google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

QUEM É ALAN SMITHEE


INTRODUÇÃO:

Nossa iniciativa tem por finalidade apresentar os principais conceitos do cinema, sem aprofundar ou mesmo discutir cada conceito, apenas mostrar cada um e colocar filmes de referência, para os interessados buscarem na prática, os conceitos aqui estabelecidos.

Fiquem com o conceito de hoje e não deixem de acessar os demais.

E COM VOCÊS, ALAN SMITHEE

Pasmem, este cara não existe, é um conceito. Se procurar vai encontrar uma filmografia bem diversa e com uma longevidade incrível.

Alan Smithee é um anagrama de “The Alias Men” (em português, “Homem Apelido”), utilizado originalmente como um pseudônimo por realizadores de cinema que pretendiam renegar um determinado filme como obra sua.


Ele foi  oficialmente criado em 1968 e usado por diretores de cinema que não queriam ter seus nomes relacionados a um projeto. Até seu uso ser formalmente descontinuado em 2000, foi o único pseudônimo usado por membros do Directors Guild of America (DGA)quando um diretor, insatisfeito com o produto final, provasse suas insatisfação a um painel da aliança que não conseguiu exercer controle criativo sobre um filme. O diretor também era requerido pelas regras da aliança a não discutir as circunstâncias que o levaram a essa medida ou mesmo admitir ser o diretor real.

A escolha do nome foi curiosa. A proposta inicial era creditar a obra a um fictício “Al Smith”, mas este foi considerado um nome muito comum, e que, na verdade, já estava em uso dentro da indústria cinematográfica. Assim, eles mudaram o último nome para “smithe”, e depois “Smithee”, de modo que garantisse que ficasse distinto o suficiente para evitar uma futura confusão, mas sem chamar a atenção.

PRIMEIRO FILME

O primeiro filme creditado a Smithee foi o western de 1969 Death of a Gunfighter (Só Matando, em português). Depois que o astro Richard Widmark discordou do diretor no meio das filmagens, outro cara foi trazido para dirigir. Como nenhum dos dois queria seu nome associado ao resultado, a Director's Guild of America (DGA) creditou o título a Allen Smithee, e a carreira dele deslanchou. 

Na sequência da sua criação, o pseudônimo “Alan Smithee” foi aplicado retroativamente a alguns filmes. A inexistência física do Alan Smithee foi um segredo por muitos anos. Mas com o passar do tempo, o nome e seu objetivo se tornou mais conhecido. Alguns diretores violaram a proibição da associação sobre discutir o uso do pseudônimo.


Com o passar dos anos, a obra de Smithee incluiu uma comédia de cowboy com David Hasselhoff; a sequência de Os Pássaros, de Hitchcock; um episódio do spin-off de detetive Mrs. Columbo; e a versão estendida para a TV do Duna de 1984, já que o roteirista e diretor do filme original, David Lynch, não tinha ficado feliz com a edição para televisão. Tudo isso levou Smithee a se tornar "o ninguém mais conhecido de Hollywood", segundo a revista do DGA.

O professor da Universidade de Cornell Jeremy Braddock, que editou o livro Directed by Alan Smithee, explicou como as carreiras dos diretores sobrevivem e morrem pelas suas reputações: "- No final dos anos 60, os diretores começaram a ter mais liberdade para fazer os filmes, mais liberdade para se estabelecerem como artistas. Isso também significou que o nome deles podia acumular valor ou ser ligado a uma produção comprometida, ou ruim. Então, comercialmente, o nome do diretor começou a ser usado como ferramenta de marketing."


Nesse livro, Braddock pega a ideia do diretor como autor e artista e aplica isso aos filmes de Smithee. Mesmo que diferentes pessoas tenham dirigido cada filme, ele aponta que a obra do diretor fantasma revela a influência da indústria em vez da influência de um indivíduo. Braddock sugere que isso "em si é uma forma de gênio, o gênio do sistema. Também podemos pensar nesses grandes estúdios como autores e artistas, de certa maneira".

OUTROS CASOS

Outros famosos que já quiseram retirar seus nomes dos créditos estão Dennis Hopper (por conta de “Atraída Pelo Desejo”), John Frankenheimer (por “Riviera”) e Sam Raimi (pelo  “Nut Nasceu Burro...”).

