google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

CINEMA PARADISO: 10 CURIOSIDADES SOBRE O FILME

Cinema Paradiso fala de primeiro amor e paixão pelo cinema ao som de Ennio Morricone, o que é basicamente, minha vida. E hoje, com 46 anos, consigo vislumbrar a nostalgia de Totó no último momento do filme, olhando para o passado vivido e jamais esquecido. Toda a beleza do filme deu lugar a certa melancolia, pois ele retrata o fim de uma era que vivenciei. Vi os cinemas de rua morrerem, um a um e a dor da destruição do Novo Cinema Paradiso eu pude sentir. 

Na trama do filme, numa pequena cidade da Sicília, o garoto Toto (Salvatore Cascio) fica hipnotizado pelo cinema local e inicia uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), protecionista que se irritava com certa facilidade, mas tinha um enorme coração. Estes acontecimentos chegam em forma de lembrança quando Toto (Jacques Perrin), agora um cineasta de sucesso, recebe a notícia de que Alfredo faleceu.

Eu fiz um post dividido em 3 partes: curiosidades, Antes e depois do elenco e Locações. Fique hoje com a primeira parte.

Boa sessão:

1) O clima de saudosismo e nostalgia permeia o longa. Em uma cena, após a comunicação da morte do pai de Salvatore, ele e sua mãe caminham entre ruínas. Salvatore vê um pôster de ...E o Vento Levou (1939) e sorri ao vê-lo. No início do filme, Alfredo diz a Salvatore que seu pai o lembra Clark Gable.

2A montagem do beijo final é uma forma de Alfredo cumprir uma promessa feita a Salvatore no início do filme: Alfredo diz que todas as cenas de beijo pertencem a Salvatore se ele não vier mais na sala do projetor. Mesmo não atendendo ao pedido de Alfredo, ele ainda prepara o carretel para Salvatore editando todos os beijos cortados pelo sensor.

3) Quando Salvatore volta para casa e olha para o quarto que sua mãe preparou para ele, o quadro na parede é de Abismo de um Sonho (1952), filme de Federico Fellini estrelado por Leopoldo Trieste.

4) O diretor Giuseppe Tornatore aparece no filme como o projecionista na cena final, exibindo a compilação de cenas que Alfredo fez para Salvatore. Tornatore pediu a Federico Fellini que fizesse a cena, mas o diretor recusou.

5) Foi Tornatore quem concebeu a ideia do filme no final dos anos 70, momento da sua vida em que trabalhava como projecionista nos cinemas da sua cidade, quando um dos mais emblemáticos cinemas fechou as suas portas. É por isso que Cinema Paradiso conta a história de Salvatore (Jacques Perrin), um diretor de cinema que faz grande sucesso e retorna à sua cidade natal para assistir ao funeral de seu velho amigo, projetista do cinema local durante sua infância.

O filme foi rodado em Bagheria, na Sicília, onde Tornatore passou sua infância. Os lugares onde decidiu filmar as cenas foram os que ficaram em seu coração até a idade adulta, daí a constante aura nostálgica do filme. Muitas das situações que aparecem na trama do filme são baseadas em experiências pessoais do próprio diretor, como sua obsessão de infância pelo cinema.

6) Phillipe Noiret, que interpreta Alfredo, originalmente gravou seu diálogo ao longo do filme em seu francês, porque ele não falava italiano fluente. Vittorio Di Prima, o dublador, fez um trabalho extraordinário ao converter os diálogos para o italiano sem ser perceptível.

7) A personagem interpretada por Brigitte Fossey foi incluída na primeira versão do filme (de 155 minutos, lançada em novembro de 1988), mas depois foi cortada no relançamento mais curto (124 minutos, maio de 1989), que foi exibido internacionalmente. Suas cenas foram  restabelecidas na versão estendida (173 minutos).

O corte do diretor (versão editada preferencial) foi feito em apenas 10 dias. Isso aconteceu  para colocar o filme no circuito europeu de festivais de cinema antes do lançamento comercial, bem como para tentar garantir seu sucesso. O Festival de Cinema de Veneza foi um dos principais eventos que eles queriam participar.

Parte dos sons de fundo, como o latido de alguns cachorros ou o barulho da multidão, foi gravado somente na pós-produção.

8) O filme interrompido pela tempestade de verão é "Ulysses", estrelado por Kirk Douglas, de 1954. A sua trama tem relação com Cinema Paradiso, demonstrando que a escolha não foi aleatória. 

No filme, Ulysses realiza uma jornada para voltar para casa, após ter perdido da frota durante uma tempestade.

9) O personagem do Padre Adelfio  (Leopoldo Trieste) é inspirado em Dom Carmelo Buttitta, que dirigia o cinema paroquial da Igreja do Santíssimo Sepulcro. O padre assistia a cada filme pela manhã na sala vazia e marcava todas as cenas para serem cortadas porque eram consideradas pecaminosas.

Já o personagem de Alfredo é inspirado no fotógrafo e projecionista da Bagheria Mimmo Pintacuda, amigo e professor do próprio Tornatore.

10) A construção do cinema não existia na realidade, sendo construído e detonado no final das filmagens. As tomadas dentro do cinema são da Igreja de Maria Santíssima del Carmelo, no Palazzo Adriano.

Tecnologia do Blogger.