OS GAROTOS PERDIDOS (1987) - FILM REVIEW
Texto: M.V.Pacheco
Revisão: Thais A.F. Melo
Pessoas são estranhas
"People Are Strange", canção de The Doors é uma ode às pessoas que se sentem deslocadas, à margem da sociedade. "Os rostos parecem feios quando você está sozinho, as mulheres parecem cruéis quando você é indesejado. Quando você é estranho, ninguém lembra seu nome".
E com esta música, o clássico Garotos perdidos é introduzido. Na trama, os irmãos adolescentes Michael e Sam se mudam com a sua mãe para uma pequena cidade no norte da Califórnia. Enquanto o jovem Sam encontra novos amigos com interesses semelhantes, o angustiado Michael acaba se apaixonando por Star, que está envolvida com David, o líder de uma gangue local de vampiros. Ao se dar conta do que está acontecendo, Sam e seus novos amigos embarcam na missão de salvar Michael e Star dos mortos-vivos.
O produtor executivo Richard Donner seria o diretor de Garotos Perdidos, mas optou por dirigir Máquina Mortífera. Depois que Donner deixou a direção, Mary Lambert (que foi para Cemitério maldito) chegou a assumir o cargo, mas deixou devido a diferenças criativas e Joel Schumacher assumiu a função.
O título do filme é também uma referência aos personagens de Peter Pan que nunca envelhecem. No roteiro original de Janice Fischer e James Jeremias, os personagens centrais não teriam nem 10 anos de idade. O diretor odiou a ideia e disse aos produtores que só faria o filme se pudesse mudá-los para adolescentes, tornando-os mais interessantes.
Dois filmes que falam de vampiros lançados em 1987 possuem filhos do ator Jason Miller (o memorável padre de O Exorcista - 1973). Quando Chega a Escuridão, com Joshua John Miller, e Garotos Perdidos, com Jason Patric.
Os atores Keenan Wynn e John Carradine, veteranos no gênero vampiro, foram as escolhas originais para o papel de avô, mas Wynn morreu antes das filmagens e Carradine estava muito doente na época.
Santa Cruz, onde o filme foi feito, já foi atormentada pela reputação de ser "A capital mundial do assassinato" devido a uma série de assassinatos brutais cometidos por três homens diferentes e muito perturbados no início dos anos 70. Por causa de John Linley Frazier, Herbert Mullin e Edmund Kemper, Santa Cruz teve 28 assassinatos durante um período de 30 meses entre 1970 e 1973.
Perdidos
Este foi o primeiro filme em que Corey Haim e Corey Feldman atuaram juntos, tornando-se uma referência para outros trabalhos e, inclusive, um seriado batizado Os Dois Coreys. E a história de ambos se confunde com o título do filme.
Feldman falou publicamente sobre sua luta contra a dependência de drogas e alcoolismo, que ele disse ter começado devido ao abuso de sua mãe e ao abuso sexual enquanto estava na indústria cinematográfica. Já Haim não teve a mesma "sorte". Ele passou pela mesma trajetória de Feldman, porém faleceu em 10 de março de 2010.
A causa da morte de Haim foi uma conjunção de pneumonia, problemas cardíacos e respiratórios, e não uma overdose como fora divulgado em primeira instância. A combinação de oito tipos de drogas encontradas em seu corpo não foi suficiente para provocar sua morte, mas foi debilitando sua saúde.
Feldman inclusive lutava contra o abuso de drogas durante as filmagens e certa vez apareceu para trabalhar depois de uma farra de cocaína. O diretor Joel Schumacher ficou muito chateado porque Corey ficava dormindo quando era para filmar, então ele o demitiu, mas o contratou de volta no dia seguinte depois que Corey se desculpou e jurou que voltaria para o trabalho preparado a partir de então, o que ele fez.
Cry Little Sister
Timmy Cappello, o saxofonista do cais, fez seu nome tocando na banda de turnê de Tina Turner durante suas espetaculares turnês em meados da década de 1980.
Sam (Corey Haim) tem um pôster de Rob Lowe do lado de fora da porta do armário. Joel Schumacher diz que estava lá porque ele havia recentemente dirigido Lowe em O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985). Sam (Corey Haim) tem um pôster de Rob Lowe na parte interna da porta de seu armário. Schumacher (como um homem assumidamente gay) estava fazendo uma declaração sub-textual sobre a sexualidade de Sam ao colocar uma foto de um galã em seu armário (uma referência a estar “no armário").
Medo imortal
Às vezes algo nos atrai e nos entregamos, e aquilo nos muda totalmente. A jornada de Michael é de completa entrega ao amor, o que leva-o a caminhos inimagináveis, afetando toda a sua família. E o amor, de fato, nos impulsiona em direções que não pretendíamos para atingir um fim: que é a completa realização amorosa.
E o filme utiliza uma estética videoclipe para modernizar a história. Há diversos momentos em que os movimentos de câmera são, basicamente, clipes musicais encenados. Conforme o diretor Joel Schumacher, os “vídeos musicais da MTV educaram toda uma nova geração em imagens surreais e narrativas sem sequência”. Muitas coisas que fizemos neste filme teriam parecido muito estranhas para as pessoas antes da MTV e isso nos deu muita licença para brincar com as coisas.”
Meninos cegos não mentem
Fred Gwynne foi considerado para o papel de Max enquanto Mary Lambert estava abordo. Ela acabou levando-o para Cemitério maldito. Aliás, Kiefer e Feldman protagonizaram Conta comigo um ano antes, outra adaptação do mestre do horror Stephen King.
De acordo com Corey Feldman, Joel Schumacher queria seu personagem se parecesse com as estrelas de ação da época, então ele disse para alugar filmes Sylvester Stallone e Chuck Norris. Feldman claramente baseou-se em Stallone.
O diretor Joel Schumacher agrediu Brooke McCarter, que interpretava Paul, por não ter um desempenho bom o suficiente. Schumacher disse: “Fiquei tão frustrado que simplesmente dei um tapa nele e empurrei a porta na frente dele. Eu nunca tinha feito isso na minha vida e nunca mais. Tenho vergonha disso. É ultrajante - ele deveria ter me denunciado, eu deveria ter sido acusado. Mas já me desculpei muitas e muitas vezes." Brooke faleceu em 2015, aos 52 anos devido a uma doença genética no fígado.
Na cena em que Sam e os Irmãos Sapo estacam Marco enquanto ele dorme, eles são perseguidos pelo resto da gangue de vampiros enquanto tentam escapar de volta para a luz do dia. David agarra a perna de Sam, mas Sam consegue arrastar a mão de David para a luz do sol, onde ela pega fogo. Uma lágrima escorre pelo rosto de David enquanto ele aperta a mão em agonia. A lágrima escorrendo por seu rosto foi, na verdade, causada pelas lentes de contato de Kiefer Sutherland, que estavam ardendo terrivelmente, mas eles decidiram mantê-las porque parecia ótimo e estava dentro do contexto.
E há dois spoilers que quase ninguém percebe. A sequência do carrossel prenuncia a ordem em que os Garotos Perdidos morrem. Marko morre primeiro, Paul em segundo, Dwayne em terceiro e David por último. E a ordem em que saltam da ponte é a mesma ordem em que são mortos.
Quando você é estranho, ninguém lembra seu nome.
A atmosfera do filme fica cada vez mais opressora, sinistra, se movendo em direção ao tema e se distanciando da sequência de abertura onde víamos o parque de diversões. A estética MTV utilizada ganha contornos estilizados, instaurando o horror em cena. É quando Garotos perdidos sai do armário e se revela um autêntico filme de horror.