A utilização do pseudônimo é tão famosa que já virou, inclusive, tema de filme. Em “Hollywood – Muito Além das Câmeras”, acompanhamos a história de um diretor de Hollywood que fez um filme tão ruim que pretende retirar seu nome dos créditos. O único problema é o seu nome ser, justamente, Alan Smithee!

MOMENTO BIZARRO

Esta história toda é meio bizarra. Mas seu ápice é no filme de Arthur Hiller, "Hollywood – Muito Além das Câmeras", citado acima.  Em discordância com produtores e brigas com roteiristas, o filme passou a ser assinado por... Alan Smithee


Então ficou assim: A Alan Smithee film é sobre o diretor que renega o projeto e assina sob pseudônimo. Mas o filme ficou aquém do esperado e o diretor do filme também mudou o nome do crédito na direção para o pseudo... Infelizmente, o Alan Smithee se aposentou após este filme. Ocorre que o tal produto foi um fracasso comercial e de crítica. Lançado em ridículos 19 cinemas apenas, ele arrecadou só 45.779 dólares. O custo da obra foi de US$ 10 milhões.

A publicidade negativa que cercou o filme chamou uma indesejada atenção da mídia para o pseudônimo. Assim, o DGA aposentou oficialmente o Alan Smithee. O filme Supernova (2000), teve como crédito ao diretor “Thomas Lee”, que é uma espécie de “Alan Smithee 2.0”  Embora o nome tenha sido abandonado na indústria cinematográfica, ele continua a ser usado em outras mídias e em projetos de filmes que não estão sob a alçada da DGA.

E foi assim que ele foi parar nos quadrinhos da Marvel.  Ao que parece, até histórias em quadrinhos do Demolidor, publicada pela Marvel foram creditados ao Smithee. Isso aconteceu quando o escritor da série, DG Chichester decidiu abandonar o trabalho, sendo contratualmente obrigado a fornecer cinco scripts adicionais. Por não querer seu nome no projeto, ele pediu ao editor-chefe da casa que os quadrinhos fossem creditados ao Alan Smithee.


Embora o pseudônimo quase sempre tenha sido usado por diretores, uma busca lá no IMDB mostra que Alan Smithee também aparece em varias outras atividades, entre produtor, dublador, roteirista e até ator. Aparentemente, existe uma versão “fêmea” do senhor Smithee. É uma tal de Alana Smithee, nome muito criativo e original, se notarem...

https://www.pipoca3d.com.br/2017/01/quem-e-alan-smithee.html


Veja sua espantosa FILMOGRAFIA até 2014 e não se engane, ele continua trabalhando  ...

DIRETOR:
  
