google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

10 DIRETORES COM FILMES LANÇADOS POSTUMAMENTE

diretores-filmes-postumos

Fazer um filme é uma realização única para quem trabalha no ofício, principalmente se tem verdadeira paixão pela direção. Mas a vida é imprevisível e muitas vezes um realizador não consegue ver seu trabalho chegar às telas porque faleceu durante alguma fase do processo. Seja na produção ou na pós-produção. 

Vejamos agora 10 casos em que este triste destino acometeu nomes conhecidos do cinema mundial. 


Faleceu em: 29 de abril de 1967
Durante o filme..: O Espião de dois mundos 
Quem assumiu a direção: Laurence Harvey, ator no filme
O que o levou: Um ataque cardíaco


Faleceu em: 13 de novembro de 1974
Durante o filme..: Viagem proibida.
Quem assumiu a direção: Ninguém, pois o filme estava pronto. Sua Première foi em março de 1974 na Itália, mas a estreia se concentrou a partir do final do ano, quando câncer do diretor já havia se espalhado. Coincidentemente, a estreia em Paris foi marcada para 13 de novembro de 1974, dia de sua morte.
O que o levou: Faleceu após uma cirurgia de emergência devido a um câncer de pulmão no hospital Neuilly-sur-Seine em Paris.


Faleceu em: 19 de fevereiro de 1994 
Durante o filme..: Blue
Quem assumiu a direção: O filme estava pronto e foi lançado quatro meses antes de sua morte. Mas seu estado já era grave. Além disto, estava parcialmente cego na época, só enxergando tons de azul.
O que o levou: Complicações em decorrência do vírus HIV.


Faleceu em: 20 de novembro de 2019
Durante o filme..: Lula, o filho do Brasil
Quem assumiu a direção: Ninguém. O filme ficou pronto, mas ele se acidentou 12 dias antes de estrear.
O que o levou: Na noite de 19 de dezembro de 2009, Barreto sofreu um acidente de trânsito no Rio de Janeiro. Segundo Wagner Generoso, que testemunhou o acidente e participou do resgate, o automóvel de Barreto foi fechado por outro veículo, quando então o motorista perdeu o controle do carro e capotou. Ao ser internado no Hospital Copa D'Or com traumatismo craniano, seu estado de saúde foi considerado grave. 
Em 13 de janeiro de 2010 um boletim médico divulgou a melhora em seu estado de saúde, e no dia 21 de janeiro ele foi submetido a uma nova cirurgia para colocação de uma válvula cerebral como parte do tratamento da hidrocefalia provocada pelo traumatismo crânio-encefálico. Fábio recebeu alta dia 22 de Março e continuou seu tratamento em casa. Mesmo recebendo tratamento especial em casa, Barreto não teve mais a vida de antes e ainda continuava inconsciente após esses anos todos até sua morte. 


Faleceu em: 26 de março de 1957
Durante o filme..: Os amantes de Montparnasse 
Quem assumiu a direção: Jacques Becker, que dirigiu a maioria das cenas e foi creditado como diretor. Becker e Ophuls eram amigos e o filme foi dedicado a ele. 
O que o levou: Doença reumática cardíaca


E não é que ele faleceu menos de 3 anos depois de Ophuls e passou por uma situação semelhante? E foi justamente no filme seguinte.
Faleceu em: 21 de fevereiro de 1960
Durante o filme..: A um passo da liberdade. 
Quem assumiu a direção: Ninguém. O diretor morreu duas semanas após terminar o filme, porém, antes de montá-lo. A obra foi concluída segundo os desejos do diretor, mas o produtor Serge Silberman o reduziu da versão inicial de 140 minutos para aumentar suas possibilidades comerciais. A filmagem editada foi perdida.
O que o levou: Aos 53 anos de causa desconhecida. Revirei a internet, olhando em sites do Brasil, dos EUA e da França e nenhum informa o motivo de sua morte. Curioso, já que ele faleceu precocemente.


Faleceu em: 30 de novembro de 2009
Durante o filme..: Empusa
Quem assumiu a direção: O filme havia sido concluído. Porém, o diretor morreu na pós-produção, antes de concluir a dublagem de seu personagem. José Antonio Duque fez sua voz.
O que o levou: Um câncer pancreático


Faleceu em: 11 de fevereiro de 1948
Durante o filme..: Ivan, o Terrível - Parte II
Quem assumiu a direção: Ninguém. Ele completou o filme, mas a obra ficou retida por Stalin por não concordar com o tratamento do personagem e só foi lançado 10 anos depois. 
O que o levou: Um ataque cardíaco


Faleceu em: 7 de março de 1999
Durante o filme..: De olhos bem fechados
Quem assumiu a direção: Ninguém (Ufa !!!). Concluiu o filme, mas faleceu poucos meses antes da estreia.
O que o levou: Um ataque cardíaco, enquanto dormia.


Faleceu em: 21 de Janeiro de 1978 
Durante o filme..: Manitou - O espírito do mal
Quem assumiu a direção: O estúdio concluiu os últimos detalhes do filme e o lançou.
O que o levou: Faleceu no fim das filmagens vitimado por um acidente de helicóptero. Morreu quando o helicóptero em que ele era passageiro atingiu cabos de energia elétrica e caiu. Ele tinha 30 anos.



Tecnologia do Blogger.