A24: 22 FILMES QUE MOSTRAM RELAÇÕES SE (DES) CONECTANDO
De uma maneira geral, os filmes da A24 tratam de relações que estão em um momento de conexão ou desconexão. E geralmente, são recortes destes momentos, não necessariamente apresentando um final para a história dos envolvidos, mas apenas a parte que interessou-os mostrar.
Fiz uma seleção de 22 filmes que mostram relações se conectando ou desconectando...
Ginger & Rosa conta a história de Ginger (Elle Fanning) e Rosa (Alice Englert), amigas inseparáveis. Elas sonham com uma vida melhor que as de suas próprias mães, sempre presas à rotina doméstica, mas a crescente ameaça de uma guerra nuclear as amedronta. Não demora muito para que ambas entrem em conflito com as mães, ao mesmo tempo em que passam a idolatrar Roland (Alessandro Nivola), o pai pacifista de Ginger. Ele encoraja na filha a "lutar contra a bomba", mas aos poucos Rosa demonstra ter outros interesses envolvidos.
Sutter Keely (Miles Teller) leva uma vida despreocupada. Ele nunca terminou os estudos, adora festas e álcool, e troca frequentemente de namorada. Quando é rejeitado por uma de suas pretendentes, ele se embebeda e acorda em um gramado ao lado de Aimee Finicky (Shailene Woodley). Nasce uma relação improvável entre esta garota solitária, fã de ficção científica, e o homem que vive apenas no tempo presente.
Em Enquanto somos jovens, Cornelia (Naomi Watts) e Josh Srebnick (Ben Stiller) são casados há anos. Incomodados com o envelhecimento, estão cansados da maneira conservadora como vivem. Jamie (Adam Driver) e Darby (Amanda Seyfried) se aproximam dos dois e Josh, encantado com o estilo de vida e o ânimo da dupla, sonha voltar a ser jovem.
Stephen Elliott é um escritor em crise: ele enfrenta problemas com a namorada, com o pai, com a dificuldade de escrever e com a dependência de drogas. E as coisas só pioram quando ele se vê fascinado pela história de Hans Reiser, um programador de sistemas acusado de matar a própria esposa. Interessado em provar a inocência desse homem, Elliott faz de tudo para descobrir o segredo por trás do caso e acaba se envolvendo em um perigoso jogo que envolve sadomasoquismo e traumas de infância.
No futuro, existe uma nova raça de seres humanos - os Equals, indivíduos pacíficos, justos e que não possuem mais emoções. Até que uma doença passa a ameaçar todos, ativando sentimentos em suas vítimas, que são excluídas do resto da sociedade. Silas é infectado, mas percebe que Nia também possui sentimentos, sendo capaz de escondê-los. Ao sentirem pela primeira vez algum tipo de intimidade em suas vidas, eles decidem fugir.
Recentemente falecido, um fantasma retorna à sua casa suburbana para consolar sua esposa enlutada. No local, ele descobre que seu estado espectral o força a observar passivamente a vida que ele conhecia e a mulher que ele ama lentamente se afastar de sua memória. Mais e mais distraído, o fantasma embarca em uma jornada cósmica pela memória e história que viveu com sua amada.
Londres, 1977. Em meio às comemorações pelos 25 anos do reinado de Elizabeth II, três amigos dedicam sua vida ao punk, seja incorporando os ideais do movimento ou simplesmente indo em shows de bandas iniciantes. É ao sair de uma destas apresentações que Enn (Alex Sharp), Jonesy (Eddie-Joe Robinson) e John (Ethan Lawrence) encontram uma estranha mansão, de luzes coloridas iluminando as janelas. Acreditando ser mais uma festa organizada por Boadicea (Nicole Kidman), eles entram no local e lá encontram um grupo de pessoas bem estranho, dividido em colônias e com atitudes pré-definidas. Dentre elas está Zan (Elle Fanning), que se sente presa ao status quo e vê em Enn a chance de enfim mudar seu destino.
Em "Amantes", Mary (Debra Winger) e Michael (Tracy Letts) estão juntos há um longo tempo. Eles sofrem com o matrimônio e a falta de paixão de um com o outro. Ambos estão tendo sérios casos com amantes e quando estão quase trazendo o assunto à tona, uma faísca reacende entre os dois, reiniciando neles um impulsivo romance.
Afastada de seu pai playboy (Bill Murray) há anos, Laura (Rashida Jones) uma jovem mãe, resolve se reaproximar dele. O reencontro entre os dois se torna tão intenso, que ambos embarcam em uma aventura pela cidade de Nova York.
Em Sempre em frente, Johnny (Joaquin Phoenix) é um jornalista de rádio que possui um projeto jornalístico onde, atravessando os estados norte-americanos, ele segue entrevistando várias crianças sobre seus pensamentos a respeito do mundo e do futuro. Mas, a pedido de sua irmã, Johnny fica encarregado de cuidar de seu jovem sobrinho Jesse. Jesse traz para a vida do jornalista, uma nova perspectiva e, conforme eles viajam pelo país, logo Johnny começa a olhar seu próprio mundo de outra forma.
No filme, no final da década de 1990, Sophie, de onze anos, e seu pai Calum passavam as férias em um clube na costa turca. Eles tomam banho, jogam bilhar e desfrutam da companhia amigável um do outro. Calum se torna a melhor versão de si mesmo quando está com Sophie. Sophie, enquanto isso, acha que tudo é possível com ele. Quando a jovem está sozinha, ela faz novos amigos e tem novas experiências. Enquanto saboreamos cada momento passado juntos, uma sensação de melancolia e mistério às vezes permeia o comportamento de Calum.
Em A Baleia, seguimos um professor de inglês e seu relacionamento fragilizado com sua filha, Ellie. Charlie (Brendan Fraser) é um professor de inglês recluso, que vive com obesidade severa e luta contra um transtorno de compulsão alimentar. Ele dá aulas online, mas sempre deixa a webcam desligada, com medo de sua aparência. Apesar de viver sozinho, ele é cuidado pela sua amiga e enfermeira, Liz (Hong Chau). Mesmo assim, ele é sozinho, convivendo diariamente apenas com a culpa, por ter abandonado Ellie (Sadie Sink), sua filha hoje adolescente que ele deixou junto com a mãe Mary (Samantha Morton), ao se apaixonar por um homem.
Em uma área rural não especificada, os dois meninos Léo e Rémi, de 13 anos, desenvolvem uma grande amizade. Sua afeição também se manifesta fisicamente de uma forma incomum para os meninos, mas sem nenhum aspecto erótico ou mesmo sexual visível. Eles possuem o hábito de dormir um ao lado do outro na mesma cama, passeiam juntos e confessam segredos. A mãe de Rémi, Sophie, de quem ele é filho único, aceita isso sem julgamentos e ama Léo como um segundo filho. Mas uma tragédia vai mudar todo o cenário.
Em Quando Você Terminar de Salvar o Mundo, de seu estúdio em casa, o estudante do ensino médio Ziggy apresenta músicas originais de folk-rock para uma base de fãs on-line. Sua mãe Evelyn, formal e tensa, administra um abrigo para sobreviventes de abuso doméstico. Enquanto Ziggy está ocupado tentando impressionar sua colega de classe Lila, socialmente engajada, tornando sua música menos chiclete e mais política, Evelyn conhece Angie e seu filho adolescente, Kyle, quando eles procuram refúgio em suas instalações. Ela observa um vínculo entre os dois que ela está perdendo com seu próprio filho.