10 MELHORES SÉRIES HISTÓRICAS PARA ASSISTIR NO STREAMING
As séries históricas têm, basicamente, duas funções principais: entreter, que é a primeira e mais importante, e promover incontáveis discussões acerca do que é fato e o que não é, já que elas "ensinam" muito sobre o período retratado, mesmo quando toma liberdades criativas, tão discutidas por alguns, que pensam que aquela obra precisa ser um retrato preciso da realidade. Em minha opinião, um erro.
Hoje vamos lembrar 10 séries excelentes disponíveis no streaming mais perto de você, mas lembrando que tudo pode mudar a qualquer momento, afinal, quem poderia imaginar que a série Demolidor, produzida pela Netflix, faria parte hoje do catálogo da Disney?
De toda forma, são séries imperdíveis.
Boa sessão:
👉Duração: de 2015 a 2018, com 30 episódios em 3 temporadas
A história é situada durante o período da construção do palácio de Versalhes, e acompanha diversos personagens que fazem parte da corte de Luís XIV. Aos 28 anos de idade, Luís dá início à construção do palácio visando transformá-lo em uma 'gaiola dourada' para ter o poder absoluto. Estrategista, manipulador, maquiavélico e paranoico, ele planeja controlar a nobreza. Neste meio tempo, mantém um relacionamento com a cunhada Ana, mulher de seu irmão gay, Filipe I.
👉Duração: de 2007 a 2010, com 38 episódios em 4 temporadas
A esplêndida Inglaterra do Século XVIII era reinado de Henrique VIII (Johnathan Rhys Meyers). A série começa quando ele ainda está tentando alcançar o trono, à medida que se distancia de sua esposa e apaixona-se por Ana Bolena (Natalie Dormer). Auxiliado pelo Cardeal Wolsey (Sam Neill), ele chegou ao poder e manteve-se forte apesar das intrigas e armações. Na sua vida privada, ele tenta criar uma maneira de se divorciar de Catarina de Aragão (Marye Doyle Kennedy) para se casar com Ana Bolena, em meio a muitas disputas políticas e esquemas.
👉Duração: Ainda em exibição.
Na história, a filha do rei George VI (Jared Harris), Elizabeth II (Claire Foy) sempre soube que não teria uma vida comum. Após a morte do seu pai em 1952, ela dá seus primeiros passos em direção ao trono inglês, a começar pelas audiências semanais com os primeiros-ministros. Ela assume a coroa com apenas 25 anos de idade, mas com grandes compromissos vêm grandes responsabilidades. A pressão das obrigações com a coroa afetam completamente sua vida pessoal e Elizabeth precisa colocar suas prioridades em ordem para cumprir suas funções como rainha da Inglaterra.
👉Duração: de 2020 a 2023, com 30 episódios em 3 temporadas
A série conta a história de ascensão de Catarina II (Elle Fanning) como imperatriz da Rússia durante a segunda metade do século XVIII. Ela foi a líder feminina com mais tempo de reinado durante o império russo e ficou marcada como uma das mais poderosas de sua época. A trama também acompanha o conturbado casamento da infame imperatriz com o czar Pedro III (Nicholas Hoult). Ambos mantinham casos extraconjugais e cultivavam um relacionamento complicado e explosivo, chegando ao ponto de planejar a morte um do outro. Quando toma o poder, Catarina decide que não quer manter o mesmo legado de violência que o marido e seus antecessores, mas seus inimigos não tornam fácil sua busca pela paz. A imperatriz percebe que talvez a violência tenha seus méritos.
👉Duração: de 2011 a 2013, com 29 episódios em 3 temporadas
Os Bórgias, liderados pelo patriarca Rodrigo, são uma família espanhola que tenta tomar o controle da Itália da era renascentista. Apelando para o uso de suborno, extorsão e tortura, Rodrigo se torna Papa. Dois dos filhos de Rodrigo são manipulados como objetos por estarem casados desde jovens com membros de famílias rivais. Vanozza, amante de longa data de Rodrigo e mãe de seus filhos, e Giulia Farnese, disputam a afeição do patriarca Bórgia. A história dos Bórgia inspirou obras como o tratado político de Maquiavel,"O Príncipe", e "O Poderoso Chefão", de Mario Puzo.
👉Duração: de 2016 a 2019, com 25 episódios em 3 temporadas
A série retrata os primeiros anos do reinado da Rainha Vitória, interpretada por Jenna Coleman, de sua ascensão ao trono na idade de dezoito anos, a sua intensa amizade e paixão com Lorde Melbourne, seu namoro e casamento com o Príncipe Alberto (interpretado por Tom Hughes) e finalmente para o nascimento de sua primeira filha, Vitória. A segunda temporada segue as lutas de Vitória na gestão de seu papel como rainha com o de seus deveres para com seu marido e filhos. E a terceira temporada mostra a revolução de 1848 na França e a Grande Exposição de 1851.
👉Duração: de 2019 a 2020, com 16 episódios em 2 temporadas
Catarina de Aragão (Charlotte Hope), a princesa da Espanha, chega à Inglaterra para selar sua união com o príncipe Artur, a quem está prometida desde pequena. Tudo se complica quando seu marido morre inesperadamente, e Catarina se vê em meio a uma acirrada disputa pelo trono. Determinada a manter seus poderes, ela agora precisa se casar com o duque Harry (Ruairi O'Connor), que, um dia, vai governar o país sob o título de Henrique VIII.
👉Duração: 2013 com 10 episódios em 1 temporada.
Na Inglaterra de 1464, antes da Dinastia Tudor assumir o poder, a luta pelo trono era travada entre dois lados da mesma família: os York e os Lancaster. Dos York, o jovem e belo Eduardo IV é coroado rei, com a ajuda do manipulador Lorde Warwick (James Frain). Mas quando ele se apaixona por Elizabeth Woodville (Rebecca Ferguson), do clã Lancaster, todo o plano de Warwick pode ir por água abaixo. Uma história de amor, sedução, assassinato e traição de uma das eras mais turbulentas da Inglaterra, contada pela visão de três mulheres tão belas quanto fortes: Elizabeth Woodville, Margaret Beaufort (Amanda Hale) e Anne Neville (Faye Marsay).
👉Duração: 2017 com 8 episódios em 1 temporada.
Ao fim da Guerra das Rosas, a princesa Elizabeth, da casa de York, é oferecida em matrimônio a Henry, da casa rival de Tudor, para que a paz possa retornar ao país. Porém o casamento não vai bem, pois chega aos ouvidos da princesa que Richard, seu irmão perdido, está conspirando para tomar o poder e reclamar o trono ao qual diz ter direito.
A série e uma adaptação do livro homônimo de Philippa Gregory, que conta a história da Inglaterra após a Guerra das Rosas pela perspectiva das mulheres envolvidas.
👉Duração: 2019 com 4 episódios em 1 temporada.
Durante o reinado de Catarina, a Grande (Helen Mirren), o Império Russo não parou de se expandir e se modernizar. No entanto, o final do reinado dessa imperatriz russa acaba sendo marcado pelo seu caso amoroso com Grigory Potemkin (Jason Clarke), um estadista russo.