google-site-verification=21d6hN1qv4Gg7Q1Cw4ScYzSz7jRaXi6w1uq24bgnPQc

A24: 10 PRODUÇÕES ESSENCIAIS DE FICÇÃO CIENTÍFICA


A ficção científica é um gênero literário e cinematográfico que se caracteriza por elementos que exploram possibilidades futuras baseadas em avanços científicos e tecnológicos. Alguns dos elementos que são frequentemente encontrados e incluem:

Futuro especulativo: A história se passa em um futuro distante ou alternativo, permitindo a exploração de sociedades e tecnologias imaginárias.

Tecnologia avançada: O uso de tecnologia futurista, como viagens espaciais, inteligência artificial, realidade virtual, entre outros.

Exploração científica: Muitas vezes a história gira em torno da exploração de novos planetas, civilizações alienígenas ou descobertas científicas revolucionárias.

Elementos científicos: A precisão científica é valorizada, mesmo que sejam feitas especulações ou exageros para efeitos dramáticos.

Conflitos morais e éticos: Questões éticas relacionadas ao uso da tecnologia e às consequências de descobertas científicas são frequentemente abordadas.

Ambiente distópico ou utópico: Muitas histórias de ficção científica exploram sociedades futuras que são ideais ou terríveis, refletindo esperanças e medos sobre o futuro.

Viagem no tempo: Além de viagens espaciais, a viagem no tempo é um tema comum na ficção científica, permitindo explorar paradoxos e consequências de interferir no tempo.

Alienígenas e civilizações extraterrestres: A presença de seres de outros planetas é um dos elementos mais clássicos da ficção científica.

Exploração do desconhecido: A curiosidade humana e a exploração de fronteiras desconhecidas, sejam elas espaciais, temporais ou científicas.

Abaixo, 10 produções essenciais de ficção científica da A24:


Dois ninguéns do ensino médio tomam a decisão de invadir a última grande celebração antes do novo milênio, na véspera de Ano Novo de 1999. A noite se torna ainda mais louca do que eles jamais poderiam ter sonhado quando o relógio marca meia-noite.


A história acompanha Evelyn Wang, uma mulher de meia-idade que emigrou da China, deixando os seus pais para trás para seguir o sonho americano com o marido, Waymond. Os dois abriram uma lavandaria, por cima da qual vivem com a filha, Joy, a primeira geração da família a crescer nos EUA. Em um dia atribulado, ela é arrastada para uma aventura insana, onde precisa salvar o mundo ao explorar outros universos conectados com a vida que ela poderia ter vivido.


No futuro, existe uma nova raça de seres humanos - os Equals, indivíduos pacíficos, justos e que não possuem mais emoções. Até que uma doença passa a ameaçar todos, ativando sentimentos em suas vítimas, que são excluídas do resto da sociedade. Silas é infectado, mas percebe que Nia também possui sentimentos, sendo capaz de escondê-los. Ao sentirem pela primeira vez algum tipo de intimidade em suas vidas, eles decidem fugir.


Em A vida depois de Yang, quando Yang - um androide realista e artificialmente inteligente que Jake e Kyra compram como companheiro para sua filha - abruptamente para de funcionar, Jake só quer que ele seja consertado de forma rápida e barata. Mas, tendo comprado Yang de uma loja agora extinta, ele foi levado primeiro a um técnico e depois a um curador de museu de tecnologia, que descobre que Yang estava gravando memórias. A busca de Jake acaba se tornando uma introspecção existencial e contemplação de sua própria vida e nesse cenário futurista de ficção científica.


Caleb (Domhnall Gleeson), um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman (Oscar Isaac), o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava (Alicia Vikander), uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.


Um alienígena (Scarlett Johansson) chega à Terra e começa a percorrer estradas desertas e paisagens vazias em busca de presas humanas. Sua principal arma é sua sexualidade voraz... Mas ao longo do processo, ela descobre uma inesperada porção de humanidade em si mesma.


Um Grupo de criminosos aceita um acordo para trocar suas penas pela participação em uma missão espacial à procura de energias alternativas, mas a viagem toma rumos inesperados quando uma tempestade de raios cósmicos atinge a nave.


Em um futuro não muito distante, duas irmãs adolescentes vivem em uma antiga floresta para sobreviver a uma enorme queda de energia que ocorreu em todo o continente. Mas ao descobrir que o mundo a sua volta está perto do seu fim, elas terão de lutar contra intrusos, doenças, solidão e fome.


Em O Lagosta, um futuro próximo, uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras. Qualquer homem ou mulher que não estiver em um relacionamento é preso e enviado ao Hotel, onde terá 45 dias para encontrar um(a) parceiro(a). Caso não encontrem ninguém, eles são transformados em um animal de sua preferência e soltos no meio da Floresta. Neste contexto, um homem se apaixona em plena floresta - algo proibido, conforme o sistema.


Suzie (Rashida Jones) é uma americana vivendo em Kyoto e que, após uma queda de avião misteriosa, fica sem notícias do marido e do filho. Como consolação, ela ganha ‘Sunny’, um novo tipo de robô doméstico criado pela empresa de tecnologia em que seu marido trabalha. A princípio, Suzie tem suas dúvidas sobre a máquina, principalmente com uma programação voltada para suprir o vazio que o desaparecimento de sua família deixou. Porém, aos poucos, Suzie e Sunny começam a se aproximar e desenvolver uma inesperada amizade. 

Agora, Sunny irá ajudá-la a descobrir o que realmente aconteceu com o marido e o filho, o que leva os dois a ficarem presos em uma série de incógnitas em uma realidade antes inimaginável para Suzie.



Tecnologia do Blogger.