2011 Another Night of the Living Dead 
2011 GameStar: Die Redaktion (Série de Tv) (1 episódio) 
2010 Tom Toal: On the Scrapheap (Documentário) 
2010 Wurm (Curta) 
2010 Neowolf (Diretor(a)(s) Yvan Gauthier) 
2008 Ashes, Ashes, We All Fall Down? (Curta) 
2008 Beach Cops (Curta) 
2008 The Elusive David Agnew (Documentário) 
2008 Winesburg, Ohio 
2008 V.C.R. (Curta) 
2005 Living Better with Steve Spitz (Série de Tv) (25 episódios)
2005 Street Walkers 3 (Video) 
2005 Ginban Kaleidoscope (Série de Tv) (1 episódio) 
2005 Fugitives Run (Diretor(a)(s) Philip Spink) 
2004 Alan Smithee Presents 'The Andy Griffith Show' (Video) 
2004 Team Spirit (Documentário) 
2003 Here Comes Santa Claus (Curta) 
2002 A Nero Wolfe Mystery (Série de Tv) (2 episódios) 
2002 In the Wrong Hands (Diretor(a)(s) Chris Johnston & James A. Seale) 
2000 The Disciples (Filme para Tv) (Diretor(a)(s) Kirk Wong) 
2000 Whitney Houston: The Greatest Hits (Documentário) (video "I Will Always Love You") 
1999 Soul's Ark (Video) 
1999 The Coroner 
1999 Wadd: The Life & Times of John C. Holmes (Documentário) (Diretor(a)(s) Wesley Emerson) 
1999 Procura-se (Diretor(a)(s) Kiefer Sutherland) 
1997 Cicatrizes do Passado (Diretor(a)(s) James Merendino) 
1997 Dilemma 
1997 Firehouse (Filme para Tv) 
1997 Le zombi de Cap-Rouge (Diretor(a)(s) Simon Robideaux) 
1997 Hollywood - Muito Além das Câmeras (Diretor(a)(s) Arthur Hiller) 
1996 Exit (Video) (Diretor(a)(s) Ric Roman Waugh) 
1996 Hellraiser IV - Herança Maldita (Diretor(a)(s) Kevin Yagher) 
1995 Smoke n Lightnin (Diretor(a)(s) Mike Kirton) 
1995 A Fúria dos Anjos 
1995 The O.J. Simpson Story (Filme para Tv) (Diretor(a)(s) Jerrold Freedman) 
1995 Shim Sham Shimmy (Curta) 
1994 While Justice Sleeps (Filme para Tv) (Diretor(a)(s) Ivan Passer) 
1994 Os Pássaros 2 (Filme para Tv) (Diretor(a)(s) Rick Rosenthal) 
1993 Call of the Wild (Filme para Tv) (Diretor(a)(s) Michael Uno) 
1992 Bay City Story (Filme para Tv) 
1992 The Cosby Show (Série de Tv) (1 episódio) 
1992 Red Shoe Diaries (Série de Tv) (1 episódio) 
1991 The Owl (Filme para Tv) (Diretor(a)(s) Tom Holland) 
1991 Bloodsucking Pharaohs in Pittsburgh (Diretor(a)(s) Dean Tschetter) 
1991 Encanto Fatal (Video) (Diretor(a)(s) Fritz Kiersch) 
1990 Tiny Toon (Série de Tv) (1 episódio) 
1990 Um Noivo por Acaso (Diretor(a)(s) Michael Gottlieb) 
1990 Solar Crisis (Diretor(a)(s) Richard C. Sarafian) 
1990 Atraída Pelo Perigo (Diretor(a)(s) Dennis Hopper) 
1989 Ganheddo (versão USA, Diretor(a)(s) Masato Harada) 
1987 Karen's Song (Série de Tv) (1 episódio) 
1987 Riviera (Filme para Tv) (Diretor(a)(s) John Frankenheimer) 
1987 I Love N.Y. (Diretor(a)(s) Gianni Bozzacchi) 
1987 Morgan Stewart's Coming Home (Diretor(a)(s) Paul Aaron and Terry Windsor) 
1986 Operação Fantasmas (Diretor(a)(s) Lee Madden) 
1986 Resgate Infernal (Diretor(a)(s) Stuart Rosenberg) 
1986 Code of Vengeance (Série de Tv) (1 episódio) 
1986 Dalton: Code of Vengeance II (Filme para Tv) 
1985 Joan Rivers and Friends Salute Heidi Abromowitz (Filme para Tv) 
1985 Além da Imaginação (Série de Tv) (1 episódio) 
1985 MacGyver - Profissão: Perigo (Série de Tv) (2 episódios) 
1985 Stitches (Diretor(a)(s) Rod Holcomb) 
1985 Encontro com o Medo (Diretor(a)(s) Ramzi Thomas) 
1984 Paper Dolls (Série de Tv) (2 episódios) 
1982 Moonlight (Filme para Tv) (Diretor(a)(s) Jackie Cooper and Rod Holcomb) 
1981 McClain's Law (Série de Tv) (1 episódio) 
1980 Gypsy Angels 
1980 Fun and Games (Filme para Tv) (Diretor(a)(s) Paul Bogart) 
1980 City in Fear (Filme para Tv) (Diretor(a)(s) Jud Taylor) 
1980 Mrs. Columbo (Série de Tv) (1 episódio) 
1978 The Barking Dog 
1970 The Challenge (Filme para Tv) (Diretor(a)(s) George McCowan) 
1969 Só Matando ( Allen Smithee, Diretor(a)(s) Don Siegel & Robert Totten) 
1968 Fade-In (Filme para Tv) (Diretor(a)(s) Jud Taylor) 
1965 The 1965 Parade of Homes (Documentário) 
1955 The Indiscreet Mrs. Jarvis (Curta) 

 
ROTEIRO:

