google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

JÚLIO VERNE -10 ADAPTAÇÔES ESSENCIAIS


'Tudo o que um homem pode imaginar, outros homens poderá realizar''.
Júlio Verne

Muitos são os avanços tecnológicos e científico ao qual estamos sempre nos deparando e aprendendo a lidar. Desde as chamadas de vídeo, os submarinos e os aviões, todos esses nos despertam admiração e surpresa. Mas e se um autor nascido há quase dois séculos tivesse imaginado todas essas maravilhas da ciência? Considerado por muitos como o pai da ficção científica, temos o saudoso Jules Gabriel Verne - conhecido popularmente como Júlio Verne. 

A grande questão que nos faz voltar ao tempo e conhecer esse autor visionário ou seria um visionário autor? É que Júlio Verne pareceu prever várias das criações científicas aos quais fazemos uso e convivemos no século XXI. Em várias de suas biografias têm-se um grande ponto em comum, o ainda criança Júlio Verne era apaixonado pelos portos e se perdia por horas a fio os observando. 

O autor nasceu no dia 8 de fevereiro de 1828, na cidade francesa de Nantes na França e era filho de um magistrado. O pai queria que seguisse a mesma profissão que a dele, ou seja: advogado, e por esse motivo Júlio Verne se formou em Direito. Porém, a paixão pela literatura e pelo teatro se intensificaram depois de ser enviado a Paris pelo mesmo no intuito de que prosseguisse com seus estudos em Direito. 


Foi nesse momento que conheceu pessoalmente Victor Hugo e Alexandre Dumas, sendo instruído pelo último a escrever peças. No ano de 1863 foi publicada sua primeira obra: ''Cinco Semanas em um Balão'' - obra que já denota uma característica importantíssima em suas criações: o gosto pelas viagens. Afinal, o livro se trata justamente de uma aventura pela África em busca de três tesouros perdidos a bordo de um balão de hidrogênio. 

Com o sucesso de seu livro, Júlio Verne passou a poder se dedicar inteiramente a escrita e com isso, podendo nos brindar com grandes obras como 'Viagem ao centro da terra (1864)', 'Da Terra à Lua (1865)', 'Vinte mil léguas submarinas (1870)' e como tantos outros. Seus livros sempre traziam seu gosto pela aventura munido de sua grande imaginação; criando assim narrativas que se tratavam de explorações científicas desde o fundo do oceano até o próprio espaço. 


Mas o grande ponto de suas obras era sua visão sobre o futuro e como trazia esses elementos para suas narrativas: submarinos, máquinas voadoras e armas tecnológicas eram partes vivas de suas histórias. Júlio Verne morreu no dia 24 de março de 1905 na cidade francesa de Amiens aos setenta e sete anos se tornando um dos escritores mais traduzidos e lidos ao redor do mundo. O mundo pode imaginar o futuro com Júlio Verne, mas ainda mais, pode sonhar com seus personagens e histórias cativantes sobre lugares, culturas e pessoas.

Fique agora com suas 10 adaptações essenciais para o cinema ou TV.

Texto: Thais A.F. Melo

Pesquisa e Revisão: M.V.Pacheco



Um professor parte para o mar a fim de estudar um estranho monstro que anda atacando as embarcações. Porém, quando finalmente o encontra, descobre que tudo não se tratava de um gênio solitário que construiu um submarino e não divide o seu conhecimento com o resto do mundo.


A história é baseada na obra-prima homônima lançada no final do século XIX por Júlio Verne, considerado um dos maiores pensadores da história, um exímio futurólogo. Ele preveria precocemente a invenção da televisão e a ida do homem à lua, que também ganhou as telas do cinema em 1902 através do ilusionista Mèliés e seu A Viagem à Lua.

Logo após o término da Guerra Civil Americana, um cientista, Victor Barbicane, afirma ter inventado uma nova forma de energia com uso infinito. Para provar suas afirmações planeja uma viagem à lua. Como o custo do projeto


Um maldoso milionário chamado Artigas (Miroslav Holub) desenvolve em sua sede no interior de um enorme vulcão um plano para conquistar o mundo por meio de um dispositivo super-explosivo.


Prof Lindenbrook leva seu partido intrépido em uma expedição ao centro da terra, por meio de um vulcão na Islândia, encontrando todo tipo de monstros pré-históricos e os perigos que ameaçam a vida no caminho.


Um grupo de soldados da guerra civil americana após uma desastrosa viagem de balão acaba indo parar numa ilha do Pacífico, onde se deparam com monstruosos animais e com o famoso capitão Nemo.

Robur quer assegurar a paz no mundo. Para alcançar seu objetivo, ele convida um cientista e sua equipe a concretizar seu sonho. Ele quer a paz a qualquer custo, mesmo que para isso tenha que jogar bombas em todos os militares do planeta.


Ninguém pode deter a agitada Mary Grant de viajar pelos quatro cantos do mundo para encontrar seu pai, Capitão Grant - mesmo que tudo o que ela saiba sobre seu paradeiro seja uma mensagem em uma garrafa. Maurice Chevalier junta-se a ela nesta fantástica aventura pelo mundo.


Phineas T Barnum e amigos financiam o primeiro voo para a lua, mas percebem que a tarefa está um pouco acima deles. Eles tentam detonar o foguete em órbita a partir de um cano de arma enorme construído no lado de uma montanha Welsh, mas problemas de dinheiro, espiões e sabotadores asseguram que o plano está condenado antes que comece.


Piratas liderados por Jonathan Kongre (Yul Brynner), tomam um farol localizado em uma pequena ilha rochosa, em algum lugar ao norte da Argentina. Com o controle das luzes do farol, eles põem em execução um plano terrível para desorientar os navios e provocar seu encalhe nos rochedos, facilitando assim seus atos de pirataria.


Classicline lançou COLEÇÃO CLÁSSICOS SCI-FI (Viagem Fantástica + Viagem ao Centro da Terra) - em Digipack. Veja detalhes da edição. E para comprar, só clicar no link acima.  

👉Informações:

VIAGEM FANTÁSTICA

Elenco: Stephen Boyd, Raquel Welch, Edmond O'Brien
Direção: Richard Fleischer
Produtor: Saul David
Roteiro: Harry Kleiner
Ano de produção: 1966
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: 16:9 Letterbox
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 100 min.
Idioma: Inglês e Português
Legendas: Português

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA

Elenco: James Mason, Pat Boone, Arlene Dahl
Direção: Henry Levin
Produtor: Charles Brackett
Roteiro: Walter Reisch, Charles Brackett
Ano de produção: 1959
Pais de Produção: Estados Unidos
Formato de tela: 16:9 Letterbox
Cor: Colorido
Duração Aprox.: 129 min.
Idioma: Inglês e Português
Legendas: Português






 

Tecnologia do Blogger.