonardo reconta a vida extraordinária do polímata italiano que viveu entre os séculos XV e XVI, um dos mais importantes nomes da história mundial e especialmente relevante durante a época da renascença. Ambientada em Milão, no ano de 1506, Leonardo (Aidan Turner) acaba preso acusado de ter envenenado Caterina da Cremona, uma de suas musas inspiradoras. 

Antes de receber uma sentença, Leonardo é interrogado por Stefano Giraldi (Freddie Highmore), um oficial ambicioso que trabalha para o Duque de Milão. Leonardo começa a contar sua história, desde o momento em que encontrou Caterina pela primeira vez nas aulas de Andrea del Verrochio. 


"Ulice" é uma série de televisão tcheca de longa duração. O enredo gira em torno de uma rua fictícia nos arredores de Praga e das famílias que ali vivem: Farský, Jordán, Boháč, Nykl, Liška e Maléř. E foca na diária contra problemas reais de viver em um mundo moderno, como divórcio, amor, traição, dependência de drogas, direitos dos homossexuais e doença ou doença.


Esposa procura a ajuda de uma jovem para descobrir se o marido está tendo um caso. A trama se complica quando a jovem se apaixona pelo marido.


Sex/Life acompanha Billie Connelly (Sarah Shahi), uma dona de casa com dois filhos pequenos e mora em um subúrbio de Connecticut. Mas nem sempre foi assim: antes de se casar com o bem-sucedido e carinhoso Cooper (Mike Vogel), ela levava uma vida selvagem na cidade de Nova York. Junto de sua melhor amiga Sasha (Margaret Odette), ela costumava se divertir todas as noites, sem nunca perder uma oportunidade. Agora, quanto mais Billie se afunda no cotidiano familiar, mais ela sente falta de seu passado tão agitado e, sobretudo, do relacionamento com seu ex-namorado Brad (Adam Demos).




Tecnologia do Blogger.