2011 Working Moms (Documentário) 
2011 Another Night of the Living Dead 
2010 Johnny 
2009 Al final del camino (Alain Smithee) 
2008 Winesburg, Ohio 
2005 Snowed (Curta) 
2005 Apetito desesperado (Curta) 
2003 De grønne slagtere - en virkelig god marinade (Documentário) 
2003 Waterloo (Curta) 
2002 An Enraged New World 
2001 Frontline (Documentário) (1 episódio) 
2000 The Tony Blair Witch Project 
2000 The Frozen Inferno (Curta) 
1992 The Nutt House (Diretor(a)(s) Ivan Raimi and Sam Raimi) 
1990 Q & A - Sem Lei, Sem Justiça (Versão para Tv) 
1989 Ganheddo (Diretor(a)(s) Masato Harada - Versão US) 
1989 A Casa Do Espanto III (Diretor(a)(s) Allyn Warner) 
1987 I Love N.Y. (Diretor(a)(s) Gianni Bozzacchi) 


ATOR:

2010 Sasha 
2007 Torasuchii beru: Shopan no yume (Video Game) 
2000 2 G's & a Key (Video) 
2000 Supêsutoraberâzu 
1999 Alien Blood 
1995 Destination Vegas 
1993 Flynn 
1989 Blades

EDITOR:

2012 Up or Down? (Curta) 
2012 Engage (Curta) 
2012 Mañana serà otro dìa (Curta) 
2012 Be Careful (Curta) 
2010 The Light Path (Curta) 
2008 Ashes, Ashes, We All Fall Down? (Curta) 
2002 Optimistic (Curta) 
1994 Killing Mom 
1992 Elenya 


PRODUTOR:

2013 Deadpool (Série de Tv) (2 episódios) 
2013 Behind the Wood: The Making of Wyrmwood (Curta)  
2011 Heritage Minute: Canada Gay Marriage (Curta) 
2011 Another Night of the Living Dead 
2011 GameStar: Die Redaktion (Série de Tv) (1 episódio) 
2008 Ashes, Ashes, We All Fall Down? (Curta) 
2004 Alan Smithee Presents 'The Andy Griffith Show' (Video) 
1999 Wadd: The Life & Times of John C. Holmes (Documentário) (Diretor(a)(s) Christopher Rowland) 

DEPARTAMENTO DE SOM:

2011 The Wicked (Curta) (Edição de Som) 
2010 The Light Path (Curta) (Edição de Som) 
2008 Ashes, Ashes, We All Fall Down? (Curta) (Edição de Som) 
2007 Stripper Academy (Video)  
2006 Rain  
1991 And It Wasn't a Dream (Documentário) (som) 


FOTOGRAFIA

2006 The Untitled Luke Emerald Project (Curta) 
2003 Wash Dry and Spin Out 
2003 De grønne slagtere - en virkelig god marinade (Documentário) 

DIREÇÃO DE ARTE

2014 Anti Cupido (Curta) 
2008 Plus belle la vie (Série de Tv) (1 episódio) 
2003 Shanti (Curta) 

EFEITOS VISUAIS

2011 The Dream Salesman (Curta) 
2008 Ashes, Ashes, We All Fall Down? (Curta) 


DEPARTAMENTO DE ANIMAÇÃO

2007 Sola (Série de Tv) (1 episódio) 
1997 Overshadowed (Curta) 

DEPARTAMENTO DE ARTE

2011 Waschgang (Curta) 
2008 Plus belle la vie (Série de Tv) (1 episódio) 

DIRETOR ASSISTENTE

2000 Banco (Curta) 
1983 No Limite da Realidade (seguimento "1", Diretor(a)(s) Anderson G. House) 

CÂMERA

2010 Marvin (Curta) 

COMPOSITOR

2013 Behind the Wood: The Making of Wyrmwood (Curta) 

EDITOR

2009 Prick (Curta) 

MAQUIAGEM

1995 Night Walk: A Bedtime Story (Video) 


DESIGNER DE PRODUÇÃO

1993 Notes from the Attic 

FILMES REEDITADOS PARA TV, QUE FORAM REJEITADOS PELO DIRETOR

Duna (1984) Saiu Lynch entrou "Smithee"  com o roteiro de "Judas Booth" (referência a Judas Iscariot e John Wilkes Booth)
Ganheddo (1989) dirigido por Masato Harada
A árvore da maldição (1990) dirigido por William Friedkin, creditado como "Alan Von Smithee"
Rudy (1993) dirigido por David Anspaugh
Fogo contra fogo (1995) dirigido por Michael Mann
Encontro marcado (1998), editado para vôos, dirigido por Martin Brest
O informante (1999), dirigido por Michael Mann



Tecnologia do Blogger.