A24: TOP FILMES DE HORROR LANÇADOS ATÉ 2024
A24 é uma produtora e distribuidora de filmes conhecida por sua gama distinta e diversificada de filmes. Foi fundada em 2012 por Daniel Katz, David Fenkel e John Hodges e está sediada na cidade de Nova York. A A24 ganhou reputação por produzir filmes independentes aclamados pela crítica e com sucesso comercial.
Alguns dos filmes notáveis produzidos e distribuídos pela A24 abrangem uma ampla variedade de gêneros e receberam elogios por sua qualidade artística e narrativa única. A produtora também se aventurou na produção televisiva, com séries como “Euphoria” (2019-presente) e “Ramy” (2019-presente) recebendo elogios da crítica.
A A24 tem se destacado por produzir filmes que contam histórias diversas, representando diferentes grupos étnicos, culturas e identidades. Eles têm recebido elogiados por promover maior inclusão e representatividade na indústria cinematográfica.
O termo "A24" não tem significado específico. "A" e "24" são simplesmente parte do nome escolhido pela empresa. Algo aleatório e instigante, como os próprios filmes que produz.
Conheça o melhor do horror que ela nos proporcionou.
Na trama, acompanhamos o grupo de amigos que encontra uma misteriosa mão embalsamada e descobrem que ela permite invocar espíritos. Como é de se esperar, todos ficam muito empolgados com a nova descoberta, mas não demora muito até que a brincadeira tome um rumo extremamente perigoso quando um deles acaba indo longe demais e, por acidente, abre uma porta para o mundo espiritual. Agora, com todos altamente vulneráveis a várias ameaças aterrorizantes, cada um dos amigos será obrigado a lidar com uma difícil escolha, descobrindo em quem devem confiar: nos mortos da outra dimensão ou nos vivos.
O filme acompanha um grupo de cineastas em sua gravação de um novo longa. Em 1979, Maxine, uma atriz pornô, Wayne seu namorado e produtor e mais um grupo de pessoas, incluindo atores, vão para o Texas em uma fazenda, propriedade de Howard e Pearl, um casal idoso, para gravar o novo filme pornográfico The Farmer's Daughters. Quando o grupo chega na propriedade, são recebidos pelo casal - que apresenta estranhas características. Howard é temperamental com o grupo, sempre falando sobre sua espingarda, enquanto Pearl começa a perseguir Maxine silenciosamente. Com as gravações iniciando sem o conhecimento do proprietário do local, Pearl começa a agir estranhamente e pessoas passam a desaparecer.
No filme, acompanhamos a vida de uma jovem enfermeira que acabou de receber alta psiquiátrica. Agora encarregada dos cuidados de Amanda (Jennifer Ehle), uma dançarina aposentada devastada pelo câncer, a fé fervorosa de Maud (Morfydd Clark) rapidamente se transforma em uma obsessão de que ela precisa salvar a alma da mulher, antes que ela seja condenada eternamente ao inferno. Entretanto, forças sinistras e seu próprio passado pecaminoso ameaçam pôr fim a sua sagrada vocação.
Buscando refúgio e consolo após uma tragédia pessoal, Harper (Jessie Buckley) traumatizada, decide fugir de Londres e ir sozinha para um retiro no meio de um belo campo inglês, se escondendo em uma mansão isolada do interior. Mas a cura, como a mudança, leva tempo. E, assombrada por memórias dolorosas e culpa insuportável, Harper anseia por redenção. No entanto, uma breve exploração das exuberantes paisagens locais revela acontecimentos estranhos, à medida que encontros desconfortáveis frustram os planos de Harper de se recuperar.
O ano é 1918, e a jovem Pearl (Mia Goth) está obcecada em se tornar famosa. Presa na fazenda isolada de sua família, Pearl se vê obrigada a cuidar de seu pai doente, e viver sob a vigilância constante de sua amarga e autoritária mãe devota. Desejando uma vida glamourosa como ela viu nos filmes, Pearl encontra suas ambições, tentações e repressões entrando em conflito. Nesta história da origem da icônica vilã de X, quando o sonho de ser finalmente uma estrela é negado a ela, ela começa a assassinar, até alcançar o que deseja.
Bee e sua amiga decidem viajar juntas para uma festança em uma mansão remota. Junto com elas, outros convidados da mesma faixa etária. Após beber, usar drogas e dançar, o grupo decide jogar "Morte Morte Morte", uma brincadeira aonde alguém é assassinado e todos precisam adivinhar quem foi o assassino. Mas antes de terminar o jogo, alguns integrantes decidem dormir e o jogo fica inacabado. No meio da noite, após a energia acabar na casa no meio de uma tempestade, Bee vai investigar o local e acaba achando um dos convidados com a garganta cortada.
Após um apocalipse viral envolto em enigmas, Paul (Joel Edgerton), sua esposa Sarah (Carmen Ejogo) e filho Travis (Kelvin Harrison Jr.) vivem numa casa isolada no meio de uma floresta. Possuem regras claramente definidas, impostas pelo pai, para garantir a segurança de todos. Quando outra família os encontra enquanto procuram por refúgio, toda a ordem que eles antes conheciam começa, aos poucos, a ruir.
O Farol se passa no início do século XX. Thomas Wake (Willem Dafoe), responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo, em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.
Recentemente falecido, um fantasma retorna à sua casa suburbana para consolar sua esposa enlutada. No local, ele descobre que seu estado espectral o força a observar passivamente a vida que ele conhecia e a mulher que ele ama lentamente se afastar de sua memória. Mais e mais distraído, o fantasma embarca em uma jornada cósmica pela memória e história que viveu com sua amada.
Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável.
Após a morte da reclusa avó, a família Graham começa a desvendar algumas coisas. Mesmo depois da partida da matriarca, ela permanece como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente na solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.
A história gira em torno da estudante de psicologia Dani (Pugh), que vivenciou uma enorme tragédia pessoal: sua irmã matou os pais e, em seguida, cometeu suicídio. Christian (Reynor), seu namorado com comportamento tóxico, tem a intenção de terminar o namoro, mas desiste da ideia ao vê-la depressiva. Com isso, ele a convida para uma viagem – contra a sua vontade – junto de amigos a um pequeno vilarejo chamado Hårga, no interior da Suécia. No local, um festival que celebra o início do solstício de verão com rituais únicos acontece na comuna. Em vez de férias tranquilas para todo o grupo, a viagem acaba se tornando um verdadeiro pesadelo, com direito a rituais bizarros pagãos envolvendo sacrifícios e muitas drogas alucinógenas.
Um alienígena (Scarlett Johansson) chega à Terra e começa a percorrer estradas desertas e paisagens vazias em busca de presas humanas. Sua principal arma é sua sexualidade voraz... Mas ao longo do processo, ela descobre uma inesperada porção de humanidade em si mesma.
Como pode reparar, não há o título em português na maioria dos filmes, não há ano e a lista não está em ordem. Jamais faço isso. Mas este é o conceito da A24: subverter, surpreender e fazer o telespectador pensar.